Não esclarece se a autonomia das escolas pode encerrar o estabelecimento do primeiro ciclo às 17:00.
[gview file=”https://www.arlindovsky.net/wp-content/uploads/2017/06/Circular_OAL_junho_2017.pdf”]
Jun 30 2017
Não esclarece se a autonomia das escolas pode encerrar o estabelecimento do primeiro ciclo às 17:00.
[gview file=”https://www.arlindovsky.net/wp-content/uploads/2017/06/Circular_OAL_junho_2017.pdf”]
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/06/a-circular-da-organizacao-do-ano-letivo-20172018/
7 comentários
2 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A nota informativa não pode contrariar a legislação. “4 — Sem prejuízo da normal duração semanal e diária das atividades educativas na educação pré -escolar e curriculares no 1.º ciclo do ensino básico, os respetivos estabelecimentos mantêm -se obrigatoriamente abertos, pelo menos, até às 17 horas e 30 minutos e por um período mínimo de oito horas diárias.”
Assim sendo, não se podem encerrar os estabelecimentos antes das 17:30.
Outra situação refere-se aos intervalos da tarde.
As direções, aquelas que não esperam que a tutela resolva os seus problemas, terão muito que trabalhar.
Nesse caso a opção pode passar por iniciar as aulas às 9:30. Faz sentido que seja dada a margem para o início das aulas e não para o fim?
Não resolve o problema dos intervalos entre a componente letiva.
Com a mesma duração das AEC é difícil conciliar as orientações.
Desde 2008, ainda não entendi por que motivo não se entrega de uma vez a gestão da CAF aos Municípios, incluindo as AEC.
Ou se toma a opção de tornar as AEC obrigatórias e se incluem nelas as Expressões Física e Musical e o Inglês, permitindo que os titulares de turma tenham um horário igual aos outros docentes.
O problema deve ser meu.
Pois..não é seu…Mas é pena que quando alguém que ajudou ou teve a ideia de formar uma Associação…tenha sido insultado…por defender com unhas e dentes as questões do 1º ciclo…Vergonhoso..escandaloso que se tenha formado uma Associação ou que não existe ou se existe ninguém sabe quem manda…o que fazem…que já fizeram pelo ensino primário e pelas educadoras em Portugal….Enquanto muita gente for subserviente as câmaras e as associações de pais e ao Governo teremos professores primários autênticos escravos em Portugal…Só para relembrar que por essa Europa fora ….as aulas terminam em milhares de escolas as 15.30…15.45….e os professores não tocam mais nos alunos…e as 16.15 no máximo os alunos vão para casa…..Porque lá ESCOLA NAO É DEPÓSITO DE CRIANÇAS…QUE É O QUE ESTÁ A SER FEITO EM PORTUGAL DESDE O MALDITO DO SÓCRATES!!!!
.
Sócrates foi um dos melhores estadistas que o País teve.
As escolas primárias devem prestar o serviço publico que é suposto prestarem, se não perdem a razão de existir.
se formos por aí penso ser preferível privatizar porque o Ensino Privado responde muito melhor ás necessidades das famílias.
Vivemos em Portugal e a escola deve responder aos anseios das familias portuguesas. Os senhores professores não devem pensar só no fim do mês (o dia 23 de cada mês – dia da grana)
.
Alguém me sabe responder a duas questões?!
1. é possível uma escola juntar os 30 minutos de “redução letiva” de cada dia tudo num único dia?
Sendo que esta medida implica que um dia da semana existam várias turmas à deriva pela escola durante 2,5 horas (porque é considerado período letivo e o ATL não “pega neles”) e isso implica que não se possa usar o polivalente (único espaço interior comum da escola) para atividades do Jardim de Infancia como a Educação Física, porque caso contrário no inverno não têm espaço onde acolher esses meninos dentro deste espaço.
2. é possível um agrupamento PROIBIR o ATL de funcionar em dias de greve?
O que posso fazer relativamente a estas situações?!
Obrigada.
[…] via A Circular da Organização do Ano Letivo 2017/2018 — Blog DeAr Lindo […]
Best Editing Service
The amount of written content has been growing exponentially recently, and it’s no wonder. For students, writing is an inseparable part of college and university assignments; for businesses, online publishing is a way to reach customers. The need for…