E enquanto este elevado número de turma mistas existirem, mais difícil será atingir-se bons resultados.
Mais de 94 mil alunos em turmas com vários anos de escolaridade
Estudo do Conselho Nacional de Educação revela que quase um terço das turmas do 1.º ciclo do País misturam alunos de anos diferentes
Quase um terço das turmas do 1.º ciclo (32%) combinam na mesma sala de aula alunos de vários anos de escolaridade, revela o estudo “Organização Escolar – As Turmas”, do Conselho Nacional de Educação (CNE), divulgado ontem à tarde. Esta situação abrange 28% de todos os estudantes destes níveis de ensino, correspondendo a um total de 94317 alunos.
De acordo com o CNE, “em 43 concelhos, pelo menos 60% das turmas incluem alunos de mais de um ano de escolaridade”, sendo que “a quase totalidade” deles estão situados no Interior do País. Num caso extremo, em Alcoutim, “todas as turmas existentes têm esta constituição”.
A maioria dos casos diz respeito a turmas que envolvem dois anos de escolaridade sequenciais, mas existe também no País um total de 226 turmas, abrangendo 3175 alunos, onde partilham a mesma sala estudantes do 1.º, 2.º 3.º e 4.º anos de escolaridade (ver infografia).
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A política de poupar no ensino foi introduzida pela PAF na sua máxima força. Na altura a FNE não se mostrou indignada com esta política e a mesma foi proliferando, com medidas atrás de medias economicistas.
Ainda ontem o Passos dizia que estava totalmente contra o rumo deste governo. Sempre que há novas medidas para reverter a situação lastimável em que estamos os Pacistas revoltam-se e acham que voltamos à desgraça esbanjadora.
Por isso, parece-me uma completa HIPOCRISIA este blogue, defensor das políticas de direita e afiliado à FNE, publicar uma notícia com este conteúdo.
Haja memória!
Quem destruiu a carreira e congelou tempo de serviço?
Quem começou esta “bosta” dos mega-agrupamentos?
Quem começou as reduções salariais?
Para quem ainda n percebeu, defender qualquer partido (ou partidos) em Portugal é coisa de vesgos, mentecaptos, ou tachistas militantes!
No nosso Agrupamento há uma turma com 12 alunos dos 4 anos. É a única forma de manter a escola aberta.
Nenhum país tem recursos financeiros ilimitados e o custo por aluno com uma turma por ano seria obsceno.
Este problema só se resolve com aumento da natalidade ou com concentração de alunos em menos escolas.
Eu, pai, nunca colocaria o meu filho numa turma assim. Preferia a escola fechada.
Eu frequentei primeiramente uma turma com 12 alunos dos vários anos e era muito melhor e mais tranquila que depois já na sede do concelho uma de 20 do mesmo ano. A qualidade depende muito mais do numero de alunos (e de como são em termos de comportamento esses alunos).
Eu também não.
Há, na aldeia em questão, vários garotos que frequentam turmas na cidade. Também é por isso que só lá ficam 12 e têm de ficar todos na mesma turma.