FMI diz que a despesa por aluno é elevada
Outra das áreas especificamente referidas pelo chefe de missão da troika, a propósito do pacote de poupança de quatro mil milhões de euros em 2013 e em 2014, é a da Educação.
“Outro exemplo que continua a aparecer é a educação pública. Aqui, o dinheiro gasto e o número de professores por aluno tendem a ser muito elevados, mas nos resultados obtidos vocês estão na média ou até abaixo relativamente aos países de referência”, afirmou.
2 comentários
Será que os muitos professores que estão nas escolas é qualificado e competente?
Acho que o FMI e a Troika deveriam fazer um estudo para avaliar de forma séria a qualidade desses “profissionais”. A experiência que tive em Portugal foi em escolas muito conservadoras, onde a orientação era “transmitir” conhecimento.
Outro ponto que deveria ser investigado são os recessos (Natal, carnaval e páscoa). São 5 semanas sem aulas no meio do ano letivo, os jovens esquecem tudo e o aproveitamento cai.
A diferença salarial entre um professor contratado e um professor do 10º escalão é escandaloso. O primeiro trabalha 22 horas, está normalmente longe de casa e tem os piores horários. O professor dos últimos escalões trabalha menos horas.
Assim não há milagres!