Escola de Braga proíbe disfarces de Halloween

Celebração desta sexta-feira não integra plano de atividades da escola e direção impede uso de roupas alusivas à data.

Escola de Braga proíbe disfarces de Halloween

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/10/escola-de-braga-proibe-disfarces-de-halloween/

56 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Anónimo on 31 de Outubro de 2025 at 10:14
    • Responder

    Festas que nada têm a ver com a nossa cultura e são uma ode ao mercantilismo e à morte não fazem sentido.
    Isto é mais uma importação barata dos “states”.

      • Joaquim Ferreira on 31 de Outubro de 2025 at 20:41
      • Responder

      FALSO… Por cá, na GALAECIA… havia uma tradição de invocar os mortos… O Samahin é uma tradição celta que remonta aos povos que habitaram esta zona da Península. Na Galiza, comemora-se em todas as escolas pois, os galegos (como os portugueses) têm influência das cultura celta…

      1. A atividade não estava no PAA, portanto não foi aprovada pelo conselho pedagógico. Dura Lex, sed Lex!

        • Alhos & Bugalhos on 3 de Novembro de 2025 at 17:03
        • Responder

        Oh, oh! Ainda se fosse o ramadão…

        • Alhos & Bugalhos on 4 de Novembro de 2025 at 8:39
        • Responder

        Se o Halloween não pode ser festejado porque não foi inventado em Portugal,então podemos,por exemplo:
        – abolir todas as celebrações católicas, pois o catolicismo é de Roma/Itália.
        – abolir todos os desportos menos o jogo do pau.
        – abolir os carros, as motas e as bicicletas e passarmos a andar a pé ou de burro.
        – abolir todas as roupas menos os trajes de campino, as samarras alentejanas e as gabardines de palha.
        – abolir a Política, pois é uma invenção Grega.
        – abolir toda a tecnologia, desde as noras e alcatruzes aos computadores e electrodomésticos.
        – abolir o 1º de maio e o Carnaval.
        – abolir tudo e regressar ao modo de vida paleolitico, Não esquecer a abolição do alfabeto.

      • Memória on 1 de Novembro de 2025 at 15:32
      • Responder

      Só passei por cá para mandar o meu coordenador de departamento e delegado de grupo, juntamente com o Ditador e a SAD à p uta que os pa riu.

    • Mic on 31 de Outubro de 2025 at 10:17
    • Responder

    Apesar de lecionar Inglês, concordo plenamente com o comentário anterior.

    1. Aplaudo! Se não está no PAA…

    • Hallowinas on 31 de Outubro de 2025 at 10:29
    • Responder

    É triste ver gente orgulhosa, arcaica e retrograda com os comentários do costume.

    • zabka on 31 de Outubro de 2025 at 10:39
    • Responder

    Estas são as coisas que preocupam os pais, palhaçadas e circo, o resto não interessa. A escola serve para entreter a canalha e inchar o ego dos progenitores com as figurinhas para as redes sociais.

      • Teresa on 31 de Outubro de 2025 at 10:53
      • Responder

      Totalmente de acordo consigo Zabka.
      Nem sequer é nossa a tradição. Os Celtas faziam culto aos mortos no dia de finados. Os Irlandeses que foram para a América levaram a tradição Celta com eles. E muito mais tarde a Europa começou a copiar o Hallowen, através dos pais, que apesar de muitos serem católicos, adotaram este costume, só para ver as suas crianças nesta palhaçada, que nem eles próprios sabem de muita morte de animais e…..se fazem em rituais escondidos nesta altura do ano. Rituais de bruxaria e morte

        • Joaquim Ferreira on 31 de Outubro de 2025 at 20:42
        • Responder

        FALSO… Por cá, na GALAECIA… havia uma tradição de invocar os mortos… O Samahin é uma tradição celta que remonta aos povos que habitaram esta zona da Península. Na Galiza, comemora-se em todas as escolas pois, os galegos (como os portugueses) têm influência das cultura celta…

          • D on 1 de Novembro de 2025 at 8:20

          Sem ir à IA do GPT e sem recorrer à linguagem pirosa do bolígrafo, digo que a tradição galaico portuguesa de origem celta apenas consistia em dar as boas vindas ao inverno queimando um grande tronco de madeira e fazendo uma boa refeição coletiva. Não envolvia bruxas, nem caldeirões, nem teias de aranha.
          Se o Conselho Pedagógico não aprovou não pode ser feita. Tão simples quanto isso! São as normas da democracia Esse diretor procedeu bem e demonstrou respeito pelo órgão mais importante de uma escola. Infelizmente a maioria dos diretores são tiranos!

          • Leite on 2 de Novembro de 2025 at 18:43

          Ó homem cale-se. O que sabe você do Samhain. Os celtas vestiam peles de animais e máscaras de madeira. E isso era tudo. Este halloween é tipicamente a importação da nojenta e asquerosa cultura norte americana, até andam agora com a distribuição de doces.
          É acabar com essa porcaria de lixo.

    • on 31 de Outubro de 2025 at 10:57
    • Responder

    As proibições nas escolas começaram há duas décadas ….
    A primeira e mais importante foi a liberdade de expressão, particularmente dos professores…. Noutros tempos, outros ditadores, limitaram-se a começar pelos gatos…
    Atendendo ao que se tem passado nas escolas, as proibições dos tlm ou dos disfarces de Halloween são irrelevantes.
    Não percebo a indignação agora.

    • Olga Mauricio on 31 de Outubro de 2025 at 11:20
    • Responder

    Concordo com tudo o que foi dito contudo o Pai Natal também não é nosso, também foi importado e todos nós celebramos o Natal com a figura do Pai Natal. Agora pergunto: onde está a diferença?

      • Escola Refém on 31 de Outubro de 2025 at 12:35
      • Responder

      Também não está no PAA (Plano Anual de Atividades) com prévia aprovação do Conselho Pedagógico. Este se for idóneo sabe bem que nem o Hallowen, nem o Dwali, nem o Natal, nem a Páscoa, nem o Ramadão, nem Carnaval podem lá estar.
      A escola, segundo a Lei, é laica!
      O Plano Anual de Atividades só deve permitir algumas atividades de carácter científico e poucas para não transformar a escola num circo ou numa feira de vaidades e para não estar sempre a provocar instabilidade nas mentes jovens pela constante interrupção de aulas para priorizar tais atividades.
      Chegou-se ao cúmulo de nas escolas existirem verdadeiras Comissões de Festas para gerir o PAA e algumas erradamente até se orgulham de ter mais actividades que o programa das Festas de S. João, Sto António e Festas da Agonia!
      O problema é que muitos elementos dos conselhos pedagógicas têm medo do diretor e não abrem o bico.
      O diretor, por sua vez, é apenas um político há anos a fio. Não sabe de pedagogia, não sabe dar aulas, nem da sua licenciatura percebe patavina, pois especializou-se ao longo dos anos em populismos e interesses locais imediatistas e eleitorais.
      A escola está um nojo!
      Em vez de ensinar e formar interessa-lhe mais ser instrumentalizada para circos de papás e de caciques locais e até mesmo para lavagem cerebral por parte do poder central através de Cidadanias, Desenvolvimentos Sociais e PAAs.

      • Mr. X on 31 de Outubro de 2025 at 14:19
      • Responder

      1.º O Natal é uma festa católica que, num país de maioria católica, é perfeitamente compreensível ser comemorado na escola.
      2.º No natal festeja-se a vida, não a morte.
      3.º O Pai Natal não é importado. O Pai natal, para os menos cultos, é o nome popular que se dava a São Nicolau de Mira, um bispo do século IV conhecido pela sua bondade e generosidade, que viveu na atual Turquia.
      4.º Nalgumas escolas é lembrado o Natal, e bem. E depois? Não vi nenhuma onde se façam rituais de Natal, para além de eventuais trocas de presentes entre alunos ou lanches de Natal.

        • Ppp on 31 de Outubro de 2025 at 17:30
        • Responder

        Que chorrilho de asneiras preconceituosas. Este mundo está mesmo cheio de fundamentalistas disfarçados de gente idónea.

          • Mmm on 1 de Novembro de 2025 at 11:07

          Não li nenhuma.
          Refere-se a que comentário?

        • Celebração do Natal on 31 de Outubro de 2025 at 17:35
        • Responder

        Na ilha da Madeira parece que celebram missas no ginásio e as crianças e profs têm que ir.

      • Momentum on 31 de Outubro de 2025 at 16:22
      • Responder

      A diferença está no facto de não se celebrar o Pai Natal, mas o nascimento de Jesus de Nazaré. O festejo do Pai Natal é tão parasita quanto o Halloween. Além disso, há um fundamento histórico (para os cristãos): é que o Pai Natal é uma encarnação comercial e folclorizada da figura de São Nicolau.

      • anonimo on 1 de Novembro de 2025 at 21:20
      • Responder

      Todos, não! Ainda há quem não ligue, absolutamente, nada ao Pai Natal e ache essa figurinha absurda. Por aqui, ainda é o Menino Jesus e sempre há-de ser.

    • Fantasma on 31 de Outubro de 2025 at 14:25
    • Responder

    Grande diretor!

    • Momentum on 31 de Outubro de 2025 at 14:35
    • Responder

    Trata-se de medida louvável e correcta, de um ponto de vista cultural; o Halloween é uma festa anglossaxónica, que devemos respeitar, mas no âmbito dessa cultura; importada, não é mais do que aculturação, logo potenciada por interesses comerciais. Americanos e ingleses não festejam o Santo António e o São João, por que devemos festejar o Halloween?

    • Detetor de orelhudos on 31 de Outubro de 2025 at 14:43
    • Responder

    A escola é laica? Mesmo que mais de 80 % da população seja católica e sem falar o papel que a religião teve na construção deste país. A pergunta que se deveria fazer é se alguma vez a população foi ouvida e se quer mesmo um estado laico, se quer que outras religiões que ateŕram no nosso país estejam no mesmo patamar, se querem que a nossa identidade e matriz cristã seja disfarçada com o “o estado é laico” fazendo de conta que o país é laico quando na realidade não o é nem nunca o foi.

      • Joaquim Ferreira on 31 de Outubro de 2025 at 20:43
      • Responder

      Não tem relação com criatianismo nem com laicismo. Por cá, na GALAECIA… havia uma tradição de invocar os mortos… O Samahin é uma tradição celta que remonta aos povos que habitaram esta zona da Península. Na Galiza, comemora-se em todas as escolas pois, os galegos (como os portugueses) têm influência das cultura celta…

    • Fernando on 31 de Outubro de 2025 at 16:25
    • Responder

    Grande escola! Que se comece por algum lado a proibir toda a palhaçada que grassa nas escolas de hoje, em que os alunos quase não têm aulas porque estão sempre em palestras, projetos, visitas, mostras, danças, comemorações do dia da alimentação, do cão, do gato… Pelo meio, lá vão aprendendo português, geografia ou matemática, no intervalo dessa palhaçada toda que transformou a maior parte da escolas em sociedades recreativas.

    1. 👏👏👏👏👏

    • Paulo on 31 de Outubro de 2025 at 18:07
    • Responder

    Então que se proina a disciplina de Religião e Moral!

      • Kiki on 31 de Outubro de 2025 at 19:31
      • Responder

      Está foi totalmente fora de bordas!

        • TOP on 31 de Outubro de 2025 at 23:36
        • Responder

        Que interessa isso?
        Tudo passa…

      • aloínporaioqueoparta on 1 de Novembro de 2025 at 15:12
      • Responder

      Acho que proinir é proinido…

    • Kiki on 31 de Outubro de 2025 at 19:33
    • Responder

    Está foi totalmente fora de bordas! Alguém deve estar desesperado.

    • Mainada on 31 de Outubro de 2025 at 19:37
    • Responder

    Não é originalmente da nossa cultura? Nem o Pai Natal? E daí? As gerações deste século cresceram com isso, está absorvido, faz parte, nada importa se achamos bem, mal ou mais ou menos. Combater os factos é quixotesco e tenho pena de muitos opinadores destes fóruns, completamente ultrapassados nas suas ilusões e zangados contra tudo e contra todos. Quanto ao Diretor, deve ser mais um pateta que gostava de ser superhomem…

      • aloínporaioqueoparta on 1 de Novembro de 2025 at 15:10
      • Responder

      Em Roma sê romano… É isso?
      Sempre se fez assim… É isso?
      Onde fores, faz como vires fazer… É isso?

      Nada mais palerma e acrítico! Aliás, um dos grandes problemas em momentos de decisão (leia-se reuniões deliberativas de qualquer espécie…) nas escolas…

      • Mainada on 1 de Novembro de 2025 at 18:39
      • Responder

      Palerma e acrítico… Que bem, mas nada a que estes fóruns não nos tenham habituado, poderia ser pior.
      Não é nada disso. É que não há maneira de voltar ao passado. Já passou.

    • Zé das Couves on 31 de Outubro de 2025 at 20:00
    • Responder

    A aprendizagem de uma língua envolve conhecer a cultura onde essa língua vive e isso está dentro da autonomia pedagógica do professor e da disciplina, se estiver devidamente enquadrado vai em proveito dos alunos curiosos que querem aprender essa língua! Outra coisa é procurar contaminar a sociedade com uma cultura que não é nossa e por vezes muito diferente da nossa. Por ultimo quero acrescentar que antes e até depois da chegada do Cristianismo à Lusitânia e à Galécia havia muitas tradições Pagãs, trazidas pelos diferentes povos que cá chegaram e isso fazia e faz parte da nossa cultura ainda hoje também, assim tanto Cristianismo como Paganismo fazem parte da cultura Portuguesa! A festa do Hallowen tem elementos com pontos de contacto com a cultura Celta, por exemplo o gosto pelo fogo, fogueiras, velas, os mortos, flores, túmulos, noite, caveiras… assim como em outras celebrações, defendo também aqui que deveríamos procurar dar um carácter mais português a esta forma de Paganismo nosso.

      • Mmm on 1 de Novembro de 2025 at 11:10
      • Responder

      O problema no que refere é que esta não é uma forma de paganismo que existisse na Península Ibérica.
      Nem tudo o que vem dos Celtas é igual ao que os Celtas praticavam na “Britania” e que foi levado e adulterado nos “states”.

      E nem tudo o que são tradições, são coisas boas.

      Estas “tradições” pagãs não são mais do que show-off de alguns professores para as avaliações de desempenho.

      Em nada contribuem para algo de bom para os alunos e o que deveriam realmente aprender da cultura desses países, não aprendem. Apenas estas festarolas tontas e adulteradas do original.

      • lirico on 1 de Novembro de 2025 at 13:45
      • Responder

      Preocupada com halloween?
      Eu preocupo-me mais com os bonobos que inudam as escolas e roubam vagas aos miudos portugueses, que coitados andam magrinhos, e os pais tem q trabalhar para pagar refeiçoes, enquanto so bonobos têm tudo de graça, sem o merecerem.

    • Zorro on 1 de Novembro de 2025 at 11:34
    • Responder

    As escolas de mierda, onde os “stores” fazem o que querem e onde os meninos e os paizinhos de treta mandam em tudo é que não se importam com estas fantochadas.
    Aquelas escolas onde há uns “stores” a fingir, que fingem trabalhar, que fingem fazer muita coisa, que são falsos como tudo, é que são boas para estes carnavais.
    Os tais “stores” que passam mais tempo no café a mamar e a combinar porcarias contra os verdadeiros professores, muitos deles que vieram corridos de empresas porque lá andavam a roçá-los pelas cadeiras, e fizeram uns mestrados via ensino da treta, deviam era ser corridos.
    Gentalha ordinária que chegou às escolas.
    Mas a culpa disto é dos xuxas e dos outros que gostam destes pulhas.

    • lirico on 1 de Novembro de 2025 at 13:43
    • Responder

    Metam o halloween no esfincter,

    o mesmo podem fazer ao concurso externo extraordinário, onde so se pode concorrer a um qzp que inclui escolas a centenas kms de casa, algumas de dificl acesso.

    No esfincter, ou mais adentro, no reto. A minha vida não é um jogo aleatório, se eu quizesse jogar ía ao CASINO.

      • Há cada um on 1 de Novembro de 2025 at 15:31
      • Responder

      Querias ao lado de casa?
      De preferência davas aulas a uma só turminha, de meninos de bem, e ganhavas o dobro.
      Quem quer bons empregos … arranja-os.

      • anonimo on 1 de Novembro de 2025 at 21:31
      • Responder

      Querias chegar agora e ter só facilidades. Os outros se quiseram estar ao pé de casa, percorreram o país, arquipélagos incluídos e muitos até para Timor, São Tomé, Cabo Verde tiveram que ir, isto se quiseram trabalho na sua área.

    • aloínporaioqueoparta on 1 de Novembro de 2025 at 15:03
    • Responder

    Muito bem, escola de Braga!
    Parece não ter a ver, mas tem e é (foi muito) grave: numa certa escola de Torres Vedras, há uns anos, recusei-me a participar no desfile de Carnaval das escolas (estava no PAA…!), coisa muito festejada e comum por aqueles lados, e foi-me marcada falta…

    • Zé das Couves on 1 de Novembro de 2025 at 15:07
    • Responder

    O circo está arder…!

    • Cá se fazem cá se pagam! on 1 de Novembro de 2025 at 16:27
    • Responder

    Bardamerda para as escolas, para os diretores, para os avaliadores, coordenadores e outras mer das que andam por lá.
    Pró alho com quem governou a Educação nestes últimos 20 anos. Espero que vão comer mer da.
    Precisamos de uma limpeza geral. Mas total. Não restar nenhum!

    • Ciência on 1 de Novembro de 2025 at 19:40
    • Responder

    Como é possível admitir uma festa de origem pagã que so serve para provocar desordem e disturbios, e incentica os miudos desde pequenis à violência, sangue, morte e pavor!!! Não admira haver cada vez mais infisciplina e violência.

    • Rui Filipe on 2 de Novembro de 2025 at 15:17
    • Responder

    Muito bem escola da Aveleda.
    Mais uma importação em que se demonstra uma grande falta de personalidade.
    Se fosse ao contrário, eramos apelidados de provincianos, atrasados mentais,etc.
    Esta festa é um apelo ao paganismo, ao ateísmo e para quem tem fé, até ao culto satânico.
    Enfim, um atraso de vida.

      • LumL on 2 de Novembro de 2025 at 16:01
      • Responder

      A escola é laica. Não se pode promover cultos pagãos, nem cristãos, nem islâmicos, nem hindus, ou budistas e muito menos vodoos com disfarce na careta!
      Que a cultura portuguesa deve sef promovida, sim. Mas não a religião. Isso atenta contra a Lei!
      A Lei e o seu respeito é são as únicas formas de prevenir delitos e manter a liberdade de todos numa interacção saudável!

    • Rui Filipe on 2 de Novembro de 2025 at 19:50
    • Responder

    Como se pode gostar desta “festa”?!
    Em 2005 apareceu uma bruxa portuguesa que espatifou o Ensino.
    Cuidado, não vá aparecer ainda algum primo dela, a fazer pior!

      • Alhos & Bugalhos on 3 de Novembro de 2025 at 17:13
      • Responder

      Dia da Milu!!! 😀

    • Rui Filipe on 2 de Novembro de 2025 at 20:54
    • Responder

    Os Celtas faziam assim e assado…e também não usavam papel higiénico. Também não devemos usar papel higiénico, para que a tradição seja o mais autêntica possível?…

    • Alhos & Bugalhos on 3 de Novembro de 2025 at 17:06
    • Responder

    Os miúdos gostam e a disciplina de Inglês tem popularizado. Qual é o problema? Estão com medo do Diabo? 😀

    • Alhos & Bugalhos on 4 de Novembro de 2025 at 8:37
    • Responder

    Se o Halloween não pode ser festejado porque não foi inventado em Portugal,então podemos,por exemplo:
    – abolir todas as celebrações católicas, pois o catolicismo é de Roma/Itália.
    – abolir todos os desportos menos o jogo do pau.
    – abolir os carros, as motas e as bicicletas e passarmos a andar a pé ou de burro.
    – abolir todas as roupas menos os trajes de campino, as samarras alentejanas e as gabardines de palha.
    – abolir a Política, pois é uma invenção Grega.
    – abolir toda a tecnologia, desde as noras e alcatruzes aos computadores e electrodomésticos.
    – abolir o 1º de maio e o Carnaval.
    – abolir tudo e regressar ao modo de vida paleolitico, Não esquecer a abolição do alfabeto.

    • Rui Filipe on 4 de Novembro de 2025 at 15:57
    • Responder

    Há tradições e tradições.
    Cada povo , cada país tem as suas. O mais importante de tudo, é que haja bom senso ou senso comum. Nesse caso, até podem ser universais como são os jogos olímpicos. Agora aberrações, dispensam-se.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: