Do Outro Lado do Atlântico

… há modelos de prova em fartura, mas não parecem ser de modelo “alemão”.

 

 

 

  Caderno de Questões – 024 – Professor de Educação Básica II – Sociologia
  Caderno de Questões – 023 – Professor de Educação Básica II – Química
  Caderno de Questões – 022 – Professor de Educação Básica II – Psicologia
  Caderno de Questões – 021 – Professor de Educação Básica II – Matemática
  Caderno de Questões – 020 – Professor de Educação Básica II – Língua Portuguesa
  Caderno de Questões – 019 – Professor de Educação Básica II – Japonês
  Caderno de Questões – 018 – Professor de Educação Básica II – Italiano
  Caderno de Questões – 017 – Professor de Educação Básica II – Inglês
  Caderno de Questões – 016 – Professor de Educação Básica II – História
  Caderno de Questões – 015 – Professor de Educação Básica II – Geografia
  Caderno de Questões – 014 – Professor de Educação Básica II – Francês
  Caderno de Questões – 013 – Professor de Educação Básica II – Física
  Caderno de Questões – 012 – Professor de Educação Básica II – Filosofia
  Caderno de Questões – 011 – Professor de Educação Básica II – Espanhol
  Caderno de Questões – 010 – Professor de Educação Básica II – Educação Física
  Caderno de Questões – 009 – Professor de Educação Básica II – Educação Especial (Deficiência Visual)
  Caderno de Questões – 008 – Professor de Educação Básica II – Educação Especial (Deficiência Intelectual)
  Caderno de Questões – 007 – Professor de Educação Básica II – Educação Especial (Deficiência Física)
  Caderno de Questões – 006 – Professor de Educação Básica II – Educação Especial (Deficiência Auditiva)
  Caderno de Questões – 005 – Professor de Educação Básica II – Ciências Físicas e Biológicas
  Caderno de Questões – 004 – Professor de Educação Básica II – Biologia
  Caderno de Questões – 003 – Professor de Educação Básica II – Arte
  Caderno de Questões – 002 – Professor de Educação Básica II – Alemão
  Caderno de Questões – 001 – Professor de Educação Básica I
  Gabarito – Vários Cargos

 

 

Até não faltam provas para Diretores de Escolas.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/do-outro-lado-do-atlantico/

25 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • drika on 6 de Novembro de 2013 at 13:50
    • Responder

    Estas são as específicas. E a comum? O que se tem de ler? Sobre que versa o seu conteúdo?

    • Raquel on 6 de Novembro de 2013 at 14:24
    • Responder

    Passei os olhos na prova do meu grupo e pergunto: Para ser um bom professor é necessário saber o que cada autor escreveu, ou o mais importante é analisar diferentes teorias, aproveitar o melhor de cada uma, adaptá-las aos alunos que temos diante de nós e ir aprendendo com a experiência???
    Saber o que cada um disse, é um tipo de ensino/aprendizagem à antiga, valorizando o empinanço, a memorização, sem compreender o teor daquilo que se lê…

      • Savana on 6 de Novembro de 2013 at 15:05
      • Responder

      Concordo com a colega! Essa prova é um atestado de imbecilidade às Universidades e estágios que nos formaram. É pelo ato de ensinar que se vai ganhar traquejo a ensinar, tal como é por meio do erro que se adquire experiência, evitando-se outros erros. A ideologia aqui é outra: faturar com o dinheiro de quem é obrigado a ter de pagar, justificando-se assim com uma prova uma incapacidade para o ensino.

    • Savana on 6 de Novembro de 2013 at 15:15
    • Responder

    Tanta treta de um ministro da educação e da ciência que abre as portas à “requalificação profissional”, onde colegas de outros grupos disciplinares estão a dar aulas de outros grupos disciplinares, sem qualificação profissional para isso.

      • Raquel on 7 de Novembro de 2013 at 16:53
      • Responder

      Ora isso é outra grande verdade…sabes alguns de nós, segundo este ministro, nasceram com um dom, uma preparação inexplicável para dar todas as disciplinas, sem precisar de fazer qualquer formação especifica…vergonha!!

    • Teresa Mendonça on 6 de Novembro de 2013 at 15:31
    • Responder

    E para o grupo 550??? não há nada??? só se for para variar…

    • Prof (em agonia) on 6 de Novembro de 2013 at 16:58
    • Responder

    Sinto-me psicologicamente derrotada. No chão, mesmo. Como se um cilindro me tivesse passado por cima. Acredito que esta humilhação vai levar muita gente ao fundo do poço. Lutarei para não ir lá parar, mas sinto que as forças me vão faltar. Se não me sujeitar a isto, não voltarei a fazer o que tanto gosto de fazer. Se me sujeitar, acho que ficarei com nojo de mim própria. Por que é que nos estão a fazer tanto mal? :'(

      • Marília on 6 de Novembro de 2013 at 18:02
      • Responder

      É mesmo, colega. Li o q escreveu e senti imenso…!

        • Prof (em agonia) on 6 de Novembro de 2013 at 20:01
        • Responder

        Os danos psicológicos que isto me está a causar (a mim e às pessoas que pensarão como eu) poderão ser irreparáveis… :'(((

    • duarte lopes on 6 de Novembro de 2013 at 17:13
    • Responder

    Pelo menos já sabemos o que pode ser

    • ISTO É UM ROUBO on 6 de Novembro de 2013 at 17:27
    • Responder

    É só fazer as contas:

    Mais de 50 mil docentes.

    – O valor a pagar pela inscrição na prova é € 20,00.

    – O valor a pagar pela inscrição em cada componente específica da prova (mais do que um grupo de recrutamento) é mais € 15,00.

    – O valor a pagar pela consulta de cada uma das componentes da prova é mais € 15,00.

    – O valor a pagar pelo pedido de reapreciação de cada uma das componentes da prova é mais € 20,00.

    TOTAL: CERCA DE 1,5 MILHÕES DE EUROS NOS COFRES DO ESTADO! TODOS OS ANOS, PORQUE A PROVA É ANUAL!!!

    • maria on 6 de Novembro de 2013 at 17:45
    • Responder

    Para Educadores não há nada ?

      • PL on 6 de Novembro de 2013 at 18:17
      • Responder

      Existe Maria(s): LUTAR!!!

    • roma maria on 6 de Novembro de 2013 at 19:21
    • Responder

    DESOBEDIÊNCIA! TODOS!

    • mari on 6 de Novembro de 2013 at 20:23
    • Responder

    Se copiarem o modelito, ao menos que não copiem os erros ortográficos que estas provas têm!!! É p a excelência… Já agora estes exemplos surgem como tal ou como resignação?

    • Dinis on 6 de Novembro de 2013 at 21:30
    • Responder

    Por favor leiam a questão 1 (é da parte comum e igual em todos os testes).
    E não é que a resposta correta é a mais imbecil delas todas. Claro que ao ler a questão eu percebi logo que a resposta seria essa, mas só por ser a única completamente descabida.
    O crato escreveu livros a bater nestas tretas, será que já se esqueceu?

  1. Onde está o de música?

      • PL on 7 de Novembro de 2013 at 10:31
      • Responder

      Aqui!!!…

    • drika on 7 de Novembro de 2013 at 7:44
    • Responder

    Dinis, como sabe que a sua resposta era a correta? Onde viu as soluções?

    • Maria on 7 de Novembro de 2013 at 13:30
    • Responder

    Achei a prova do meu grupo bem acessível. Se for só isto, o Ministério é que leva uma lição, não os professores.

      • thz on 7 de Novembro de 2013 at 13:42
      • Responder

      Depende da disciplina, no meu caso a maioria das perguntas são especificas do pais e por isso nao faz parte dos nossos curriculos. Só se eu souber por cultura geral pq na universidade nunca aprendi sobre o assunto.

    • Sílvia on 7 de Novembro de 2013 at 16:56
    • Responder

    Eu nem acredito que exista colegas que estão interessados na prova e a pensar realizar a mesma. Como é possível…..
    Pensem que o dinheiro da inscrição na prova irá por ventura servir para pagar os vencimentos dos professores dos privados que nem sequer estão sujeitos à realização desta.

    • Lucy22 on 7 de Novembro de 2013 at 17:46
    • Responder

    A parte específica do meu grupo de recrutamento é de uma pobreza atroz e tresanda a século XIX. Que miséria!

  2. dúvidas:

    – a prova só se faz uma vez ou é todos os anos?
    – quem fica dispensado este ano, por estar colocado até 31-12-2013, tem que fazer no futuro?

      • Sílvia on 8 de Novembro de 2013 at 20:36
      • Responder

      Quem está colocado ate 31 de dezembro não está dispensado da realização da prova, está sim dispensado da obtenção de aprovação. Mas não fique descansada colega, porque terá que voltar a fazer até ter aprovação!

      Pensamento de muitos colegas “eu fiquei colocado até 31 de dezembro, ou eu tenho mais de 5 anos, não estou preocupado com a prova…os outros que se lixem!!!!!!”

      Até tenho vergonha de pertencer à classe docente. Cambada de egocêntricos…

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading