Iniciativas Contra a Prova de Avaliação

Esta é mais uma oportunidade que os professores têm para mostrarem o que estão disponíveis a fazer contra a prova de avaliação.

Além da contestação nos tribunais, junto do provedor de Justiça e dos Grupos parlamentares também se pondera a realização de uma greve para o dia 18.

Também existem iniciativas a surgir no Facebook para o dia 18 de Dezembro.

Não desperdicem nenhuma iniciativa e enviem até ao dia 14 de Novembro as vossas sugestões para o e-mail indicado em baixo.

 

Não desistimos!

 

Os professores vão continuar a lutar contra a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades

 

cartaz_todosContraprova_spzn.png

 

O MEC acabou de determinar o calendário de realização, as condições de aprovação e os valores a pagar pela inscrição, consulta e pedido de reapreciação da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades.

Para além do que já está em curso em termos de contestação – pedido de intervenção do Provedor de Justiça e dos Grupos Parlamentares, torna-se importante auscultar os professores relativamente a outras formas de luta/contestação, nomeadamente o recurso à greve no dia 18 de dezembro.

Assim, o SPZN solicita a todos os colegas que as reflexões, comentários ou sugestões nos sejam remetidas até ao próximo dia 14 de novembro, para o email: [email protected], permitindo desta forma, o assumir de uma posição pelo SPZN, que seja fonte de debate na reunião do conselho geral da FNE que se irá realizar no dia 16 e contribua para as decisões assumidas nesse órgão.

Juntos, contra uma prova que nada prova e que constitui um desperdício de tempo, energias e recursos com uma inutilidade!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/iniciativas-contra-a-prova-de-avaliacao/

56 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • mari on 8 de Novembro de 2013 at 12:10
    • Responder

    Contactem as associações de pais. Eles também não vão gostar de saber que os professores têm a prova deles na altura das avaliações dos alunos, colocando em causa a total dedicação e cuidado às avaliações do final do período, pois estarão concentrados na sua própria vida!

    1. Desculpe, colega, mas acho que a ideia de contactar as associações de pais não é boa: não nos esqueçamos que em junho passado os alunos eos pais estiveram algum tempo á espera das respetivas avaliações porque os professores estavam em greve às avaliações. Sendo assim, não me parece que boa ideia usar este argumento pois pode virar-se contra nós!

      • Joana on 8 de Novembro de 2013 at 12:37
      • Responder

      Mas a questão é o “timing” da prova???

    • EFIL on 8 de Novembro de 2013 at 12:52
    • Responder

    É impressão minha ou a greve não resolve nada? É que a maioria dos professores contratados estão desempregados, pelo que não PODEM fazer greve e terão de realizar a prova. Estarei enganada?

    • susana on 8 de Novembro de 2013 at 13:48
    • Responder

    Acabar com a prova na totalidade, não creio que seja possível, mas talvez consigamos negociar!
    É este o caminho na democracia, negociar! Esta negociação deve ser feita de modo a salvar o maior numero de contratados possíveis. Quem tinha 3 ou 5 anos de serviço ficaria isento de a fazer. Quem ainda estivesse no período probatório também a teria de fazer. Penso que através desta negociação chegaríamos a algum lado.
    É mais preocupante as ofertas de escolas e os colégios com parceria com o estado do que a prova!

      • Maria on 8 de Novembro de 2013 at 15:17
      • Responder

      Seguindo a linha de sugestões da colega anterior, acrescentaria o seguinte: porque não dispensar da dita, todos os professores admitidos e que constam das listas do Concurso Externo Extraordinário? o cumprimento das normas legais e da razoabilidade está lá! Então vamos negociar partindo desta base!!

      • Faustino Silva on 8 de Novembro de 2013 at 18:14
      • Responder

      Não me venham com essa dos anos de serviço porque eu se calhar já acabei o curso há mais tempo que vocês e não tenho nem um ano de serviço porque tenho filhos doentes e não pude abandoná-los. Estas regras só se deveriam aplicar a quem está neste momento a frequentar cursos de ensino, não é chegar a meio e lembrarem-se. Alguém me devolve os milhares de euros que gastei na universidade? É que não me importo nada de ficar sem diploma e reaver o dinheiro, nunca tive um cêntimo de retorno, nunca tive oportunidade de dar aulas, muita cunha, muita AECS minadas…

      • sandra s. on 9 de Novembro de 2013 at 20:04
      • Responder

      Pois, eu também acho que se devia negociar. Pelo menos não perdíamos tudo, mas como se trata de contratados NUNCA há negociação. Os sindicatos preferem o braço de ferro do “tudo ou nada”. É, por isso, que ficamos SEMPRE perder, porque para os contratados fica sempre o “nada”. Isto já aconteceu com a vinculação extraordinária e agora vai acontecer com a prova. Se fossem os professores dos quadro já haveria negociação, mas todos já percebemos que os sindicatos não se dão ao trabalho de negociar por causa de contratados. Só tenho a dizer que tudo isto é vergonhoso. Espero que os contratados NUNCA se esqueçam daquilo que nos estão a fazer.

    • Janica Barratcha on 8 de Novembro de 2013 at 14:12
    • Responder

    Arlindo…….

    Acho que seria bom, esclarecer, de uma vez por todas a questão da suposta obrigatoriedade de todos os contratados terem ou não de fazer a prova. Isto porque há sindicatos, que afirmam que quem tem mais de 5 anos de serviço, NÃO NECESSITA de fazer a prova, pois o decreto lei (nas normas transitórias) refere que mesmo sem aprovação, estes docentes podem concorrer no próximo ano.

    Portanto, era crucial esclarecer isto…….

      • susana on 8 de Novembro de 2013 at 14:25
      • Responder

      Janica, sei que esta questão não é para mim, mas pelo que percebo, TODOS vamos fazer, quem tem mais de 5 anos pode concorrer, excecionalmente no próximo ano. Depois vai ter de ter aprovação nas posteriores. A nossa luta devia ser pelos 3 ou 5 anos isentos sempre.

    • Ivone on 8 de Novembro de 2013 at 15:08
    • Responder

    Estou disposta a não realizar a prova. Se puderem esclarecer-me de umas dúvidas que são:
    – Quem não realizar a prova fica sem poder concorrer às OE e às AEC´S?
    – Quem foi colocado numa AEC´S não realiza a prova?
    Obrigada e sorte para todos.

    • Lu on 8 de Novembro de 2013 at 15:17
    • Responder

    Para serem justos e sobretudo coerentes deveriam voltar às regras aprovadas em 2008. Se não mostraram vontade nenhuma de negociar nos últimos meses e muito menos de serem corretos só nos resta esperar que haja uma resposta de tribunal favorável antes do dia 18.

    • rui condeixa on 8 de Novembro de 2013 at 15:39
    • Responder

    Se há sindicatos amigos e defensores dos inscritos o dos professores portugueses é certamente um exemplo a nível mundial.O ministro Crato ou Prato propôs dispensar da prova 3500 professores com 15 anos de serviço.Os sindicatos que só defendem quem não está na carreira, foram unânimes Não .
    Agora os professores portugueses e de preferência os vinculados vão defender os contratados.Ou os portugueses são estúpidos ou anormais.prefiro a 2ª hipótese, porque em todos os países da Europa se prestam provas para ingresso nas carreiras.No vosso miserável país até os guardas da PSP prestam provas, os juízes etc.Só a escumalha dos professores é que ainda se faz mais atrasada mental do que o que é….
    Tenho vergonha de ter avós portugueses

      • Isabel on 8 de Novembro de 2013 at 16:32
      • Responder

      Este sr Rui Condeixa deve ter sido ensinado a escrever por um “anormal” então!
      Nos outros países fazem-se provas para ingresso na carreira disse bem, não se prestam provas ao fim de mais de 10 anos de serviço!!

      • Susana on 8 de Novembro de 2013 at 16:47
      • Responder

      Querido amigo rui, penso que quem tem 3 ou 5 anos devia ficar isento porque quando começou a trabalhar não eram estas as regras! Quanto a ter vergonha dos seus queridos avós, lamento, eles devem ter vergonha de ter um neto como você.

      • Nuno Cruz on 8 de Novembro de 2013 at 18:07
      • Responder

      O problema é que eu fiz N de exames e frequências na universidade. Se fiquei aprovado é porque sabia o que fazia. Estou há 5 anos sem exercer RuiRevoltado. Tudo porque continuaram a formar milhares de docentes todos os anos. Os policias prestam provas para entrar na escola prática da policia (ou eu já não tivesse passado por lá). Se era necessário prestar a prova, deveria ser quando estava acabar a universidade e não passados 5 anos.

    1. “em todos os países da Europa se prestam provas para ingresso nas carreiras.”
      Rui, veja se entende a diferença entre aquilo que escreveu e o que se passa em Portugal: aqui não se trata de fazer uma prova para ingressar na carreira, trata-se de uma prova para poder concorrer!
      Percebeu a diferença?
      Quanto ao resto do seu comentário os seus avós devem estar cheios de vergonha de terem tido um neto assim ….

      • Maria on 8 de Novembro de 2013 at 22:13
      • Responder

      Escumalha é você, seu malcriadão!

    • Luís Filipe Natário Xavier Gomes on 8 de Novembro de 2013 at 16:30
    • Responder

    ESTAMOS A ORGANIZAR UMA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA. Querem juntar-se a nós?

    • sofia on 8 de Novembro de 2013 at 16:33
    • Responder

    Rui, o seu texto revela um problema de pontuação que não me deixa perceber o seu discurso. Aparentemente, não perco nada.
    Um bom dia para si e veja lá se no seu país lhe são umas explicaçõezitas.

    • Maria martins on 8 de Novembro de 2013 at 16:50
    • Responder

    As regras devem ser expostas antes de se começar uma profissão e não a meio do jogo, ou seja, quando já se leciona há vinte ou mais anos é que vêm com exigências? foi-se competente durante TANTOS ANOS e repentinamente deixou-se de o ser?… Rui, qual é a parte do discurso que não entendeu? não percebe que há professores contratados com cinquenta e tal anos? não é uma questão de fazer ou não uma prova se isso tivesse razão de ser… é uma questão de dignidade. O objetivo deles é colocar gente na rua esquecendo que está em jogo a vida das pessoas. Pense antes de falar…

    • Bruno on 8 de Novembro de 2013 at 16:52
    • Responder

    O problema é que entretanto sai decreto sobre a possibilidade de serviços mínimos a exames. Como este é um exame, logo (parece-me lógico) não haverá possibilidade da realização de greve que influencie a realização da prova… O que acham?

    • (des)colocada on 8 de Novembro de 2013 at 16:56
    • Responder

    Colegas temos que arranjar uma forma eficiente de boicotar a prova, não me ocorre nada, mas estou pronta para a luta contem comigo!

    • rita on 8 de Novembro de 2013 at 17:33
    • Responder

    Não vamos conseguir nada se formos pela anulação total da prova! O ideal seria fazer um filtro como em 2008, quem tem mais de 5 anos de serviço no publico fica isento!!!!!!!Com esta historia toda estamos a defender os que tem pouco tempo de serviço e nos passam a frente nas ofertas escola com as “cunhas” ABRAM OS OLHOS COLEGAS!!!!!!!!!

      • Graça on 8 de Novembro de 2013 at 17:39
      • Responder

      Rita, eu vou fazer a prova por isso mesmo! Porque tenho 6 anos de serviço. Estamos a defender miúdos e miúdas que dão aulas há pouco e nos passam a frente nas ofertas. Para não falar nos dos colégios, que arranjam 2 horários……

        • Simba on 8 de Novembro de 2013 at 17:41
        • Responder

        EU TB VOU FAZER A PROVA! APOIADO RITA, APOIADO GRAÇA!

          • Artur Fonseca on 8 de Novembro de 2013 at 18:40

          Estão bem enganados… Se existir prova, vejam muita TV porque irão existir muitas perguntas de cultura geral, tipo, sabem o que é uma conurbação? Presidente que governou os EUA em 1895… aqueles que pensam que passam numa boa enganam-se bem… SOU CONTRA ESTE TIPO DE PROVAS, até abaixo dos enfermeiros já estamos…

        • Mário on 9 de Novembro de 2013 at 10:01
        • Responder

        Tenho dois anos e meio de serviço. Nunca tive cunhas e nunca passei à frente de ninguém.. Se começam a discriminar por ter menos tempo é sinal que a luta não dará certo. Também acho muito egoísta estar a pedir a luta de todos se isto for só para defender alguns. Não se esqueçam que também fui sujeito às mesmas provas que vocês! Seria mais justo a aplicação deste sistema a pessoal que ainda estuda ou pretende entrar para a docência.

      • Nuno Cruz on 8 de Novembro de 2013 at 18:00
      • Responder

      É o que eu digo, como é que esta classe vai para a frente. Já existem pessoas a pensar no seu próprio umbigo, eu não tenho 5 anos de serviço, mas já acabei o curso há 5 anos, então é justo que eu faça a prova?! Eu nuca dei aulas por cunha minhas senhoras e tenho ficado em casa porque nem AECS consigo dar. A prova não deve ser feita. Porque quem acabou agora o curso passa neste tipo de provas numa boa, fica tudo igual. O que se vai ganhar com isso? Uma classe que ficará humilhada, que gastaram resmas de dinheiro nas universidades para estar a passar por isto. Encerramento já dos cursos de ensino. Já há mais de 5 anos que falo que é urgente encerrar estes cursos, formam milhares todos os anos e depois é como tudo… Quando a procura é superior à oferta fica difícil as pessoas serem colocadas.

      • Nuno Cruz on 8 de Novembro de 2013 at 18:09
      • Responder

      Claro, a dona Rita está unicamente a pensar em si porque deve ter mais de 5 anos, então quem tiver 4 anos já terá de fazer a prova. Ou faz toda a gente ou não faz ninguém. Palhaçada de mentalidades egoístas.

      1. E pronto; depois de ler os últimos comentários só me resta pensar que é inútil desejar união!!!!!

        • rita on 8 de Novembro de 2013 at 19:50
        • Responder

        Nuno, eles vão fazer a prova quer queiramos quer não! É claro que eu tenho receio de a fazer, não acho justo! Trabalho à 9 a contabilizar aproximadamente 6. Eu disse 5 mas até podia ser 3….O que pensa de pessoas como nós, com filhos e casa para pagar que ao fim de 9 anos estamos em casa sem trabalho! Já me candidatei para tudo, só falta para empregada de limpeza, ate agora nem para uma entrevista fui chamada! Tenho 34 anos, e o Nuno? Quantos tem?

          • Maria on 8 de Novembro de 2013 at 22:17

          há 9

      • Mário on 9 de Novembro de 2013 at 9:49
      • Responder

      Tenho dois anos e meio de serviço. Nunca tive cunhas e nunca passei à frente de ninguém.. Se começam a discriminar por ter menos tempo é sinal que a luta não dará certo. Também acho muito egoísta estar a pedir a luta de todos se isto for só para defender alguns. Não se esqueçam que também fui sujeito às mesmas provas que vocês! Seria mais justo a aplicação deste sistema a pessoal que ainda estuda ou pretende entrar para a docência.

        • Mário on 9 de Novembro de 2013 at 9:52
        • Responder

        Esta é uma resposta para a Rita.

    • Nelson Pinto on 8 de Novembro de 2013 at 17:54
    • Responder

    esqueçam a prova… boicote à prova. Se há professores a mais que se encerrem os cursos via ensino… já que o governo não tem credibilidade nos cursos, não se percebe o porquê de continuarem a funcionar.

    • Tiago on 8 de Novembro de 2013 at 18:27
    • Responder

    Perdeu-se a noção completa da realidade, do bom senso, da seriedade e do respeito mútuo. Depois de anos a fio a investir na formação, depois de centenas de testes e exames de avaliação, de provas teóricas, físicas (sou prof de ed física e desporto), orais, VEM UM ILUMINADO CONCLUIR QUE AFINAL A PROVA QUE ATESTA A COMPETÊNCIA PARA O ENSINO, DE UM PROFESSOR LICENCIADO/MESTRADO/DOUTORADO, É UMA PROVA ÚNICA IMPOSTA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO APARTIR DO ANO 2013.

    ISTO É O CÚMULO DA ESTUPIDEZ, DA SEM VERGONHICE, DO DESCARAMENTO, DO DESRESPEITO, DA CHULICE… É COLOCAR EM CAUSA O VALOR E A VERACIDADE DE UM PERCURSO ACADÉMICO DE 17 ANOS…

    FECHEM AS UNIVERSIDADES E FAÇAM SÓ ESTA PROVA DE COMPETÊNCIAS, POIS ASSIM POUPAM-NOS O SUOR, A LUTA, O SACRIFÍCIO DE MILHARES DE FAMÍLIAS QUE PROCURAM VALORIZAR-SE ATRAVÉS DO PERCURSO FORMATIVO…

    Sr. Ministro Nuno Crato e seus pares que tutelam o (des)Governo, NÃO É VOCÊ NEM NENHUM CANALHA DA SUA ESPÉCIE QUE IRÁ AVALIAR TODO O TRABALHO QUE EU E MILHARES COMO EU TIVEMOS PARA CONSEGUIR UMA LICENCIATURA, DEVIDAMENTE ATESTADA E CERTIFICADA NO ENSINO PÚBLICO, POR UM CORPO DOCENTE COM ARGUMENTOS E COMPETÊNCIAS DIDÁCTICO-CIENTÍFICAS BEM MAIS RELEVANTES QUE VOCÊS.

    Aos colegas que se expressam aqui, manifesto o meu repúdio com aqueles que falam de forma DIFERENCIADA dos contratados, dos quadros, dos que tem 3 anos de experiência e os que têm 7 ou 8, COMO SE ISSO FOSSE SINÓNIMO DE COMPETÊNCIA OU ALGO DESSA NATUREZA…

    É por essas e outras opiniões VAZIAS DE CONTEÚDO E CONTEXTO, que a educação e muitas outras coisas no nosso País estão num estado lastimável e piorarão de forma progressiva, porque o maior um dos nossos maiores males, É QUE DEIXAMOS DE PENSAR NO TODO E COMEÇAMOS A PREOCUPAR-NOS ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE COM A NOSSA PARTE, COMO SE A VIDA EM SOCIEDADE FOSSE POSSÍVEL COM TODO ESTE EGOÍSMO E EGOCENTRISMO QUE TANTO NOS CARACTERIZA…

    QUE PENA TENHO DESTES DIMINUÍDOS INTELECTUAIS QUE SÓ PENSAM EM SAFAR-SE SEM OLHAR PARA O COLEGA QUE ESTÁ AO SEU LADO…

    Disse.

      • rita on 8 de Novembro de 2013 at 19:56
      • Responder

      Tem razão Tiago, mas quando a ofertas de escolas somos ultrapassados por cunhas, onde está a união!!!!!!!!!!!! As renovações que houveram injustas, onde está a união!!!!!!!!!!!!Quando aparecem pessoas nas ofertas que nem constam nas listas, onde está a união!!!!!!!!!!!!!!Quando o tempo de serviço dos privados começou a contar para a 1ª prioridade, onde está a união!!!!!!!!!!!!Todos olharam para os seus umbigos!!!!!!!!!!!!! E AGORA??????Falam que sou egoísta e só penso em mim!!!!Há quanto tempo anda nisto, Tiago?

      1. Atenção à forma como escreve. Cuidado, se tem certeza que vai fazer a prova, veja se não chumba.

    • Faustino Silva on 8 de Novembro de 2013 at 18:34
    • Responder

    Muito bem Tiago, é exactamente o que eu penso. Acho que o facto de existirem mulheres a mais no ensino dá nisto, aquela inveja que sentem umas das outras ao longo do curso vem ao de cima, só pensam nelas próprias, as que não pensam assim nota-se claramente que evoluíram. Se mais homens existissem no ensino acho que a nossa classe não tinha chegado onde chegou.

      • Maria on 8 de Novembro de 2013 at 22:20
      • Responder

      A classe chegou onde chegou não por ser maioritariamente composta por mulheres, mas pelo desgoverno total a que temos sido sujeitos. Se fossem maioritariamente homens era igual, ou tinham impedido estes desvarios todos como, ó sumidade?

    • lici on 8 de Novembro de 2013 at 21:02
    • Responder

    Subscrevo o que foi dito pelo Tiago. A Graça e a Simba estão muito seguras!!! Ainda não perceberam que o objetivo da prova é desacreditar e humilhar os profs para os por na rua com os aplausos da opinião pública (e ainda pagam para isso ).Tantos anos de estudo e sacrifícios da família vao por água abaixo, sem qualquer respeito por isso. É como se o Crato com um machado cortasse desta forma cruel o futuro destes profs. Tenham bom senso, Graças e Simbas deste país. Lembrem-se que a união faz a força e de que quando a manada se une o leao vai dormir com fome.

    • maria on 8 de Novembro de 2013 at 21:54
    • Responder

    têm muita razão,isto é uma vergonha e falta de respeito para com a nossa classe;começou comas cunhas,
    as reconduçoes,as oe,e este ano com ,a falta de respeito pelas prioridades….há pessoas há 15 e mais a concorrerem todos os anos e Têm 8,10 12 anos completos…mas com 40…50 anos de idade.
    sofreram todos estes anos,comeram-lhes a carne e…agora partem-lhes os ossos.
    nunca na vida vi tanta falta de respeito e injustiça.
    todos os professores contratados,quadro e reformados se devem unir em defesa da nossa classe.
    somos humanos,respeitem-nos.

    • maria on 8 de Novembro de 2013 at 22:09
    • Responder

    acrescento….ponham a fazer a prova a partir de…determinado ano,independentemente de serem quadro,vinculados ou contratados…contaria o 1ºano de contrato.AH!…,assim muita coisa mudava ….

    • Maria on 8 de Novembro de 2013 at 22:23
    • Responder

    Muito se escreve e pouco se acerta. Que tristeza…

    • Alato on 8 de Novembro de 2013 at 23:54
    • Responder

    Colegas, não quero mal a ninguém, e cada um é livre de fazer o que quiser, mas é superior a mim…ia-me fartar de rir ao ver a cara dos colegas que vão fazer a prova quando vissem um: “Não aprovado”. Podem-me cair em cima à vontade.

    • Tiago on 9 de Novembro de 2013 at 0:49
    • Responder

    Será que a Rita não tem a agilidade intelectual suficiente para perceber que “.. quando a ofertas de escolas somos ultrapassados por cunhas, As renovações que houveram injustas…Quando aparecem pessoas nas ofertas que nem constam nas listas…Quando o tempo de serviço dos privados começou a contar para a 1ª prioridade…” É PRECISAMENTE A RESPOSTA DO DESGOVERNO E DA CHULICE QUE NOS REPRESENTA?

    QUE ISTO NADA TEM A VER COM A PROVA DE CONHECIMENTOS A QUE SEREMOS TODOS SUJEITOS?
    QUE ISTO É O RESULTADO DE TODOS AQUELES QUE SE COLOCARAM A JEITO E DIZEM AMÉN ÀS INDICAÇÕES SUPERIORES?

    Quanto à sua pergunta “Há quanto tempo anda nisto, Tiago?”, respondo-lhe com a maior das sinceridades:

    Tenho um vizinho meu, o Sr. Raul Nogueira, que tem um Burro com 100 anos, e por muitos anos que tenha, SERÁ BURRO TODA A VIDA.

    Rita, ABRA A PESTANA E PERCEBA QUE ESTA PROVA É UM ATENTADO À VALIDADE DAS NOSSAS COMPETÊNCIAS, E NÃO SERÁ ESTA PROVA OU EXAME NENHUM, QUE MUDARÁ A CORRUPÇÃO E O COMPADRIO DAS OFERTAS DE ESCOLA, RENOVAÇÕES, 1ªs PRIORIDADES E TUDO A QUE SE REFERIU ANTERIORMENTE COM RAZÃO…

    Você Rita, e muitos tal como você, ESTÃO FOCADOS NO PERIFÉRICO, QUANDO O PRINCIPAL PROBLEMA SE ENCONTRA NO NÚCLEO…

    É uma questão de cultura…

    • teresa on 9 de Novembro de 2013 at 1:10
    • Responder

    Isto realmente é uma palhaçada, ou fazem TODOS a prova ou não faz ninguém.

    • teresa on 9 de Novembro de 2013 at 1:12
    • Responder

    iSTO REALMENTE É UMA PALHAÇADA, OU FAZEM TODOS A PROVA OU NÃO FAZ NINGUÉM.

    • pretor on 9 de Novembro de 2013 at 21:16
    • Responder

    Pessoas que tem uma Educação Superior e ainda pensam desta forma!!!
    TRISTE…

    Sabem qual é o problema? Nunca LUTARAM contra o principio da existência desta pseudo-prova.
    Ou começam a dizer que a devem fazer todos ou então dizem que com X anos já não se faz.TRISTE

    Deixem de olhar para o umbigo e olhem para os PRINCIPIOS DESTA PROVA.
    Esta prova não tem noção de existir.

    Não deem tiros nos pés…

    • kati on 9 de Novembro de 2013 at 21:18
    • Responder

    Não intervir a jusante, evitando a situação, regulando a criação de cursos de formação de professores, exercendo escrutínio apertado sobre os formadores de professores quantas vezes contratados na base da irmandade política, ideológica ou religiosa (para não falar da horizontalidade da posição intelectual e/ou física), verificando se os currículos apresentados para acreditação dos cursos correspondem vagamente ao que é depois praticado, etc, etc, preferindo intervir a montante, atribuindo a um grupo de iluminados a responsabilidade por fazer uma prova que em duas horas vale mais do que cinco anos de estudos.

    Vamos lá ser francos e claros: isto é errado e é errado porque não resolve nada. Finge que resolve. Encena a solução de um problema. Até porque se faz alarido em volta de uma exigência que se aplicará a meros candidatos a lugares quase nenhuns.

    Demagogia é isto: fazer alarde da solução fácil de um problema que não existe exactamente naquele ponto, sendo que a solução é meramente cosmética.

    • Alberto on 9 de Novembro de 2013 at 23:22
    • Responder

    Sou contratado. A minha licenciatura tirei-a conjuntamente com amigos meus que agora são QZP e QA. Se eu tenho de fazer prova e eles não, onde está a justiça? Então a minha licenciatura não é tão válida quanto a deles? Eu até acabei com média mais alta que alguns deles (e não estou com isto a menosprezar o seu profissionalismo nem empenho para com os seus alunos).

    Resumindo: esta prova vai decidir se a minha licenciatura será válida ou não, já que se chumbar, não poderei concorrer, logo não poderei lecionar. Será isto legal? Como pode ser legal?

    Quanto à prova em si: não a devemos fazer. TODOS! Não faz sentido.

    UNIÃO!!!! É O QUE NOS FALTA!

  1. FICO MESMO DESILUDIDA POR TER NESTA PROFISSÃO COLEGAS QUE MERECEM APENAS UM M….O NA TESTA COMO O NOSSO MINISTRO DE EDUCAÇÃO! ACORDEM PARA A VIDA!!!!!!!! NÃO À PROVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Filipe on 10 de Novembro de 2013 at 14:58
    • Responder

    Boa tarde,
    Fui contratado até ao ano passado este ano não estou colocado. A minha dúvida é a seguinte: A faltar menos de 1 mês para a prova ainda não percebi qual é o prazo para a inscrição na mesma. Alguém me sabe responder?

    Obrigado

      • Filipe on 10 de Novembro de 2013 at 14:59
      • Responder

      Desculpem a imprecisão, falta pouco mais de um mês para a realização da prova.

    • maria on 10 de Novembro de 2013 at 17:16
    • Responder

    os idiotas que a façam…

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading