Pode Ser que a DGAE Descubra

…que a contratação de escola pelas escolas TEIP e com Autonomia não fazem sentido algum. Porque se for para apressar os concursos acontece uma natural anulação de contratos por incumprimento da lei e se for para cumprir a legislação demora demasiado tempo. Para se ter uma melhor noção deste processo basta dizer que alguns horários no agrupamento do cerco vão já na 29ª tranche.

 

Agrupamento do Cerco sem 15 professores

 

Mais de 300 alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto, continuam sem aulas desde o início do ano, há dois meses, tudo porque a direcção não consegue encontrar 15 professores por contratação de escola. O problema, acusa o director Manuel António Oliveira, é das condicionantes do concurso, que obriga a ordenar docentes em grupos de cinco.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/11/pode-ser-que-a-dgae-descubra/

26 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • aniki on 15 de Novembro de 2012 at 21:06
    • Responder

    O cerco que ponha uns critérios mais simples e que olhe mais para a graduação. Já agora, se contactasse os candidatos pelo telefone seria mais rápido – há escolas a fazer isso e despacham-se mais rapidamente!

    • AnaG on 15 de Novembro de 2012 at 21:07
    • Responder

    depende…se as escolas colocarem subcritérios generalistas, que se apliquem a todos, consegue colocar logo nas primeiras tranches, senão na primeira…para irem a 29ª tranche é porque ou têm subcritérios muito complexos ou há alguém nas tranches a seguir que querem colocar…

    • l.o.-.o.l on 15 de Novembro de 2012 at 21:12
    • Responder

    Já agora oiçam outros Srs. Diretores de outras TEIP para perceberem o “embrulho legal” e a “tutela esquizofrénica”, já que tudo isto passou ao lado do Sr. Arlindo: (porque será?)
    http://srvvideo2.parlamento.pt/videos-canal/XII/SL2/02_com/08_cecc/20121113cecc.wmv
    Depois ofendam-nos que eles gostam! Porque são uns tontinhos 😉

    1. Está em novo post com especial destaque para a intervenção de Luís Braga.

    • FarinhaDoMesmoSaco on 15 de Novembro de 2012 at 21:14
    • Responder

    Quando é que acabam com as TEIP ou em alternativa com as contratações feitas pelas próprias?!

    • Ana 520 on 15 de Novembro de 2012 at 21:36
    • Responder

    E alguém me explica…se anularam tantas colocações nas TEIP (devido às colocações que foram renovações) como é que não surgiram os horários novamente a concurso????!! Tanto alarido na comunicação social…e mais nada!

    • I. Cruz on 15 de Novembro de 2012 at 21:52
    • Responder

    “Menos indisciplina, menos absentismo, mais sucesso escolar. É assim que a Direcção-Geral de Educação (DGES) avalia os 105 agrupamentos de escolas em Territórios de Educação de Intervenção Prioritária (TEIP) e conclui que o trabalho que estes fazem é fundamental ……
    A DGE defende ainda que estas escolas devem ter “mais liberdade” e autonomia. ” (Bárbara Wong (http://porteduca.blogspot.pt/2012/11/sem-vagas-vista-quem-assinar-um-acordo.html)”

    As escolas TEIP e com autonomia deveriam ter ainda mais autonomia, como podem ler acima, digam vocês todos o que quiserem; eu falo com conhecimento profundo de causa, ao contrário da maioria de vocês! Em setembro de 2009 ninguém queria concorrer às TEIP, muitas delas ficaram com poucos professores do quadro porque estes concorreram para sair; agora tanta inveja têm.
    Parem com esta conversa que já cheira mal pois já conseguiram desconsertar o bom funcionamento que as TEIP estavam a conseguir.

      • 110 on 15 de Novembro de 2012 at 22:07
      • Responder

      Ainda não percebi em que medida é que os resultados dos agrupamentos TEIP justificam a pouca vergonha das colocações em alguns deles . As vagas dos agrupamentos TEIP deveriam entrar todas no concurso nacional e acabavam-se os problemas, mas parece que essa ideia desagrada a muita gente. E também falo com conhecimento profundo de causa, pois já trabalhei em 5 agrupamentos TEIP (e sem cunhas!!!!).

        • I. Cruz on 16 de Novembro de 2012 at 14:13
        • Responder

        Se não entendes é porque não queres mas é fácil, eu explico: no 1º ano que estive numa TEIP custou-me e tinha estado 2 anos a dar EFA e CEF, chegava muitas vezes a casa sem saber o que tinha feito durante o dia, triste com todas as histórias de vida daqueles miúdos, perdi todos os fins de semana a procurar videos, jogos, sei lá o quê para chegar melhor aos meus alunos. No 2º e 3º ano tive bons resultados (lá vem a conversa da continuidade pedagógica!); houve turmas que acompanhei desde 0 7º ao 9º ano.
        Resultado? Sou uma pessoa diferente, como professora e como mãe!
        Se merecia ter continuado? Merecia, mais do que muitos de vós!
        A CONTINUIDADE PEDAGÓGICA É MUITO IMPORTANTE NESTES TERRITÓRIOS.

      • FarinhaDoMesmoSaco on 15 de Novembro de 2012 at 23:52
      • Responder

      “Menos indisciplina, menos absentismo, mais sucesso escolar.” – meu caro, tudo isso é muito subjetivo… e todos sabemos que há várias formas de se fazerem omeletas.

        • I. Cruz on 16 de Novembro de 2012 at 14:20
        • Responder

        As tuas omeletes não sei mas minhas são feitas à boa maneira portuguesa …..

    • Daniel on 15 de Novembro de 2012 at 22:00
    • Responder

    O problema é mesmo a inclusão da graduação profissional.

    Não me venham com tretas. Muitos professora não aguentam mais do que 1 mês nalgumas escolas TEIP.

      • Gestrudes on 15 de Novembro de 2012 at 22:04
      • Responder

      É verdade. Basta ver que há agrupamentos TEIP que ficaram com vagas dos DACL por preencher e agora andam a tentar arranjar contratados para esses lugares.

      • I. Cruz on 16 de Novembro de 2012 at 14:25
      • Responder

      Se calhar aguentavam, o pior era a conta do psiquiatra e a conta da farmácia …..

        • aniki on 16 de Novembro de 2012 at 14:47
        • Responder

        E lá continuam com a troca de impressões tão interessante…. fazem bem! Assim como eu vos leio, muita gente vos lê! Os pais dos nossos alunos devem gostar imenso de ver os professores dos seus filhos a “trocar” assim impressões e pontos de vista. “Eu cá é que sou bom porque…. tenho a barriga maior e consigo ver o meu umbigo…”, “eh pá, não és nada, eu é que sou bom porque não tenho barriga e consigo vergar melhor a mola…”… SANTA PACIÊNCIA!!!! O facto de continuarem ligados à escola faz com que nunca mais cresçam??? Quando é que iremos aprender que a nossa missão, para além de formar e ensinar, é proteger e defender a nossa classe?? O que é para ti hoje, poderá ser para mim amanhã e vice-versa! E já agora, não é só nas TEIP que há alunos problemáticos: fora das escolas públicas, nos IEFP, por exemplo, também os há, e bem complicados porque são já os que as escolas não querem. E quem trabalha com este público, não tem super-poderes, apenas se adapta e vai aprendendo a conhecê-los e como chegar a eles. E os casos de sucesso não se contam pelos dedos das mãos, não penseis que estáis sozinhos, isolados e que sois pedras preciosas. Apenas há quem não se vanglorie do seu trabalho e o encare com normalidade. Quando optamos pela carreira do ensino, temos que ter noção que pelo nosso caminho profissional vamos encontrar de tudo, não são só rosas, mas espinhos, muitos espinhos! Mas ninguém é mais que ninguém, melhor que ninguém: há é aqueles que têm a consciência de que têm que fazer o seu melhor, para a construção de uma sociedade saudável, dentro do que é possível.

    • Gestrudes on 15 de Novembro de 2012 at 22:02
    • Responder

    Se tivessem ido ao parlamento à Audição de Diretores saberiam que a Escola do Cerco não tem estado a atender a subcritérios. Eles têm estado a fazer as coisas segundo a lei, e não é a única que está segundo a lei e ainda não tem os professores todos colocados. Às vezes as pessoas falam, falam e falam, apenas porque gostam de não estar caladas…

    • Almeida on 15 de Novembro de 2012 at 22:15
    • Responder

    Em relação à escola do Cerco, estão assim porque querem. Para poder ser selecionado temos que enviar uma série de documentos por email, desde registo biográfico a comprovativo de ações de formação em tic e na nossa área, entre outros. Colocam no site da escola, por tranches o que os candidatos têm de enviar e, é claro, pelo menos eu, não ando sempre a ver como está o ponto de situação. Vou ser sincero, pedem tanto papel que até parece que é uma escola modelo a nível de educação, mas pelo que sei foge tudo de lá a sete pés.

    • ML on 15 de Novembro de 2012 at 22:40
    • Responder

    Por causa de um horário na escola do Cerco reclamei para o IGE, Ministério, DREN,… Tenho 366 dias (antes da profissionalzação), 2556 depois da profissionalização, Mestrado, várias ações de formação, estagiei numa escola TEIP e mesmo assim quando chegou à minha vez de ser selecionada, fui excluída porque não preenchia os requisitos para dar aulas a estes alunos. Mas o que é isto??? Foi-me dito pelo telefone que os critérios foram aprovados em pedagógico e portanto eram legais e transparentes… Este horário está em concurso desde 3 de Outubro…

      • HD on 15 de Novembro de 2012 at 23:21
      • Responder

      Não estagiou numa escola TEIP pq com o tempo de serviço que tem depois da profissionalização dá para notar que a escola em que estagiou na altura não era TEIP. Só posteriormente apareceram escolas TEIP até ai as escolas eram iguais mas não eram TEIPs. Cheguei à conclusão que um professor com 365 dias de serviço numa TEIP é melhor do que um com o seu ou com o meu tempo de serviço.

        • HD on 15 de Novembro de 2012 at 23:30
        • Responder

        tive a ver e tem razaão existem algumas TEIPs que “nasceram” anteriormente ao meu conhecimento. O Cerco é que talvez não o saiba…

    • maria on 15 de Novembro de 2012 at 23:04
    • Responder

    Durante um ano lectivo, o director do Cerco trabalhou um mês. O homem afirma que é mal pago…!?!?!?

    As escolas TEIP deviam acabar de vez. Os directores e autarcas protegem deliquentes e fomentam a marginalidade. Exigem autonomia total para angariar votos, uns, e outros para viver bem à custa de dinheiro comunitário que embrutece a juventude portuguesa.

      • I. Cruz on 16 de Novembro de 2012 at 14:17
      • Responder

      Cá estás tua a falar do que não sabes!!!! Queria ver quanto tempo aguentavas numa TEIP da região de Lisboa …..

        • TB on 16 de Novembro de 2012 at 18:25
        • Responder

        Há escolas que não são TEIP bem piores que muitas TEIP no que respeita ao comportamento dos alunos. Haja paciência.

    • sofia on 16 de Novembro de 2012 at 11:24
    • Responder

    Conheço um caso de colocação no Cerco que mostra que não têm interesse em colocar professores para o bem dos alunos. Uma colega com horário incompleto concorreu a um horário no Cerco, foi selecionada. Quando viu o horário do Cerco constatou que havia incompatibilidade só por causa de uma hora de reunião que se realiza de 15 em 15 dias no Cerco. Expôs o caso na escola onde já estava colocada e não foi possível alterar o horário. Quando falou com o Cerco sobre isso responderam-lhe que sendo assim não dava porque envolvia muitos professores e não dava para alterar. É claro que não colocaram o interesse dos alunos e pais em primeiro lugar.

    • stuart.lorena869@gmail.com on 16 de Novembro de 2012 at 18:02
    • Responder

    Fala-se tanto dos “compadrios” nas TEIP… Já agora, que tal olharmos bem para os compradios de quem dá formação no IEFP e nos colégios com paralelismo pedagico!!!!! Ninguém fala disso, mas o tempinho de servicinho conta na mesma!!!! E os critérios então, são manhosos à brava… Nem os Vemos!

    • TB on 16 de Novembro de 2012 at 18:26
    • Responder

    Em pedome a palhaçada também continua http://www.aepedome.net/PDF/VigesimoNonoGrupoParaEntrevistas.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: