Quem Deu Esta Entrevista em 2011?

Agradeço ao Assistente Técnico o envio desta memória recente.

Antes de colocar o link da entrevista gostava de saber se sabem quem disse estas sábias palavras.

Profissão desgastante a nível psicológico

 

Correio da Manhã – Um estudo de Maria Alexandre Costa, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, conclui que os professores não conseguem desligar-se do trabalho e recarregar baterias nos tempos livres, funcionando como “baterias viciadas”.

– A ciência vem demonstrando que há elevados níveis de stress na profissão docente, uma das mais desgastantes a nível psicológico. Mas a percepção social é a oposta, como se fosse uma profissão com muitas férias e pouco exigente.

– Como explica essa diferença?

– Decorre do desconhecimento em relação às dificuldades dos professores. A heterogeneidade dos alunos, a indisciplina, a falta de empenho. Há professores que fazem centenas de quilómetros para dar aulas e ficam esgotados. E quando vão para casa transportam a profissão consigo.

– Defende que devia ser uma profissão de desgaste rápido?

– Apesar de oficialmente a carreira docente ser especial dentro da Função Pública, na prática tem um tratamento idêntico. E as pressões exercidas nos últimos seis anos a nível social e governativo criaram mais dificuldades. As expectativas em torno da profissão são muito elevadas.

– Como superar o problema?

Reduzindo as turmas para um limite de 20 alunos; dando espaço e tempo para os docentes prepararem aulas na escola; dotando as escolas com psicólogos; dando estabilidade aos docentes, pois muitos não sabem se terão emprego no ano seguinte. Os docentes precisam de sentir confiança de quem governa e da sociedade.

– Com a crise actual não deverá ser fácil as coisas melhorarem?

– Sim, apesar de haver muito por onde cortar, para poder aplicar no essencial. Não faz sentido requalificações de escolas megalómanas. Há que investir mais nas pessoas e menos no cimento, reduzir os pequenos poderes intermédios e dar autonomia às escolas.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/03/quem-deu-esta-entrevista-em-2011/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • isabel on 22 de Março de 2014 at 14:31
    • Responder

    Eu sei! Foi o caríssimo ex-diretor da Dren João Grancho, antes de sofrer o Up grade 😉

      • isabel on 22 de Março de 2014 at 14:33
      • Responder

      Qual é o prémio por ter acertado?

    • JAIME FREITAS on 22 de Março de 2014 at 20:54
    • Responder

    FOI CONVERSA PARA BOI DORMIR….

    • Paulo Simoes on 22 de Março de 2014 at 23:47
    • Responder

    Já se pode colocar o link agora?

    1. Já está.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading