FNE exige concurso nacional em 2012

secretariado nacional fneO Secretariado Nacional da FNE apelou à mobilização geral dos trabalhadores da educação para a manifestação da administração pública de 12 de Novembro e deliberou por unanimidade e aclamação a adesão à Greve Geral de 24 de Novembro.

A revisão do regime de concursos e exigência de concurso de colocação de docentes em 2012 foi outro dos temas que marcou a discussão do Secretariado Nacional da FNE que se realizou hoje, em Lisboa. O tema provocou um amplo debate, com o SN a manifestar a necessidade de o Ministério da Educação e Ciência antecipar, já para próximo ano, um concurso anual de professores que permita atenuar as injustiças e que garanta a afetação de docentes que têm sido sucessivamente contratados e que se têm mantido numa inaceitável situação de precariedade.secretariado nacional fne 01

O Secretariado Nacional defendeu ainda a necessidade de criar um sistema especial para candidaturas dos docentes às ofertas de escola. Em causa está a necessidade de rever os critérios subjetivos que sustentam o atual regime. A FNE sublinha que é preciso, de uma vez por todas, criar um modelo de oferta de escola assente na defesa de princípios básicos, como a equidade, a transparência e o respeito pela graduação profissional dos candidatos.

Durante o debate ficou ainda clara a urgência de revisão do atual diploma de concursos, conferindo-lhe maior transparência aquando das bolsas de recrutamento.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2011/11/fne-exige-concurso-nacional-em-2012/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof on 10 de Novembro de 2011 at 12:19
    • Responder

    Era muito bom que houvesse concurso!!Eu penso assim.O pior é que aqueles que entram para onde querem com as cunhites agudas não estã muito interessados nos concursos….faço diariamente 350 km por razões de ordem pessoal e fiquei colocada assim com os erros do MEC que assumiu mas não corrige…sinto-me injustiçado…estou à espera do resultado do recurso mas sem esperança…CONCURSOS PRECISAM-SE!!!!!

  1. É necessário concursos pelo menos para repor os erros e injustiças que por aí andam.

    Abraço

    • lmc on 10 de Novembro de 2011 at 13:53
    • Responder

    Não me parece que seja possível, mas um concurso para mobilidade era importante e para os grupos carenciados como o de Espanhol. nenhum contratado se importaria de entrar na carreira e ganhar o mesmo. era uma hipótese sem mexer muito nas contas.

    • Sandra s. on 10 de Novembro de 2011 at 19:04
    • Responder

    Parabéns FNE!!!!
    Até que enfim uma exigência sensata por parte de um sindicato. Seria uma forma de repor a justiça perante o descalabro que ocorreu este ano a nível de concursos.
    As injustiças foram tantas que seria exaustivo enumerá-las aqui. E os outros sindicatos não dizem nada a este respeito??????
    Se houver concurso, o que me parece difícil, é preciso que surjam vagas senão, acontece o mesmo como aconteceu há 4 anos – um concurso praticamente só para os já efectivos.

    Se a exigência da FNE não for atendida, pelo menos que sejam colocados a concurso TODOS os horários disponíveis para contratação. Docentes bem graduados estão no desemprego quando outros, muito menos graduados, estão a trabalhar devido às malditas reconduções.

  2. Isso é que era uma boa notícia 😉

    • Vanda on 10 de Novembro de 2011 at 23:20
    • Responder

    Isso seria uma ótima notícia mas não acredito

      • Manela on 11 de Novembro de 2011 at 1:05
      • Responder

      Seria uma boa hipotese! Mas… se calhar dá muito trabalho… e os lugares continuam ocupados pelos Afilhados… Quanto aos graduados seria feita justiça (penso)

    • Eumesma on 11 de Novembro de 2011 at 22:30
    • Responder

    São loucos! Ainda não perceberam que não há dinheiro? Acham que alguém iria entrar nos quadros/na carreira? Se houver um concurso nacional em 2012 é para fechar vagas!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: