Divulgação – ANVPC

FALTAM 15 DIAS PARA O FIM DO PRAZO ESTABELECIDO PELA COMISSÃO EUROPEIA

 

 

 

COMUNICADO – 06.01.2014

FALTAM 15 DIAS PARA O FIM DO PRAZO ESTABELECIDO PELA COMISSÃO EUROPEIA

15 Dias …

É o tempo que falta para expirar o prazo que a Comissão Europeia concedeu ao Governo Português para comunicar as medidas tomadas para rever as condições de trabalho dos professores a contrato a termo, sob pena de remeter o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

O Parecer Fundamentado da Comissão Europeia enviado a Portugal em 20 de novembro de 2013 reporta-se à violação da Diretiva 1999/70/CE de 28 de junho que estabelece um acordo relativo a contratos de trabalho a termo, tendo estabelecidos princípios de não discriminação (artigo 4º) e disposições para evitar os abusos (artigo 5º).

Os Professores contratados desenvolvem, ano após ano, as mesmas atividades e têm os mesmos deveres e responsabilidades que os Professores do quadro com igual tempo de serviço, pelo que não é admissível que se perpetue a grave discriminação negativa entre profissionais que coabitam no dia-a-dia no espaço-escola, nomeadamente na remuneração, na progressão na carreira, na periodicidade de avaliação e na sua generalidade num maior número de horas de componente letiva.

Recordamos que as medidas a apresentar para solucionar cabalmente esta situação deverão ter em consideração, para além da legislação comunitária, a Resolução da Assembleia da Republica 35/2010 de 4 de maio, que determinou a obrigação do governo em “…integrar na carreira docente os professores profissionalizados contratados, em funções de docência há mais de 10 anos letivos, com a duração mínima de 6 meses por ano letivo, para efeitos de e integração e progressão na mesma. “ e o parecer do Provedor de Justiça de 8 de junho que refere, “… em face da análise de cada caso concreto, a conversão por via judicial, possa surgir como a medida que se impõe para atalhar à objetiva evidência de ineficácia do regime que permite a manutenção de docentes em situação precária durante 10, 15, 20 anos.

A ANVPC – Associação Nacional dos Professores Contratados, no seguimento da sua linha de orientação, caraterizada pela postura construtiva na procura de soluções que promovam a resolução da precariedade docente, tem solicitado repetidamente o agendamento de reuniões de trabalho com o MEC. Assumindo, de forma consciente, a sua responsabilidade como parceiro social que atua no domínio do sistema educativo, contribuindo com propostas construtivas para a promoção e salvaguarda de uma política educativa de excelência, exigiremos em todas as instâncias nacionais e internacionais a vinculação dos Professores contratados.

A qualidade da Escola pública preconizada no Estatuto da Carreira Docente não é possível de ser atingida com a instabilidade e insegurança no trabalho, nem com a precariedade laboral manifestada no decurso dos últimos 5, 10, 15 e mais anos.

É urgente e inadiável a resolução da precariedade dos Professores contratados! Basta de chamar necessidades transitórias e cíclicas, àquilo que evidencia, de forma clara, serem necessidades permanentes do sistema público de ensino!

É reconhecido, nacional e internacionalmente, que a Educação se constitui como um pilar fundamental para o desenvolvimento a longo prazo de um país. Tal como o Conselho Nacional da Educação defende, o acesso à Educação e o direito de aprender são indispensáveis ao desenvolvimento dos talentos das pessoas, à afirmação dos países e ao equilíbrio e bem-estar das sociedades, pois “nos tempos difíceis em que vivemos, a educação é essencial para a construção de um futuro sustentável.”

A ANVPC e os Professores contratados continuarão a desenvolver todas as ações ao seu alcance em prol do rigor, da qualidade e da excelência da Escola pública.

A direção da ANVPC

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/01/divulgacao-anvpc-5/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Contratado on 6 de Janeiro de 2014 at 19:36
    • Responder

    Confesso que estou desejoso para saber o que esta história vai dar, já são muitos anos de saturação, pode ser que neste caos ainda surgam boas notícias.

    • Isabel on 6 de Janeiro de 2014 at 20:34
    • Responder

    Um esclarecimento, por favor!
    Isto aplica-se a quem está com horário desde 1 de Setembro ou também se aplica a quem foi colocado depois? E a quem está nas AEC com 6 horassemanais, porque não ficou colocado, mas tem 10 anos de serviço?

    • tecas on 6 de Janeiro de 2014 at 23:25
    • Responder

    Admiro a coragem e persistência dos colegas que representam os professores contratados!
    Contudo, custa-me a acreditar que Bruxelas cumpra aquilo que “ameaça” fazer. Parece-me mais um faz-de-conta, pois vêm aí eleições europeias! E acho que o MEC sabe disso.
    Claro que gostaria de vincular. Já lá quase 18 anos de contratos com horários completos…
    Um abraço a todos estes lutadores!

    • Elsa on 7 de Janeiro de 2014 at 14:27
    • Responder

    Arlindo, mas acha que vão mesmo vincular os professores? Vão deixar ir para Tribunal Judicial Europeu e pagar a multa, não lhe parece?

    • sandra on 7 de Janeiro de 2014 at 15:32
    • Responder

    Sinceramente, acho que a haver vinculação destes professores, vai ser um presente envenenado, pois o MEC vai ficar com uma bolsa de professores para enviar para onde bem lhe apetecer, de norte a sul do país…

    1. Antes trabalhar, mesmo que longe de casa, do que ficar em casa…

      Estou curioso para ver o que vai acontecer, pena as televisões e jornais não estarem a explorar mais este assunto…

    • rainha on 8 de Janeiro de 2014 at 16:45
    • Responder

    Subscrevo o comentário do colega M.
    As televisões que explorem o assunto e mais vale trabalhar longe de casa do que ficar sem trabalho!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading