Contratados no grupo 240

Se a intenção de acabar com o par-pedagógico na disciplina de EVT é pura e simplesmente reduzir para metade o número de professores da disciplina importa saber quantos contratados estão colocados neste grupo e quantos professores dos quadros existem em EVT.

Não tenho o número de docentes deste grupo em funções no entanto diz-se que existem 7 mil docentes dos quadros. O número de contratados até ao dia de hoje neste grupo são de 994 docentes, sendo que apenas 353 estão colocados em horários anuais e completos.

Destes 353 docentes, 286 foram reconduzidos de 2010/2011 para 2011/2012.

Se porventura o interesse do MEC for a redução aritmética para metade das necessidades para este grupo, poderão ficar numa situação muito complicada cerca de 4000 professores do grupo 240.

Existindo um compromisso de Nunco Crato de que nenhum docente do quadro será afectado então a alteração da disciplina de EVT não pode ser feita com um corte desta natureza.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2011/11/contratados-no-grupo-240/

14 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria Grabiela on 3 de Novembro de 2011 at 12:28
    • Responder

    É um grande mistério!
    O Sr Ministro descobriu agora que não conhece a escola nem tem projeto algum para a mesma.
    Reduzir a escola a Port+Mat é a maioria das demagogias.
    Protestem. Protestem de todas as formas.

  1. Olá Caros colegas,

    Na escola onde estou efetivo e se for extinto o Par pedagógico, sobram 4 professores do quadro de escola, isto é, somos 9 profs do quadro e com um só professor a lecionar EVT ou EV+ET , a escola só necessita de 5 profs. Já para não falar dos QZP`s e contratados que estão numa situação mais delicada.

    O que fazem aos sobrantes….

    Abraço

    • lm on 3 de Novembro de 2011 at 14:00
    • Responder

    “Não tenho o número de docentes deste grupo em funções no entanto diz-se que existem 7 mil docentes dos quadros.”

    http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=EE2009.pdf

    pág. 141

    1. Obrigado.
      Os sete mil são de facto o número mais aproximado de professores do quadro em EVT, embora este número já seja por excesso já que desde 2009 existiram aposentações e ninguém entrou no quadro.
      É que já vi em alguns sítios falarem em 12000 docentes do quadro de EVT. 😀

    • on 4 de Novembro de 2011 at 0:13
    • Responder

    Eu gostaria de saber se no próximo ano lectivo haverá reconduções e se as regras serão as mesmas…sou de EVT, contratada, e, se assim for, digo adeus ao ensino!

    • Xana G. on 4 de Novembro de 2011 at 8:11
    • Responder

    Se puser os professores com menos tempo de serviço nas AECs, ou a dar Expressão Plástica (aquela mesmo do currículo) ao 1.º ciclo, poupa nas AECs e o serviço prestado será muitíssimo melhor. Quero dizer, perde-se em qualidade no 2.º ciclo mas ganha-se no 1.º…

  2. Concordo que se está a reduzir o ensino à Matemática e ao Português e às disciplinas teóricas. Assim o escrevi há dias em: O início anunciado do fim do saber fazer. Onde está a práxis? em http://escoladigital.blogs.sapo.pt/

  3. Eu acho que eles vão escudar-se no conceito “técnico” de despedimento.
    Não vão dizer já “Estás despedido(a)!”
    Vão aproveitar a mobilidade para, de mansinho, colocar os “dispensáveis” fora do sistema.

    • lita on 4 de Novembro de 2011 at 12:42
    • Responder

    O SENHOR MINISTRO,ESTÁ A DESTRUIR A VIDA DEN QUEM QUER TRABALHAR…e a ESCOLA PÚBLICA.
    Andamos anos e anos e estudar com muito sacrificio para alguns pais,e ele agora quer destruir o nosso posto de trabalho.Daqui a pouco já nem há dinheiro para comer e ele ainda está a piorar mais as coisas para os pobres contratados.Somos o “tapa buracos”…….
    Deve pensar que temos o tacho dele.

    • on 4 de Novembro de 2011 at 13:46
    • Responder

    Infelizmente, para as nossas lamentações (contratados) nunca há respostas neste blog. Ao menos uma palavrinha de incentivo, não? Ou já nos descartaram…? Muito bem. Não percam tempo connosco.

    1. Queres saber o que pode acontecer com os concursos em 2012/2013, se haverão reconduções e se as regras serão as mesmas?

      De acordo com a legislação existente é isso que está previsto. Se a legislação vai ser a mesma ninguém te pode garantir.
      Estão previstas alterações ao diploma de concursos para breve.

      • Isabel Teixeira on 4 de Novembro de 2011 at 21:55
      • Responder

      Sabe colega, na última manifestação que fui, no Porto, vi com os meus olhos e muita tristeza, que na quase meia centena, só vi, tal como eu, os “velhotes”…os novos onde estavam? No sofá , frente à lareira? farto-me de mobilizar os colegas, publico as iniciativas de protesto, mando emails e nada…já afixei lista para inscrições de dia 12 mas só tenho lá 5 tais “velhotes” e na minha escola eu sou a única de EVt ( dessa lista de 5) e os outros onde estão?

    • on 4 de Novembro de 2011 at 22:03
    • Responder

    Não sou uma dessas pessoas! Felizmente. Mas há de tudo..”velhotes” e “novos” em frente à lareira…Alguns só pensam na reforma e fugir deste pesadelo!!!…e com razão! Não estou inscrita pq sou de Chaves e tenho uma criança pequena.

    Finalmente! Resposta do Arlindo! Obrigada.

    1. De nada. 😀

  1. […] séria para defesa junto do MEC. Para melhor se perceber o universo de docentes de EVT ver este post e analisar o seguinte […]

  2. […] EVT existem atualmente 286 docentes reconduzidos e 46 docentes que ficaram colocados em 31 de Agosto… o que perfaz na sua totalidade 332 horários considerados como necessidades permanentes do sistema. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: