ANAPET – Balanço do Encontro de Coimbra

Informação retirada do site da ANAPET

 

Balanço do Encontro de Coimbra

 

O Encontro de ontem em Coimbra foi muito positivo, tendo estado presente algumas dezenas de professores de diversas regiões do país. Os presentes partilharam algumas das situações vividas nas suas escolas e analisaram as consequências da recente revisão curricular, nomeadamente o empobrecimento do currículo dos alunos, a disparidade de oferta da disciplina de Educação Tecnológica, bem como a situação dos professores nos agrupamentos escolares envolvendo o 2º e o 3º Ciclo.

Foram delineadas estratégias de acção futura e a necessidade de valorizar a educação técnica desde o 2º Ciclo até ao Secundário, bem como a necessidade de envolver outros intervenientes educativos e outras entidades / personalidades que nos ajudem a atingir o objectivo de voltarmos ter uma Educação Tecnológica no currículo. Analisou-se também as consequências do deficiente currículo técnico no actual momento do país em que se clama a necessidade de uma forte aposta na formação profissional.

   

Debateu-se a necessidade do reforço associativo e mobilização dos professores para que possamos fazer frente a todos os problemas que vivemos, e que podemos ultrapassar, desde que haja unidade e empenho dos presentes e, necessariamente, dos professores que ainda não pertencem a este movimento associativo.

A ANAPET irá desenvolver em breve uma nova vaga de contactos e iniciativas para dar corpo às estratégias delineadas.

Todos seremos poucos para que valorizem o nosso trabalho e consigamos ter um ensino técnico digno, que seja um valor acrescentado para os nossos alunos e para o nosso país.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/11/anapet-balanco-do-encontro-de-coimbra/

1 comentário

    • 530 on 21 de Novembro de 2012 at 13:01
    • Responder

    O nosso País é repleto de contradições …de à uns anos a esta parte há uma grande aposta do Ministério no ensino técnico e profissional agora para o futuro pensa-se no ensino dual mas elimina-se a disciplina de Educação Tecnológica do 3º ciclo do ensino regular nde muitos alunos descobrem as suas aptidões para seguir áreas técnicas. Na minha experiência como Professora de ET tive alunos que os eu percursso escolar não era de sucesso e nesta área destacaram-se pelo seu interesse e desempenho. Não encontro argumentos válidos da parte de ninguém para a eliminação desta disciplina…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: