Consequências da Supensão da PACC

… que será em todo o caso irrelevante, porque não imagino que nas 2 mil vagas anunciadas pelo MEC consigam caber docentes com menos de 5 anos de serviço.

 

suspensao

O Ministério da Educação enviou ontem aos sindicatos uma proposta que mantém de pé a regra de que os professores contratados com menos de cinco anos de serviço terão, obrigatoriamente, que realizar a prova de conhecimentos.
Deste modo, avança aquela publicação, 13.500 professores poderão estar impedidos de concorrer a uma vaga para os quadros da Função Pública.

E isto acontece porque 3.645 professores realizaram as provas devido ao boicote das escolas no passado dia 18 de dezembro, enquanto 9.855 têm, de momento, os seus exames com correção suspensa.

Com a negociação agendada para o próximo dia 25, a proposta de Nuno Crato enviada à Federação Nacional de Educação (FNE) e à Fenprof, e a que o Diário Económico teve acesso, prevê ainda que todos os professores com “pelo menos 365 dias de serviço nos três anos imediatamente anteriores à data de abertura do presente concurso” possam apresentar a sua candidatura, mas “no mesmo grupo de recrutamento”.

Contudo, esta proposta indica ainda que os docentes são “obrigados a concorrer, no mínimo, a todas as vagas de um quadro de zona pedagógica, correspondentes aos grupos de recrutamento a que são opositores” e é, também, exigida uma menção qualificativa não inferior a ‘bom’ na avaliação de desempenho, durante os três anos lecionados anteriormente.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/02/consequencias-da-supensao-da-pacc/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Antonio on 14 de Fevereiro de 2014 at 11:45
    • Responder

    Não me parece aceitável que alguém possa ser excluído de um procedimento concursal não lhe tendo sido dada a hipótese de realizar a prova. Considerar-se “irrelevante” que se excluam colegas que legitimamente teriam direito a concorrer é no mínimo de uma insensibilidade muito típica dos “FNES”.

    • alex on 14 de Fevereiro de 2014 at 11:46
    • Responder

    Sendo assim, eu que sou do 110, mas tendo lecionado estes últimos anos no 910, não tenho hipótese de ingressar no qzp do 110! certo?
    (8 anos no 110 e 5 no 910)

      • serpico910 on 14 de Fevereiro de 2014 at 12:53
      • Responder

      nada disso, para ter acesso ao concurso tem de ter pelo menos 365 dias, num grupo de recrutamento, depois de ter acesso ao concurso pode ser opositor ao grupo que pretender…creio eu.

    • MIHM on 14 de Fevereiro de 2014 at 12:07
    • Responder

    Eu faço uma leitura diferente, isto é, não temos de ter 365 dias no grupo de recrutamento a que nos candidatamos, mas sim 365 num só grupo para podermos concorrer. Assim, pode não ter os 365 no 110 mas como os tem no 910, pode concorrer aos dois. Só não seria admitida se para o concurso tivesse de somar, por exemplo, 100 dias num grupo e 265 no outro. Penso que o espírito da proposta é este.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: