Datas prováveis para a Contratação e DCE

Por enquanto não passa de uma suposição mas sou capaz de encontrar duas datas prováveis para a manifestação de preferências para os professores contratados e para os destacamentos por condições específicas.

Tendo como referência o ano passado em que a manifestação de preferências para contratação e DCE foi quase em simultâneo com o DACL, os primeiros entre o dia 5 e 12 de Agosto e os segundos entre o dia 9 e 13 de Agosto e sendo apenas conhecida a data deste ano para a manifestação de preferências a DACL (27 de Julho a 2 de Agosto) quase arrisco dizer que os contratados e os DCE poderão escolher as escolas nas mesmas datas que os DACL.

Outra possibilidade e tendo em conta o elevado número de professores que este ano vão manifestar preferências para DACL é que a aplicação dos contratados e DCE abra entre o dia 3 e o dia 9 de Agosto.

Uma impossibilidade é que a nota informativa saia esta tarde com a divulgação que durante a próxima semana se procedia à manifestação de preferências. Era bom.

Relembro também que as AEC também terão uma aplicação para candidatura electrónica a partir de 3 de Agosto.

Infelizmente o mês de Agosto parece ter-se tornado um mês de pouco descanso para os professores em Portugal.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2011/07/datas-provaveis-para-a-contratacao-e-dce/

17 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Paula on 22 de Julho de 2011 at 16:44
    • Responder

    Boa tarde Arlindo, já qui há uns tempos te coloquei a questão de existirem e DAR e os titulares do lugar que haviam estado em destacamento quererem voltar quem saia? quem está em plurianualidade de DAR ou o titular que quer voltar? sendo um deles pertencente à leva que vai sair das DRE’S?
    Pois o Director do Agrupamento diz que são os DAR que saem, só está à espera da confirmação de uma colega para dizer quantos DAR vão embora! E a Directora é impecável, as regras mudaram? Obrigada

    • Paula on 22 de Julho de 2011 at 16:48
    • Responder

    Desculpa os erros, mas a noticia caiu que nem uma bomba!

  1. Os DAR estão em concurso de plurianualidade. Não podem sair para entrar professores do quadro que estavam em DAR, DCE ou mobilidade.

    Os das DRE não são mais do que os outros se não tiverem lugar concorrem a DACL.
    Está tudo no aviso de abertura e na nota informativa de 15 de Julho.

    • Paula on 22 de Julho de 2011 at 18:43
    • Responder

    Obrigada uma vez mais, não entendo a postura da minha Directora ela é super correcta!

  2. Pode estar a escapar-me alguma situação especial pelo regresso de membros das direcções regionais às escolas e que retirem o lugar a um professor do quadro. Vou procurar sobre isso.

  3. Aqui na escola, a colega que está na DRE e tudo indica que vai ser corrida, tem no lugar dela um professor contratado, pelo que tem sorte de poder voltar para o lugar do quadro dela.
    Um abraço.

  4. Paula. Confirmo que não existe nenhum tratamento especial para quem regressa das DRE, nem mesmo para o director regional.

    • M.Erre on 22 de Julho de 2011 at 22:21
    • Responder

    Arlindo.

    Está enganado. Muitos que estavam nas DREs que o amigo odeia, não estavam requisitados. Estavam na Escola com redução da componente lectiva, sendo assim, o lugar é dele, não há DACL, DAR ou DCE que possa tirar-lhe o lugar.
    Correcto?
    Há muito boa gente que tanto odeia os colegas das DREs e ECAEs que se esquecem deste pormenor…Eles tinham componente lectiva, não eram requisitados.

    1. Isso também é possível.
      Mas existem situações de requisições a 100%.

        • M Erre on 22 de Julho de 2011 at 22:47
        • Responder

        Arlindo:

        Existem sim senhor. sabe quantos havia na DREN? Talvez 2%.

        O caso referido pela colega é certamente uma situação de horário em tempo parcial. E nesta situação o ex DREN tem direito ao lugar.

        1. Tem direito a ser tratado da mesma forma que um professor de QA, QZP em DACL ou DAR desse agrupamento.
          Pode ficar ou não com componente lectiva.

    • Paula on 22 de Julho de 2011 at 22:22
    • Responder

    Uma vez mais obrigada Arlindo e boas férias, só me falta o relatório da auto avaliação, e depois…férias! fui das sortudas abençoada com aulas observadas, pois vou para o 5º escalão, vou digo eu…não sei quando!
    Até…

    • Paula on 23 de Julho de 2011 at 9:30
    • Responder

    Bom dia.
    M.Erre componente lectiva onde? não no meu Agrupamento, sei que a colega estava num projecto, aliás, saiu da itenerancia e foi para uma DRE para um projecto!

    • Liliana Silva on 1 de Agosto de 2011 at 12:12
    • Responder

    Boa tarde, é o segundo ano que estou a concorrer, ainda é tudo muito confuso, hoje apareceu a aplicação da candidatura e manifestação de preferencias-DACL, mas para quem nunca foi colocado nao é essa aplicação para manifestar as suas preferencias, pois nao?gostaria que me ajudassem!!!

    obrigada

    • Vera on 1 de Agosto de 2011 at 15:53
    • Responder

    Boa tarde!
    Tenho a mesma dúvida da Liliana. A minha candidatura é para efeitos de contratação, contudo, pertenço aos “Outros”. Estou numa escola a substituir uma professora desde Abril, mas mesmo assim não sou considerada “contratada”…e a professora regressa brevemente. O meu perfil não me permite abrir a aplicação da candidatura e manifestação de preferências-DACL…haverá mais alguma aplicação para efeitos de contratação!?, ou é apenas um erro informático? (estou a tentar ligar para a DGRHE há horas e ninguém atende…).

    Obrigada

  5. Vera, o concurso de contratação deve ser apenas na próxima semana.

      • Vera on 1 de Agosto de 2011 at 18:17
      • Responder

      Muito obrigada pelo esclarecimento! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: