Perguntas do exame do 9.º ano partilhadas nas redes sociais

Novo modelo adotado pelo Governo de provas não públicas posto em causa.

Perguntas do exame do 9.º ano partilhadas nas redes sociais

As perguntas da Prova Final de Matemática do 9.º ano, realizada na sexta-feira, foram divulgadas nas redes sociais, comprometendo assim os objetivos do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), que introduziu pela primeira vez um modelo de provas não públicas, para poder voltar a utilizar as mesmas questões no futuro.

O MECI confirmou ao CM que “itens da prova” foram “partilhados no domínio público, após a sua realização”. “A situação agora verificada é lamentável, mas não tem qualquer impacto na realização e na validade da prova deste ano, nem nos resultados dos alunos nestas provas. Apenas impacta a elaboração da prova do próximo ano letivo”, acrescenta a tutela.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/06/perguntas-do-exame-do-9-o-ano-partilhadas-nas-redes-sociais/

24 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Katia on 22 de Junho de 2025 at 19:17
    • Responder

    mas quem poderia achar que uma prova realizada online num PC iria ser sigilosa?
    so um Boomer nascido nos anos 50 , não ? pera … alguem de letras tb 🙂

      • Lei do menor esforço on 22 de Junho de 2025 at 19:40
      • Responder

      E quem pode garantir que se for feita em papel não acontece a mesmíssima coisa?
      A questão – a existir – nunca esteve no formato mas na patetice de querer reciclar questões ano após ano, confirmada pelo ministério da educação. Aparentemente, não têm tempo para pensarem em questões novas para os anos que aí vêm. Faz-me lembrar os professores que usam os mesmos testes ano após ano. Que degredo. Que sina.

        • ECCT on 22 de Junho de 2025 at 20:11
        • Responder

        👍🏻

        • Leal on 22 de Junho de 2025 at 21:07
        • Responder

        Não são bem as questões, mas as variáveis de correção digital das mesmas.
        Isso é que é trabalhoso e querem aproveitar, mas colocando as questões de outras formas.

          • Acordem! on 22 de Junho de 2025 at 21:48

          Nada de mal em fazerem-no.
          Mas o problema não está aí, mas sim no uso das redes sociais nas escolas.
          Mas conforme referi noutro comentário, quando são as próprias escolas a incentivarem esse uso, com publicações próprias de conteúdos do que se vai por lá passando, está tudo dito.

          • Unknown on 22 de Junho de 2025 at 21:59

          A natureza das questões nesta versão digital , cruzinhas e V/F, e a facilidade de captura de ecrã torna tudo mais fácil e apetecível. São os efeitos colaterais de uma avaliação externa desumanizada e empobrecida.

          • Mainada on 22 de Junho de 2025 at 22:30

          Mas podem fazer captura de ecrã durante o exame? Como é que foi?

        • Unknown on 22 de Junho de 2025 at 21:59
        • Responder

        A natureza das questões nesta versão digital , cruzinhas e V/F, e a facilidade de captura de ecrã torna tudo mais fácil e apetecível. São os efeitos colaterais de uma avaliação externa desumanizada e empobrecida.

          • Ema on 25 de Junho de 2025 at 12:28

          Alguém de letras? Tu és de letras?

        • Dina on 25 de Junho de 2025 at 13:09
        • Responder

        A Cambridge e nem só fazem isso. Só tem que fazer tudo no mesmo turno.

      • Acordem! on 22 de Junho de 2025 at 21:05
      • Responder

      Se acabassem com o acesso às redes sociais nas escolas, isto resolvia-se.
      Mas se são as escolas que fomentam o uso das redes sociais, colocando conteúdos lá.

      • Helena on 25 de Junho de 2025 at 7:04
      • Responder

      Porque a inteligência e a perspicácia a foram todas para os de ciências …..ah.! espere, parece que afinal essas qualidades ficaram lá atrás, nos boomers!

    1. Alguém de letras? Tu és de letras?

    • Mortadela on 22 de Junho de 2025 at 19:41
    • Responder

    Eis esse MECI, no seu melhor!!
    Ridículos!Querem implementar o digital, mas sem recursos tecnológicos suficientes, provas com turnos, questões nas redes sociais, quebra de sigilo na Madeira…. Mais do mesmo… e este ME , tão bom, tão bom, que

      • Acordem! on 22 de Junho de 2025 at 21:07
      • Responder

      Basta dizer que os recursos foram os computadores portáteis, que são obsoletos desde que foram comprados.
      Na verdade, o lixo eletrónico comprado pelo governo anterior, que preferiu dar portáteis aos alunos, ao invés de equipar a sério as escolas, provocou isto. E ainda será muito pior.

    • Mortadela on 22 de Junho de 2025 at 19:42
    • Responder

    até nem presta🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️

  1. E a que horas foram partilhadas? Pois existe a dúvida se alunos tiveram conhecimento delas antes de começarem a fazer a prova. 🤔🤔🤔

    • Maria Faria on 22 de Junho de 2025 at 20:46
    • Responder

    Infelizmente, já se esperava tal situação!

    • Ulme on 22 de Junho de 2025 at 23:31
    • Responder

    Vocês são areia na engrenagem.

    Vao ver se o relatório final do ME, da confap e do Filinto não vai ser maravilhoso HuGE

    • Tudo à Trump alhada! on 23 de Junho de 2025 at 15:12
    • Responder

    E o mal que o digital faz aos neurónios de crianças e jovens em desenvolvimento.
    Os alunos decoram perguntas e debatem na rede da moda e perigosa que é o Discord!

    • AI ESCOLA = PREGUIÇA MENTAL on 23 de Junho de 2025 at 17:20
    • Responder

    https://time.com/7295195/ai-chatgpt-google-learning-school/

    “Preocupações com o Impacto do ChatGPT no Pensamento Crítico

    Um estudo recente do prestigioso Media Lab do MIT sugere que o uso do ChatGPT pode prejudicar as habilidades de pensamento crítico, especialmente em utilizadores mais jovens. Neste estudo os utilizadores do ChatGPT tiveram menor engajamento cerebral e tiveram um pior desempenho na escrita de ensaios em comparação com aqueles que utilizaram o motor de busca do Google ou escreveram sem assistência.
    Os investigadores alertam que confiar em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) como o ChatGPT pode sacrificar o desenvolvimento cerebral a longo prazo em favor de conveniência imediata.”

    Não é difícil de entender. Uso generalizado da AI em ambiente de sala de aula = preguiça mental. A AI deve ser apenas utilizada, tal como os telemóveis, em circunstâncias muito específicas, com a autorização do professor. Em geral, a IA e os telemóveis devem ser banidos do ambiente escolar até ao final do ensino secundário.

    • Jorge Cruz on 24 de Junho de 2025 at 21:50
    • Responder

    Quando assuntos em segredo de justiça só acessíveis a um reduzido número de profissionais vêm a público, quando assuntos tratados em comissões na Assembleia da República vêm a público, como é possível um ministro pensar que uma prova realizada por cerca de 90000 adolescentes não visia a público?

    • Helena on 25 de Junho de 2025 at 7:04
    • Responder

    Porque a inteligência e a perspicácia a foram todas para os de ciências …..ah.! espere, parece que afinal essas qualidades ficaram lá atrás, nos boomers!

    • Cláudia Sampaio on 25 de Junho de 2025 at 12:18
    • Responder

    Gostaria de comentar a noticia de hoje em que o Presidente da Direção Nacional de Diretores e de Agrupamentos de Escolas publicas, Filinto Lima, afirmou que o exame de matemática em formato digital correu bem. Fui professora vigilante dos exames de matemática e português e não acho que tenha corrido bem. Alunos sem internet, a net da escola não é suficiente, hotsopts da escola a serem
    trocados constantemente, os computadores lentos, para mudar de questão dá erros. Os alunos não puderam fazer os exames de uma forma tranquila, foram sujeitos ao stresse devido a estes fatores. Isto é correr bem? Acham que alunos dis secundário, em que os exames serão decisivos para todo o vosso futuro, poderão realizar exames neste formato?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading