As Redes Sociais em TIC Ficam Para a Tarde

… porque de manhã o facebook está barrado.

 

 

Ministério da Educação limita acesso à Internet nas escolas

 

 

O acesso a sites como o Facebook ou Instagram vai ser permanentemente limitado nas escolas. Alunos, professores e pessoal administrativo só podem aceder aos sites durante um horário específico, uma medida explicada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) com a necessidade de responder à “pressão sobre a rede” que decorre do acesso a páginas que, “de um modo geral, não se revestem de carácter pedagógico”.

 

“Paralelamente” e para “melhorar a qualidade do acesso à Internet”, a DGEEC anunciou às escolas limitações à entrada no Facebook, Tumblr, Instagram e lojas Android e Apple, entre as 08h30 e as 13h30.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/03/as-redes-sociais-em-tic-ficam-para-a-tarde/

19 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Eu é que sei on 25 de Março de 2014 at 23:26
    • Responder

    Melhorar? ehehehehehehehehehehehhehehheehehhehe

    Como se em muitas delas nem se consegue aceder à rede, durante quase todo o dia? E quando se consegue, demora uma eternidade?

    Já sei como resolver o problema dos APENAS 4 mb reais que chegam aqui a casa! Vou deixar de aceder às redes sociais. Isto até vai arracar paralelo epípedos!

    • Alex on 26 de Março de 2014 at 0:05
    • Responder

    Que ministério tão ignorante!
    Não sabe que há turmas no secundário com página no face com o intuito de partilhar com colegas e professores!
    Mais uma vez a República Portuguesa das Bananas!


  1. e vão permitir nas horas de maior tráfego?!
    inteligentes estes senhores

    • contratada há 17 on 26 de Março de 2014 at 9:21
    • Responder

    Não percebo o porquê da medida nem a necessidade de aceder a redes sociais em hora de atividades letivas, têm necessidade de partilhar páginas e informação com os professores estando na escola e em horas letivas?!!! Em casa tudo bem e ainda assim… Sempre pensei que isso era limitado e proibido nas aulas… apesar de saber que muitos alunos é assim que passam o tempo nas aulas! E não se trata de ser o Velho do Restelo! Apenas não consigo descobrir a utilidade desses meios de comunicação para melhorar o ensino… os resultados estão à vista! Como diz o grande Vargas llosa, depois temos uma “escrita tresmalhada”….

      • Paulo Pereira on 26 de Março de 2014 at 10:34
      • Responder

      Bem se não entende a utilidade isso já será difícil de explicar aqui em segundos.
      Não pense só que isto é uma coisa anti-facebook! É uma limitação sem regra, agora estes depois outros.
      Não pense que a maltinha dos tresmalhados anda toda no face a postar tretas em vez de usar os sites sociais para trabalho. Talvez o ensino tenha piorado por outras coisas!

      E os intervalos? E os que não têm aulas?
      E se eu quero pesquisar um vídeo para preparar uma aula? Eu depois guardo para usar nas aulas, mas… e para o encontrar?
      Ou será que a preparação de aulas só pode ser feita em casa ou de tarde na escola?

      Amanhã quando lhe proibirem o google para citar o Vargas (mas deixarem o Bing livre) então vai perceber que existem limitações sem sentido.
      Por exemplo andar nos blogues de educação “não é educativo” e assim você não poderá ver este blogue a não ser em sua casa!

        • contratada há 17 on 28 de Março de 2014 at 14:15
        • Responder

        Afinal não estou sozinha! Ainda bem! Ver o último comentário

    • Luísa on 26 de Março de 2014 at 10:02
    • Responder

    Desculpem o completo off-topic. Estou com uma dúvida. Posso fazer parte da equipa do ENES tendo um sobrinho a realizar provas de exame do 4º ano? Estamos em agrupamentos diferentes. Sabem o suporte legislativo que prevê estas situações?

      • Xana G. on 26 de Março de 2014 at 13:00
      • Responder

      Pode fazer parte do ENES, sim. São secretariados separados, em momentos diferentes e que não têm acesso a provas de outros ciclos de ensino.


  2. Quase que aposto que na ASSEMBLEIA DA REPUBLICA não cortaram as redes sociais??!?!?!??!

    • Xana G. on 26 de Março de 2014 at 13:01
    • Responder

    Aí não há problema de sobrecarga do tráfego, mas deviam cortar, sim.

    • Xana G. on 26 de Março de 2014 at 13:12
    • Responder

    Eu concordo totalmente com esta medida.

    Primeiro, porque a quantidade de alunos a acederem ao Facebook nos seus próprios gadgets causa tal sobrecarga na rede, que me impede a mim, enquanto professora, de aceder a conteúdos educativos.

    Segundo, porque a biblioteca escolar até quase nem precisava de livros e revistas, pois grande parte dos alunos só quer sentar-se ao computador e ir ao FB, durante os intervalos e nas horas livres. Isto entristece-me imenso.

    Terceiro, porque o Facebook é viciante, causa alheamento e priva os alunos de num convívio saudável com os colegas, cara a cara.

    Quarto, porque nós não temos como controlar o tipo de utilização que os alunos fazem das redes sociais em horário escolar.

    • Xystrow on 26 de Março de 2014 at 13:28
    • Responder

    Eu por acaso sou a favor que bloqueiem o facebook embora esteja convicto que as motivações sejam mais económicas que propriamente pedagógicas. Apesar do desenvolvimento tecnológico da internet que cada vez mais necessita de uma boa largura de banda para mim é quase obvio que os problemas resultam de maus contratos com a empresa do parque escolar. Tenho sérias duvidas que a medida consiga ser posta em pratica, pois tudo é falível em informática e quase que aposto que em menos de 1 semana os alunos descobrem forma de dar volta á situação (se é que já não descobrirem neste momento) e entram no facebook e outros sucedâneos. Como professor de tic sou a favor porque noto que o facebook é um grande obstáculo em algumas das turmas mais complicadas (cefs e piefs ) . Reparo que mal entro na sala primeira coisa que alguns alunos azem é ligar o facebook e não prestarem atenção a nada que do que eu digo. Como toda a gente sabe existe 1 clima de impunidade e de nada tem servido marcar faltas .Infelizmente sinto-me incapaz de combater este situação e o problema não é meu, mas sim a indisciplina que o sistema permite neste pais

      • Xana G. on 28 de Março de 2014 at 7:21
      • Responder

      Colega, concordo consigo. Além dos motivos que expus, acresce o seu.

    • on 26 de Março de 2014 at 16:46
    • Responder

    Nalguns aspetos concordo com esta medida. Deviam de proibir o uso de FB…Tenho pena dos meus colegas, alguns da educ especial que dizem dar apoio aos meninos e andam no FB, bem como da psicologa do meu agrupamento que passa a vida a colocar likes. No entanto não sejamos radicais..o Youtube como disse um colega acima, é muito útil para determinadas aulas. Bom e se começassem pela assembleia da Républica! LIKE LIKE!!


  3. Para mim o facebook é uma questão lateral. E acho que muita gente nem dá por isso.
    Essas limitações ultrapassam-se com os programas certos.

    Hoje é o facebook amanha o twitter (tipo Turquia ou China) e um dia quem quiser internet vá dar aulas no colégio privado ali ao lado.

    Digam-me la uma coisa, que investimento há actualmente em informática nas nossas escolas?

    • Maria on 26 de Março de 2014 at 22:05
    • Responder

    Até que enfim! Façam isso em casa, a escola é um local de trabalho.

    • azevedo on 27 de Março de 2014 at 14:37
    • Responder

    Concordo com a medida, e penso que deve ser extensível a outros serviços: Hospitais, assembleia da república, centros de saúde, ministério da justiça…. em determinados períodos deve ser , vedado o acesso.

    • contratada há 17 on 28 de Março de 2014 at 14:10
    • Responder

    Afinal não estou sozinha. Ainda bem que não sou só eu que não entendo a utilidade …. primeiro, os livros do Vargas compro-os e leio-os… Segundo, o único blogue que visito (e apenas comecei este ano) é este e começo a acreditar que não vale a pena… Muitas vezes a linguagem usada na toca de ideias não dignifica a profissão… A escola é realmente um local de trabalho, não de lazer, de conhecimento, de sacríficio sim, porque não!? E também andam por aí muitos mitos. Nos colégios privados ainda se leciona sem recurso aos “youtube” e ainda bem…

    • Katy on 28 de Março de 2014 at 20:05
    • Responder

    Contratada só mereces ser o que és…contratada
    só dizes baboseiras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: