Pergunta da Semana a Marcelo

A semana passada o Professor Marcelo começou a receber a pergunta que lhe foi feita por mais de 200 pessoas (segundo ele todo o universo de professores afetados) a partir de 5ª feira à tarde e não conseguiu ter informações do MEC à pergunta que lhe foi feita e por isso espalhou-se com a resposta.
Nesse post também dei conta que na semana seguinte se podia voltar a questionar sobre o intervalo de horários apresentado pelo MEC.

Numa volta pelo Facebook encontrei uma pergunta que se enquadra perfeitamente neste objetivo e foi elaborada pela Nuria Inácio.

 

ASSUNTO: Intervalos de horários da proposta de regulamentação do concurso de professores

 

Sobre a nova proposta de regulamentação do concurso de professores coloco a seguinte questão:

Concorda com a alteração dos intervalos de horários para a manifestação de preferências (atualmente são: 22h; 18-21h; 12-17h; 8-11h) para dois únicos intervalos: 22h e entre as 6h e as 21h, conjugado com a obrigação de todos os opositores ao concurso concorrerem a 3 QZP (Quadros de Zona Pedagógica) ?

Ou seja, um professor ou se limita a concorrer a horários completos e assim habilita-se a ficar no desemprego todo o ano, ou corre o risco de ser colocado num horário em que o intervalo de horário pode ir das 21h (cerca de 1000 euros/mês) às 6h (cerca de 300 euros/mês) a 100, 200 ou 300 km de casa!

 

A pergunta deve ser enviada para: perguntasamarcelo@tvi.pt com o assunto identificado em cima.

Para quem pretende enviar esta questão e não reúne as condições para se encontrar na 1ª prioridade da proposta do MEC deve no corpo da mensagem escrever também o seguinte recado:

Quando o professor Marcelo referiu no programa de dia 26 de Fevereiro que o universo de professores contratados afetados com a perda da 1ª prioridade para os docentes do ensino particular com contrato de associação seriam todos os que lhe enviaram a pergunta, ou seja 200, venho informar que serei apenas mais um(a) dos 30.000 professores que com esta alteração da prioridade no concurso de professores serei preterido(a) por professores que tenham tido 4 contratos anuais nos últimos 6 nas escolas particulares com contrato de associação.

 

Para que o termo QZP seja percebido, o melhor é enviarem em anexo a constituição dos mesmos e os concelhos que compõe cada um dos QZP. Não vá o professor Marcelo pensar que um QZP seja um conjunto de dois ou três concelhos. 😀

Lista em pdf dos QZP

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/02/pergunta-da-semana-a-marcelo/

16 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Miguel Castro on 28 de Fevereiro de 2012 at 15:58
    • Responder

    Já foi.

    Embora o Marcelo esteja a leste deste problemas, é sempre bom que fale… no entanto mesmo que ele entre em contacto com o MEC, de lá aparece o inteligente do SEstado, atira-lhe com duas tretas e o Marcelo aceita, visto não ter argumentos para contestar, pois não está por dentro das coisas.

    • Miguel Castro on 28 de Fevereiro de 2012 at 16:00
    • Responder

    Tretas como as que disse ontem, que “ninguém era ultrapassado” e que “os horários iriam abranger a maioria”.

    Isto dá vontade de esganar o tipo e perguntar-lhe cara a cara se julga que somos todos parvos.

    • Eli on 28 de Fevereiro de 2012 at 17:39
    • Responder

    Olá!

    Falta um “r” em “intevalo” quase no fim do texto:

    “…horário em que o intevalo de horário pode ir das 21… ”

    Também vou enviar, mesmo que esta questão não me afete pessoalmente! (Dos meus dois mails!)

    🙂

    1. Estes monitores de 10 polegadas são uma chatice. 😀

    • Eli on 28 de Fevereiro de 2012 at 17:45
    • Responder

    Transcrevo o meu mail para quem quiser copiar na íntegra (substituindo o meu nome, lol):

    Boa Tarde, Professor Marcelo!

    Sobre a nova proposta de regulamentação do concurso de professores coloco a seguinte questão:

    Concorda com a alteração dos intervalos de horários para a manifestação de preferências (atualmente são: 22h; 18-21h; 12-17h; 8-11h) para dois únicos intervalos: 22h e entre as 6h e as 21h, conjugado com a obrigação de todos os opositores ao concurso concorrerem a 3 QZP (Quadros de Zona Pedagógica) ?

    Ou seja, um professor ou se limita a concorrer a horários completos e assim habilita-se a ficar no desemprego todo o ano, ou corre o risco de ser colocado num horário em que o intervalo de horário pode ir das 21h (cerca de 1000 euros/mês) às 6h (cerca de 300 euros/mês) a 100, 200 ou 300 km de casa!

    Quando o professor Marcelo referiu no programa de dia 26 de Fevereiro que o universo de professores contratados afetados com a perda da 1ª prioridade para os docentes do ensino particular com contrato de associação seriam todos os que lhe enviaram a pergunta, ou seja 200, venho informar que serei apenas mais uma dos 30.000 professores que com esta alteração da prioridade no concurso de professores serei preterida por professores que tenham tido 4 contratos anuais nos últimos 6 nas escolas particulares com contrato de associação.

    Eli Rodrigues

    P.S. Os QZP são equiparados aos distritos, embora com outra área de abrangência.

    • Cristina on 28 de Fevereiro de 2012 at 18:25
    • Responder

    Já enviei!

    • Elsa Dourado on 28 de Fevereiro de 2012 at 18:48
    • Responder

    Feito! vamos ver se ultrapassamos as duzentas|!!!!!!!

    • CCN on 28 de Fevereiro de 2012 at 21:54
    • Responder

    Também já enviei!
    Fiquei triste qd no domingo foram referidos apenas 200 emails… Por onde andam os contratados deste país? A dormir? É que a maioria ainda nem deu conta desta proposta!

    • Paula on 28 de Fevereiro de 2012 at 22:19
    • Responder

    Considero que uma das perguntas devia estar relacionada com os 50% para a entrevista e para o facto de o tempo de serviço antes da prifissionalização não contar.

    O critério para a ordenação de candidatos à contratação deverá ser sempre a graduação profissional.

    1. Não pode ser tudo de uma vez. Para confusóes já basta a resposta do último domingo para uma pergunta simples e básica. 😀

    • Isabel M. on 28 de Fevereiro de 2012 at 23:36
    • Responder

    Já enviei para o sr. professor Marcelo e para mais colegas/amigas que poderão não saber desta ideia.

    • Isabel L. on 28 de Fevereiro de 2012 at 23:56
    • Responder

    Também já enviei. Isto cada vez está pior.

    • David on 29 de Fevereiro de 2012 at 0:04
    • Responder

    Também já enviei. E acrescentei ainda, que professores que foram contratados para escolas com contratos de associação com base em critérios diferentes dos do concurso nacional, não devem poder aceder a este nas mesmas condições de quem tem sido sempre colocado através deste concurso.

    • Catarina on 29 de Fevereiro de 2012 at 0:10
    • Responder

    Eu substitui a última parte do texto por este:

    Apesar de reunir as condições para me encontrar na 1ª prioridade não concordo com a alteração das prioridade no concurso de professores, pois não acho justo que colegas sejam preteridos(as) por outros colegas que tenham tido 4 contratos anuais nos últimos 6 nas escolas particulares com contrato de associação.

    Cumprimentos

    • Bernardo Reis on 29 de Fevereiro de 2012 at 0:43
    • Responder

    Já enviei!

    • maria on 29 de Fevereiro de 2012 at 16:48
    • Responder

    Caros colegas. Acabei de ler esta pergunta ao meu marido ( que até está por dentro do assunto) e ele não percebeu nada da pergunta!!!! Acho que vamos perder mais uma oportunidade de fazer com que nos entendam. Ninguém vai perceber nada desta confusão. As pessoas não fazem a mínima ideia do que é esta coisa dos intervalos dos horários. Na minha opinião, e é verdade que ninguém ma pediu…, as perguntas deveriam ser mais simples e directas para que toda a gente perceba o que está em causa. O critério de contratação deverá ser primordialmente a graduação. É isso que acontece nos outros concursos públicos!!! Talvez pudéssemos ir por aí, até porque não acredito que o Prof: Marcelo vá apresentar as nossas questões todas as semanas, consecutivamente.
    Eu não quero, de maneira nenhuma, retirar mérito ou importância a esta questão. Eu também sou contratada. Só que não gostaria de ver, novamente, o MEC ganhar pontos pelo facto de as questões não serem devidamente esclarecedoras, de modo a que as nossas reivindicações sejam entendidas por todos.

  1. […] vez Marcelo teve tempo para falar com o MEC sobre a questão colocada neste post e como já tinha também dito a questão da semana tornou-se inútil com a proposta apresentada […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: