Também sugiro eu que o período de validação possa ter mais uns dias evitando-se assim asneiras neste processo.
Diretores temem cometer erros nos concursos de professores
Queixam-se de falta de formação para novas funções de validação do tempo de serviço prestado pelos docentes no ensino privado.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) transferiu para os diretores de escolas a competência de certificar o tempo de serviço prestado pelos professores no ensino particular e cooperativo para efeitos de concurso, mas os responsáveis escolares queixam-se de falta de formação e temem cometer erros que deem azo a ultrapassagens ilegítimas.
“Os serviços do MECI levavam meses a validar os documentos das escolas, enquanto nós tivemos cerca de cinco dias para o fazer no concurso que decorre até segunda-feira. Não tivemos formação, o apoio da tutela é feito só por email, e temos receio de cometer erros com consequências nas colocações e na entrada nos quadros”, disse ao CM Rui Cardoso, diretor do Agrupamento de Viso, em Viseu. “Como é que eu verifico se uma declaração digitalizada é verdadeira? Telefono às escolas para saber se o professor trabalhou lá? Tenho quase 90 candidaturas”.
Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também se queixa de “falta de formação”. “Podemos incorrer em alguma desconformidade e temos a Inspeção de Educação sobre nós ou, quiçá, o Ministério Público”, afirmou, lamentando que os diretores tenham “mais responsabilidade mas sem a correspondente compensação”. O novo estatuto do diretor, com aumento do valor do suplemento, tinha sido prometido pelo ministro para janeiro, mas foi adiado para o segundo semestre. O CM questionou o MECI mas não obteve resposta.




1 comentário
Pior é a própria plataforma impedir a escola de invalidar campos que não constam dos campos não alteráveis, contactar pelo E72 e enviarem respostas que em nada solucionam o problema. Com tudo isto, por um lapso no campo 4.4.2, deixo de estar na 1ª prioridade – à qual de facto pertenço – e passo à 2ª prioridade sem poder concorrer à vinculação dinâmica.
É vergonhoso e surreal um país que diz que precisa de professores não disponibilizarem os mecanismos necessários e soluções quando estes não funcionam de modo a que os professores possam trabalhar….
É só mais do mesmo….