163 Horários Para as AEC

…que se encontram hoje ao final do dia na aplicação.

Estou a fazer estes alertas porque muito boa gente ainda não se terá apercebido que estes horários já estão em concurso.

Podem candidatar-se nest link em SITUAÇÃO PROFISSIONAL/OUTRAS COLOCAÇÔES/AEC 2012/2013/OFERTAS.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/08/163-horarios-para-as-aec/

47 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Hugoas on 7 de Agosto de 2012 at 22:38
    • Responder

    Colegas, será que alguem me poderá tirar as seguintes duvidas:
    -Um docente em caso de colocação nas aecs, poderá optar, caso seja colocado em Setembro,por uma sem penalização?
    – Tendo habilitação para o grupo 510, terei habilitação para as AECS?
    Obrigado

      • Clara on 7 de Agosto de 2012 at 23:29
      • Responder

      sim…sou do teu grupo e tens habilitações para lecionar ciências experimentais.

    1. Alguém está a ter problemas com a aplicação das AEC? Nos campos tempo de serviço em determinado sítio… se colocarmos zero não é possível submeter… quem se responsabilizará por não termos emprego?

      1. Será que só os ditos professores dos concursos nacionais têm direito a manifestações e alargamentos de prazos e ainda período de reclamação?
        Nós das AEC temos que ser perfeitos, se houver engano…paciência… já foste… Será isto justo?
        HOJE estou desde as 9h30 a tentar falar com a dgrhe e nada… já lá vão duas horas de espera ao telefone…
        Este país não vale mesmo NADA…

          • Su on 10 de Agosto de 2012 at 11:02

          Arlindo faça alguma coisa por nós também! Merecemos!!!!

        • Joana on 10 de Agosto de 2012 at 20:00
        • Responder

        A mim tb me aconteceu isso. Eu não tenho experiencia aecs nesse municipio e o sistema não deixou por 0. Tb não dá para por 0,00. Liguei para o municipio em questão mas tb naõ me conseguiram ajudar, tb eles ligaram para a DGAE a procurar conselho e esperaram mais de uma hora. Como o concurso era até à meia noite de ontem coloquei 1 dia de serviço, mesmo sendo mentira. Mas o que poderia fazer.. não concorrer??

    • Margarida420 on 8 de Agosto de 2012 at 1:52
    • Responder

    Arlindo! não consigo ver as ofertas.

    1. porque tem de adicionar a actividade ao perfil, na parte das Aecs

    • Marta Pereira on 8 de Agosto de 2012 at 11:56
    • Responder

    Olá,
    gostaria que me ajudassem numa dúvida…estou a concorrer para as AECS, e um dos critérios de desempate é referente ao número de horas de acções de formação…no entanto, não entendo se esta questão é referente ao ano lectivo anterior, ou num contexto geral?obrigada.

    1. Colega, se não especificam, entendo como no contexto geral

      • Carla on 8 de Agosto de 2012 at 13:38
      • Responder

      Contexto geral Marta. Todas as formações que tenha feito e que sejam relevantes para a área a que se candidata.

    • Carla on 8 de Agosto de 2012 at 13:43
    • Responder

    Colegas, antes de se candidatarem às ofertas das AEC verifiquem os avisos de abertura desses concursos nos sites das respectivas autarquias. Algumas entidades promotoras exigem o envio dos documentos para além da submissão da candidatura na plataforma. O ano passado muitos colegas foram excluídos porque candidataram-se na plataforma mas não enviaram os documentos.

      • Dina on 8 de Agosto de 2012 at 17:36
      • Responder

      Não deviam… a lei é muito clara! Depois de selccionado, tem 10 dias para entregar os documentos.

    • João on 8 de Agosto de 2012 at 14:17
    • Responder

    A maior parte desses horários já têm “dono”. As ofertas são publicadas porque é obrigatório mas quase todas já têm o seu destinatário, é triste que assim seja, mas é verdade. Comparo estas ofertas com as ofertas TEIP em que à partida já se sabe quem é que fica com o horário. Os critérios favorecem…:)

      • Dina on 8 de Agosto de 2012 at 17:41
      • Responder

      Tem toda a razão… basta ver os critérios de selecção…”70 pontos são atribuídos a quem já leccionou em escolas deste concelho”…Eu acreditei que este ano seria diferente, uma vez que o MEC publicou um decreto acerca dos critérios de selecção… mas só se aplica a docentes! Não aos “técnicos especializados” que são os PROFESSORES das AEC’s. E assim a saga continua!!! Já não sei a quem mais recorrer para denunciar estas situações, mas tenho feito tudo para que isto chegue a quem de direito… mas sem resposta!

      1. Há um Agrupamento em Oliveira de AZeméis(TEIP, nao é preciso dizer mais) que contratou profs com 200 e poucos dias de serviço tendo prof que também concorreram com mais de 3000. Esses no 2º ano foram “reconduzidos” e os mais bem grauduados ficaram a chuchar no dedo.

    • Eumesma on 8 de Agosto de 2012 at 15:03
    • Responder

    Fora do assunto do post, mas talvez seja animador consultar a lista de aposentações; mais uma centena de docentes fora do sistema:
    http://dre.pt/pdf2sdip/2012/08/153000000/2778427806.pdf

    • Caxuxa on 8 de Agosto de 2012 at 15:07
    • Responder

    boa tarde! Alguem me sabe dizer se um profissionalizado do grupo 500, matemática, pode concorrer a Aecs? Não encontro legislação que indique quais as habilitações legalmente exigidas para cada atividade… Mil obrigadas a quem puder ajudar!

      • dina on 8 de Agosto de 2012 at 17:46
      • Responder

      Pode concorrer, mas não sei muito bem para que área. As Aec são: Educação Física, Ed. Musical, Inglês, eventualmente Tic, expressão Plástica, Expressão dramática. Eventualmente tb ciências experimentais, caso a escola a pretenda desenvolver… tem que ver se tem habilitações para alguma delas. Consulte o decreto lei 8683/2011.

    • Rosa on 8 de Agosto de 2012 at 15:55
    • Responder

    Há penalizações no concurso de professores/ bolsa recrutamento se desistir de uma colocação nas AECs?

      • dina on 8 de Agosto de 2012 at 17:42
      • Responder

      Não… são concursos diferentes.

    • Paulo Freitas on 8 de Agosto de 2012 at 20:20
    • Responder

    Como concorrer??? Já fui a Gestão de Perfis e aceitei o termo mas nao percebo o que fazer para concorrer?! Alguma coisa me está a escapar… Entro, vejo o Horário, os Critérios e a Remuneração mas não percebo como fazer para concorrer…

    Alguém me pode ajudar???

    Obrigado

    Paulo Freitas

    1. Paulo Freitas, clica no certo a verde que está em frente ao horário..depois vai à opção Candidaturas e está lá o horário que selecionou…depois é ir respondendo a cada critério e finalmente submeter

      1. ah é verdade..para responder aos critérios tem de clicar em cima do lápis

  1. Depois de ler o decreto lei 8683/2011, ainda fiquei com dúvidas… Sou do grupo 230, posso concorrer às AECs?

    1. Se não houver nenhuma actividade que se encaixe nas suas habilitações, não pode.
      Específicamente: para cada actividade é necessário ter habilitações específicas da mesma…ex: música- ser do grupo 250 ou 610; expressão física: ser do grupo 260 ou 620… e por aí fora (artigo 16º do decreto 8683/2011)
      Contudo, as Actividades Lúdico Expressivas são um conjunto de actividades cuja escolha fica ao critério da entidade promotora. Assim, as actividades são muito variadas: podem ser teatro,ciências experimentais, expressão plástica… mas aqui, quem tem prioridade no concurso, segundo a lei, são os professores do 1º Ciclo ou educadores. ( artigo 18.º do mesmo decreto). mas é tudo relativo. dou-lhe um exemplo do ano passado: para uma actividade intitulada “oficina de oralidade” pediam um licenciado em antropologia, preferencialmente tb com habilitações de música. Vá-se lá saber para quê… mas isto acontece!
      Espero ter ajudado:-)

    • MSantos on 9 de Agosto de 2012 at 10:19
    • Responder

    Bom dia caros colegas. Alguns municípios pedem, num dos critérios, a avaliação no âmbito do SIADAP, atribuindo pontuação, claro. Mas quem esteve colocado e foi avaliado numa escola algures, a avaliação a que foi sujeito não foi SIADAP. Como se faz a reconversão? Quem faz essa reconversão? Não faz sentido alguém concorrer às AEC ficando prejudicado. Sei que há legislação sobre reconversão mas, na minha interpretação, para Profs em mobilidade noutros organismos. Será abrangente? Obrigada desde já a quem responder

    • Paula on 9 de Agosto de 2012 at 11:06
    • Responder

    O que colocar no critério de desempate da candidatura das AEC – resposta numérica?

    1. Considera-se “0” – Não e “1” – Sim
      (foi o que já li na explicação de outros critérios quando a resposta é numerica)

    • Maria Santos on 9 de Agosto de 2012 at 11:50
    • Responder

    Mas qual o critério?

      • Matos on 9 de Agosto de 2012 at 12:47
      • Responder

      É escandaloso o que se está apassar com o critério de selecçao nas aec´s…….critérios tipo ter leccionado na escola e no concelho no ano letivo anterior……
      Já reperarem que contaratados que não tenham colocação a 31 de Agosto serão ultrapassados por pessoas que nunca entraram no sistema de ensino e só conseguiram dar Aec´s.
      É um escandalo …deve ser denunciado.Não se calem

      1. Então? Se os professores AEC são pessoas que nunca entraram no sistema de ensino e que só conseguiram dar AECS é natural que as autarquias dêem preferência a esses professores que têm efectivamente tempo de serviço em AECS e que tenham experiência de trabalho de anos anteriores. Na sua lógica então os professores que só conseguiram dar AECS nunca seriam colocados em lado nenhum. Falo por experiência própria…sou professora AEC há 6 anos e nestes 6 anos consegui apenas um horário temporário no concurso nacional de professores…assim como as autarquias têm estes critérios de selecção, os agrupamentos têm os mesmos ou ainda piores no que diz respeito às ofertas de escola: tenho concorrido sempre e nunca tenho hipótese, porque um contratado com experiência ficará sempre à minha frente, por isso no caso das AECS é justo que aqueles que tenha experiência ultrapassem os que não têm. Então a 31 de Agosto os contratados que não consigam colocação iam para as AEC? E os professores que apenas conseguiram dar AECS vão para onde? Desemprego? Somos menos que os outros professores só porque trabalhamos nas AEC?

          • silva on 9 de Agosto de 2012 at 18:34

          Falas porque estás lá metida. Nas aecs é o factor cunha que funciona, e tu devias ter alguma. Então a menina não sabe que os mais habilitados e com mais experiência é que devem ser ademitidos? E digo mais as aecs são a maior chachada que eu já vi, aquilo é brincar ás casinhas estáis lá a tomar conta dos meninos mais nada. E fico por aqui.

          • M on 9 de Agosto de 2012 at 21:19

          Para Silva, onde é que o facto de ter mais habilitação e experiência significa mais competência? Não descrimine os professores das Aecs…você não sabe o dia de amanha. Olhe eu vou para o 3º ano nas Aecs e tenho Mestrado para habilitação profissional para os grupos 260 e 620. Acha que tenho poucas habilitações?Não entrei com factor C, apenas tive sorte de ter enviado o CV para o local correcto e já depois das aulas começarem, chamaram porque a pessoa que estava ia sair.Também é verdade que existem localidades em que só se entra com fator C, então mas e nas Ofertas de Escola, nas Teip?Não descrimino ninguém muito menos quem entra no ensino…apenas desejo que todos tenham trabalho

  2. Claro!!!!

    • sandra r on 9 de Agosto de 2012 at 19:13
    • Responder

    Para a Silvia: Então “as aecs são a maior cachada que eu já vi…estais lá a tomar conta dos meninos e mais nada.” Pois é verdade, também uma das funções do professor é realmente zelar (tomar conta) pelo bem estar das crianças.
    Sou professora, já tive alguns contratos como contratada e trabalhei nas Aecs durante 3 anos. Tenho conhecimento de causa, por isso posso falar, ao contrário de outros que opinam sem saberem a realidade. O objetivo das aecs não é dar continuidade ao que se faz durante o período letivo obrigatório, caso assim fosse seria “mais do mesmo” e não é isso que se pretente nas aecs, mas sim desenvolver conceitos e competências de forma lúdica. Deixe que lhe diga que, às vezes, é mais complicado para o professor desenvolver este tipo de atividades, essencialmente quando os recursos existentes nas escolas são insuficientes, do que planear as actividades de acordo com os manuais escolares.
    É com muita pena minha que vejo alguns professores a discriminarem outros, só porque estes trabalham nas aecs, mas pelo que tenho lido aqui está muita gente a concorrer a elas este ano…porque será? É um trabalho tão digno como o trabalho que desenvolvemos enquanto contratadas nos diferentes grupos de recrutamento. Acredite que se pudesse escolher também preferia trabalhar sempre em horário completo mas isso, como sabemos, está cada vez mais dificil.

    • maria on 9 de Agosto de 2012 at 21:27
    • Responder

    Mas que grande palhaçada…isto é tudo para desviar os olhares para coisas mais importantes.Os agrupamentos estão a arranjar os horários para os professores efetivos(Inglês e ed.fisica)a contar com as horas de AEC’s.Conheço professores de fim de carrerira que vão ter AEC’s para não terem horário zero…e gostaria de dizer que quem diz que as AEC”s são uma chachada devia pensar bem no que diz.Eu estive integrada nas escolas primárias a dar educação musical numa freguesia pioneira, em 1986 e estive durante 5 anos, e no ano passdo, sem cunha,mas com concurso publico, fiquei colocada numa escola e o que mais me desgostou foi ver que não são os alunos que tornam as AEC’s na tal chachcada, mas sim quem anda lá a dar uma aulitas sempre de trombas e de má cara…de qualquer maneira…boa sorte a todos!

    • Carla on 9 de Agosto de 2012 at 21:51
    • Responder

    Para Silva: Sim estou “lá metida” e por isso dou a minha opinião. As AEC não são “chachada” nenhuma…”chachada” é não obter colocação e ficar anos inteiros em casa “a coçar a micose” se é que me entende. E agora “o menino” ou “a menina” explique lá até que ponto é que um professor que nunca trabalhou em AECS é mais habilitado e tem mais experiência do que eu, que já lá estou há 6 anos e que tenho habilitação profissional e experiência para o fazer? E voltando às cunhas…e as ofertas de escola e os agrupamentos TEIP funcionam à base de quê?
    Não discrimine os professores que trabalham nas AEC. Fazemos um trabalho tão digno como qualquer outro professor, contratado ou não. E pense que provavelmente haverá neste país um professor AEC que não obteve colocação porque o/a Silva com ou sem cunha está a ocupar uma vaga.
    O/A Silva tem trabalho? Tem colocação? Então agarre-o bem porque não sabe como será o dia de amanhã e talvez nos encontremos em alguma escola a “brincar às casinhas” e a “tomar conta dos meninos”…o que desconfio seriamente pois com a quantidade de erros ortográficos no seu comentário nem professor(a) deve ser.
    Trabalho para todos é o que se quer!

    • João on 10 de Agosto de 2012 at 9:39
    • Responder

    Habilitação profissional para AECS? Só se for prof so 1º CEB. De resto 0. E acho que um prof do 1º ciclo tem mais habilitação e experiência para trabalhar nas AECS do que qualquer prof. do 3º CEB e SEC, por exemplo, para não falar dos que têm cursos com equivalÊncias 🙂

      • Carla on 10 de Agosto de 2012 at 9:46
      • Responder

      Exactamente. Tenho habilitação profissional porque sou professora do 110 e 220. Portanto, sendo professora do 1º ciclo posso trabalhar nas AEC e porque sou professora do 220 (Português e Inglês) dou aulas de Inglês no 1º ciclo. O mesmo se passa com muitos colegas de Ed.Musical ou Ed.Física e até alguns colegas de EVT.

      • Liliana Silva on 10 de Agosto de 2012 at 13:44
      • Responder

      Caro João,
      “só se for prof do 1.º CEB”?? caso não saiba, existem formações específicas para os professores poderem lecionar no 1.º ciclo. Embora existam professores(as) com habilitações para 2.º/3.º/ou secundário a lecionarem AEC, considero bem mais “insultuoso” colocarem outras pessoas que nem cursos têm… isso sim, é injusto. E já para não falar dos muitos “professores” que não conseguem colocação em mais sítio nenhum e nem tentam adequar as atividades da disciplina em questão às faixas etárias… não é só uma questão de habilitações, mas de vocação!! e há muito “boa gente” por aí com falta dela (da vocação)…

      Acho engraçado alguns colegas reclamarem de um dos critérios – continuidade pedagógica… acho muito bem que se dê relevo a esse critério. Principalmente no 1.º ciclo deve existir continuidade pedagógica. Se o professor ou professora está a desempenhar um bom trabalho deve continuar. Já se insistirem em colocar colegas de profissão que não são capazes de “lidar” com o assunto… aí já é um absurdo.

    • Godinhuh on 10 de Agosto de 2012 at 13:34
    • Responder

    Abrir e fechar cada critério de cada vez!!!!! Antes era muito mais rápido!!!

    Demoro 1 hora para candidatar-me a 10 ofertas…. É uma vergonha!!!

    É UMA VERGONHA!!!!!!

    • PauloPortugal on 10 de Agosto de 2012 at 19:54
    • Responder

    As aecs e os seus concursos, continuam sem rei nem roque. Os concursos são ainda mais morosos, o novo interface da plataforma, é realmente de bradar aos céus!
    No entanto, concordo com quem trabalhou anteriormente no munícipio e desenvolveu um trabalho positivo, deva ter alguma prioridade. Primeiro, porque falhas exisitirão sempre e ao promover continuidade do professor no munícipio estabiliza-se o corpo de técnicos e professores.
    Todavia, como em tudo há vicíos nestes processos, o critério não é uniforme e deveria ser.
    O ano passado foi um escândalo, com candidatos colocados na plataforma e excluídos na listagem definitiva na câmara.
    Depois, o pagamento é muito sui generis. AInda agora recusei-me concorrer às ofertas de Paredes, pois como é que um horário de 23 horas, pode dar uma remuneração de 749 euros ?
    E um organismo público ir contra decretos leis ? Pois existe uma tabela pela qual têm de recrutar os tecnicos e professores.Divago…
    Já fui professor ” contratado” , leccionei EFAS, dei formação, voltei a dar AECS, mas os concursos são muito pouco transparentes.
    A uniformidade do uso da plataforma, traria grandes vantagens.
    No entanto, há câmaras que não usam e fazem o seu próprio concurso.

    Depois, os comentários que defendem gente com experiência em docência, ficarem à frente de gente que trabalha em aecs, não é tão linear assim.
    Primeiramente, é complicado dar AECS, lidar com diferentes escolas e com diferentes crianças, com períodos muito curtos semanais no contacto com as crianças, com poucos recursos, ter de inventar algo que motive crianças que estão ” obrigadas” a estar ali.
    Sinceramente, não me espantam alguns comentários aqui postados, há colegas de profissão que saltaram cadeiras como a ética profissional, menosprezar e criticar apenas para se auto-promoverem, não contem comigo.
    Raramente vejo, colegas dispostos a ajudar um colega aflito e quando algum colega tenta ajudar outro, são professores mais velhos e com mais experiência a criticarem e a dizerem frases como ele que se amanhe, eu também me desunhei e outras frases muito próprias de comodismos bacocos.

    Nas AECS então, a postura dalgumas professores titulares, parece que os coitados dos colegas aecs têm Sarna ou algo parecido…

    E com os tempos que atravessamos, é sete “cães a um osso”, portanto não me admira colegas que estavam no sistema e já com larga experiência em ensino, queiram agora as AECS por decreto…..

    Esquecem-se é que AECS e o Ensino regular, são bem diferentes, que os colegas que trabalham nestas aecs, foram explorados e até se sujeitaram a levar as crianças para sítios como caves, garagens e afins para leccionar aecs, que muitos estão largos meses sem receber e que não recebem com um professor do ensino regular…

    PORMENORES… não é colegas ?

    • manue on 10 de Agosto de 2012 at 23:26
    • Responder

    atenção que a maior razão das câmaras preferirem pessoas que já trabalharam para eles é ter a certeza que não vão desistir. Ou seja, estes professores que agora se lembraram de concorrer às AECS, quando antes ninguém queria, estão só a concorrer até encontrarem outra coisa, e depois desistem logo. E a câmara teria de passar o ano a contratar e mudar de professores. Se for alguém que já trabalho para eles, é menos provável desistir.

    • Ana Azevedo on 11 de Outubro de 2012 at 0:10
    • Responder

    Isto das AEC’s é uma grandessíssima palhaçada, nomeadamente nas Atividades ludico-expressivas Expressão Musical, tendo prioridade professores de 1ºCiclo. Se os alunos já têm um titular de turma com essa formação, qual é a vantagem de por outro com a mesma formação e sem perceber patavina de música? Como é que vão enriquecer o seu curriculo tendo a mesma formação a dobrar? E mais, porque é que os formados em 1ºciclo também não podem leccionar a Atividade Fisico-desportiva? Já agora davam também Inglês! Lá por o grupo de 1ºCiclo ser o grupo que mais desempregados tenha, não significa que os alunos não mereçam uma Educação Musical completa, e dada por profissionais competentes.

    • Sofia Dias on 20 de Agosto de 2015 at 17:53
    • Responder

    Olá, será que alguém me pode ajudar?! Sou dos grupos 110 e 240 mas não sei se posso concorrer a TIC nas aec. Alguém me pode esclarecer?

    • AnaM on 8 de Fevereiro de 2016 at 12:49
    • Responder

    Colegas,
    Sou marinheira de primeira maré. Mestre em EPE e 1.º CEB em Dezembro…
    Como nesta fase é complicado arranjar emprego na nossa área, optei por fazer formações que considero importantes. Contudo como de primeira maré surgiram algumas dúvidas. Para lecionar nas AEC’s é preciso uma formação especial?
    Obrigada

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading