É o erro que aparece em todos os sites de escolas com extensão rcts.
Ficam aqui alguns exemplos de escolas com esta extensão e que ocorre o erro e a resposta da Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre este assunto:
Exmos. Senhores,
Informamos que a FCCN deixou de prestar apoio às escolas, desde Maio de 2010.
De futuro deverão contactar com o GEPE – Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação.Os contactos são os seguintes:
Av. 24 de Julho, n.º 134
1399 – 054 LISBOA
Tel. 213 949 200
Fax: 213 957 610
Email: gepe@gepe.min-edu.ptCom os melhores cumprimentos,
http://www.eps-vialonga.rcts.
http://www.eb23-guimaraes.
http://www.esec-penafiel.rcts.
http://www.esec-aquilino-
http://www.eb23-castanheira-
http://www.eb23-cegomaio.edu.
http://avrp.eb23-ribeira-pena.
http://www.eb23-eugenio-
http://www.ebi-gualdim-pais.
http://www.esec-pde-macedo.
http://www.esec-d-joao-v-
http://www.esec-oliveira-
http://www.esec-m-a-vaz-
http://jaraujo.esec-penafiel-
http://www.eb23-loures-n1.
http://agrupamento.eb23-pedro-
http://www.eprep-nuno-alvares.
http://www.eb23-paco-sousa.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
É o que acontece a quem não paga a conta. Vamos ver o que se seguirá. Espero que não seja o ordenado dos professores, mas sim os dos políticos do ministério da educação.
Qual a solução para ver as listas dessas escolas?
“5. Serviço GigaPop (páginas de Internet, caixas de correio eletrónico e plataformas de aprendizagem)
Como já foi previamente comunicado os atuais serviços (rcts e edu.pt) serão descontinuados. Assim, e em virtude desta descontinuação sugerimos que, caso pretendam manter o histórico das páginas Web e plataformas de aprendizagem, solicitem com a maior urgência os respetivos backups.
Pretendemos, ainda neste ano letivo, disponibilizar um novo serviço, mais atual e ajustado às necessidades das escolas, e que incluirá todos os serviços disponibilizados anteriormente pelo Gigapop, bem como ferramentas colaborativas. Outro aspeto que iremos introduzir e que julgamos corresponderá às expectativas das escolas, será o facto de poderem escolher a sua identificação dentro da rede única do MEC.
Apelamos à vossa compreensão para o período de tempo em que ficaremos sem serviço que se estima ser de 3 meses. Em casos imperativos devem garantir a publicação temporária dos conteúdos imprescindíveis das vossas páginas em serviços gratuitos disponíveis na Internet. Nestes casos, poderão dispor do apoio da equipa da DGEEC e das Direções de Serviços Regionais da DGESTE se entenderem necessário.”
Boa tarde! E que tal todos enviarem um email para o GEPE a reclamarem?
Encontrei duas esolas assim, pensei ter sido erro. Afinal o erro foi de quem não pagou ou descontiuou o serviço.
Esta situação não nos permite abrir o site e ver por exemplo os avisos de abertura para as ofertas de escola! Pedem avaliação curricular e depois como vemos os critérios e as listas ordenadas…
“Caro(a) Diretor(a) / Presidente da CAP
Caro(a) Coordenador TIC
Aproximando-se uma interrupção letiva e avizinhando-se algumas mudanças no que concerne aos projetos de modernização tecnológica das escolas, vimos pelo presente meio fornecer a V/ Exas. algumas informações que consideramos úteis e pertinentes:
1. Rede Alargada (acesso à Internet) e Redes de Área Local (LAN)
Continuamos a perseguir o objetivo de homogeneizar e dotar de infraestruturas todas as escolas, articulando esforços com cada uma das Direções Escolas e autarquias e, no caso das escolas Parque Escolar intervencionadas articulando com a PE, EPE processos comuns de gestão e manutenção dos equipamentos comunicacionais.
Paralelamente, continuam a decorrer os processos de adoção da nova matriz de conectividade que, sem custos, permite a interligação lógica entre escolas de um mesmo agrupamento, incluindo as escolas básicas do 1.º ciclo onde, também, o acesso à internet é fornecido pelo MEC.
Por outro lado, e apesar de estarmos num período em que já não se verificam constrangimentos no acesso à Internet, em breve teremos a possibilidade de aumentar a capacidade desse mesmo acesso.
2. Videovigilância e Intrusão
Após conclusão do projeto, importa agora assegurar o seu pleno funcionamento pelo que solicitamos que qualquer desconformidade/dificuldade/lacuna nos seja reportada.
3. Comunicações
Muitos têm sido os pedidos para a implementação de VoIP e/ou solicitações para configuração de soluções VoIP na rede de área local. Sobre esta matéria informamos que estamos também numa fase de estudo e planeamento para se verificar da exequibilidade de uma solução, centralizada, uma vez que esta permite atingir maiores poupanças. Assim, solicitamos às escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas que ponderem a adoção destes sistemas neste momento que considerem períodos de fidelização que tais contratações acarretam consentâneos com uma eventual migração para um serviço fornecido centralmente.
Em breve ser-vos-á disponibilizado um questionário para o qual solicitamos a vossa melhor atenção. Este terá como objetivo recolher informação sobre as necessidades de serviço de voz de cada escola e/ou agrupamento e proceder a um levantamento da atual situação no que se refere a serviços de voz e respetivos contratos.
4. Equipamentos (computadores, videoprojectores e quadros interativos)
Apesar de nos encontrarmos fora do período de manutenção e de garantia dos equipamentos continuamos à procura de soluções que favoreçam a sua utilização e prolonguem o seu tempo útil de vida.
5. Serviço GigaPop (páginas de Internet, caixas de correio eletrónico e plataformas de aprendizagem)
Como já foi previamente comunicado os atuais serviços (rcts e edu.pt) serão descontinuados. Assim, e em virtude desta descontinuação sugerimos que, caso pretendam manter o histórico das páginas Web e plataformas de aprendizagem, solicitem com a maior urgência os respetivos backups.
Pretendemos, ainda neste ano letivo, disponibilizar um novo serviço, mais atual e ajustado às necessidades das escolas, e que incluirá todos os serviços disponibilizados anteriormente pelo Gigapop, bem como ferramentas colaborativas. Outro aspeto que iremos introduzir e que julgamos corresponderá às expectativas das escolas, será o facto de poderem escolher a sua identificação dentro da rede única do MEC.
Apelamos à vossa compreensão para o período de tempo em que ficaremos sem serviço que se estima ser de 3 meses. Em casos imperativos devem garantir a publicação temporária dos conteúdos imprescindíveis das vossas páginas em serviços gratuitos disponíveis na Internet. Nestes casos, poderão dispor do apoio da equipa da DGEEC e das Direções de Serviços Regionais da DGESTE se entenderem necessário.
6. Apoio, Suporte e Pedidos de alteração
Com o término do projeto CATE as escolas voltam a comunicar diretamente com os fornecedores de serviço em casos de avarias.
Nos casos de pedidos de suporte os pedidos devem sempre dar entrada numa plataforma da DGEEC (www.apoio.dgeec.mec.pt) sendo que depois serão reencaminhados para esses serviços.
Como a plataforma só estará disponível em janeiro solicitamos que até à sua disponibilização os pedidos de suporte sejam remetidos para pte.lan@dgeec.mec.pt.
Solicitamos a vossa colaboração para o cumprimento destes procedimentos, na medida em que os fornecedores de serviço aceitarão pedidos diretos se estes corresponderem a avarias e não a configurações ou outros pedidos de alteração.
Assim, apenas nos casos em que se pretende comunicar uma avaria deverão utilizar os seguintes contactos:
Rede Alargada e Acesso à Internet (todas as escolas):
NSO – 808 203 119
Rede de Área local:
NSO – 808 203 118 (escolas intervencionadas pela DGEEC)
NSO – PE – 808 203 576 (escolas intervencionadas pela Parque Escolar – Fases 2 e 3)
Regra – suporte@regra.pt (escolas intervencionadas pela Parque Escolar – Fases 0 e 1)
Videovigilância e Intrusão:
CRAE – 707 201 165
Reforçamos que a abertura de uma avaria e/ou pedido de suporte deve ser efetuada escola a escola, e não por agrupamento, na medida em que é necessário saber a exata localização física do equipamento objeto de intervenção.
7. Outras situações
– Mais uma vez alertamos para que não sejam desligados os disjuntores/quadros elétricos que fornecem energia aos equipamentos comunicacionais, videovigilância e intrusão, uma vez que esse procedimento pode originar avarias e falsos alarmes.
– O licenciamento fornecido com os equipamentos do Plano Tecnológico é vitalício. A sua atualização para versões mais recentes só é possível no Caixa Mágica.
– Alertamos para que sejam adotadas políticas de segurança nos acessos interno e externo (via internet) aos servidores aplicacionais e sistemas de gestão escolar de forma a evitar ataques informáticos e eventuais perdas de dados.
Gratos pela colaboração.
Com os melhores cumprimentos e apresentando votos de boas festas a toda a comunidade educativa.
A Direção da DGEEC”
Momento propício para o fazerem quando as contratações de escola passam a ser diárias e há procedimentos a serem cumpridos…