12 de Setembro de 2025 archive

1452 Contratados Colocados na RR03

Foram colocados 1452 docentes contratados na RR03 de acordo com a seguinte distribuição por grupo de recrutamento, duração do horário e número de horas.

Acredito que esta reserva seja a que mais colocações irá ter ao longo de todo o ano letivo.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/1452-contratados-colocados-na-rr03/

Reserva de Recrutamento 03

Reserva de Recrutamento 03

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/reserva-de-recrutamento-03/

Reclamação do procedimento da mobilidade de docentes por motivo de doença 2025/2026

Informa-se V. Exa. de que estão disponíveis, na plataforma SIGRHE, os resultados relativos à Reclamação do procedimento da mobilidade de docentes por motivo de doença 2025/2026, regulado pelo Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho, na sua redação atual, pelo que poderá consultar no separador Situação Profissional > Movimentação de docentes, os dados relativos aos docentes que obtiveram colocação através desta forma de mobilidade.

Esclarecemos que, salvaguardando-se o interesse dos alunos, os docentes agora colocados em MPD deverão aguardar pela sua substituição no AE/ENA em que se encontram a exercer funções, caso tenham serviço letivo atribuído, tendo em vista evitar constrangimentos no processo ensino aprendizagem e contribuir para um ambiente educativo estável e de qualidade.

 

Mais se informa que, caso o docente tenha obtido colocação — na sequência da simulação efetuada após a reclamação — no mesmo Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada (AE/EnA) onde se encontra atualmente a exercer funções, a colocação agora atribuída ao abrigo do Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho, na redação em vigor, prevalece sobre a colocação anterior.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/reclamacao-do-procedimento-da-mobilidade-de-docentes-por-motivo-de-doenca-2025-2026/

Criado o Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I. P.

Cria o Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I. P., e aprova a respetiva orgânica e extingue o Instituto de Avaliação Educativa, I. P., a Direção-Geral da Educação, a Estrutura de Missão do Plano Nacional de Leitura e o Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

Decreto-Lei n.º 105/2025

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/criado-o-instituto-de-educacao-qualidade-e-avaliacao-i-p/

O Grito

O Grito, protagonizada por Sara Matos e Daniela Ruah, explora os desafios da vida familiar e os segredos que se escondem por detrás de uma tragédia.

O Grito

A história acompanha Vitória Neves (Daniela Ruah), professora dedicada e determinada, cujo compromisso com os alunos e colegas a leva a negligenciar a vida pessoal e familiar. As consequências são sentidas pelo filho adolescente, Pedro, que enfrenta a adolescência com impulsividade e curiosidade, e pelo marido Salvador, enfermeiro de longa data, apático e absorvido pela rotina.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/o-grito/

Proibição de telemóveis a professores… – Luís Sottomaior Braga

 

Recebi mensagens de colegas a dizer que, nas suas escolas, anunciaram que querem proibir telemóveis a professores no intervalo…. com o argumento de que “está no RI” e “è para dar o exemplo”.

Os “mais papistas”, como eu previ, não resistiram.

O “rigulamento” não é uma lei e tem de ser constitucional, mas “os diáconos dos smatphones” não querem saber.

As suas previsões tem de ter base numa lei habilitante e tem de ser sujeito a consulta pública.

No intervalo, os professores estão no intervalo. Não estão a trabalhar.

E as proibições aos alunos nos intervalos fundam-se na protecção de menores de idade dos “malefìcios” do nefando objeto, janela sobre o mundo.

Além do apetite de alguns diretores, qual é o fundamento de interesse pùblico dessa proibição?

Os adultos precisam de ser protegidos de algo (que não afeta o trabalho)?

Qual é a lei expressa (aqui não há lacunas ou analogias) que diz, que permite, que um RI pode proibir telemóveis a adultos?

E às ameaças de confisco a adultos, deixava confiscar e depois queixa à polícia….e não estou a brincar.

E ameaças de processo disciplinar…..abuso de poder…..

Queixa à PSP ou à GNR é o que se faz quando ilegjitimamente nos privam da nossa propriedade ou atacam em abuso os nossos direitos.

Se me mostrarem a leizinha eu calo-me.

O problema é que sei que não existe e não pode existir.

E o governo não a fez quando proibiu aos alunos até 12 anos.

Quer dizer, para alunos crianças faz-se uma lei para dar cobertura, para adultos, maiores e vacinados, basta o “rigulamento”?

Pois, os pais estrebucham, mas os profs são “como a massa esparguete, com calor amolecem” (lembram-se?)

Aos adultos, afetados por essa decisão de Diretores sem tino, digo para impugnarem o RI por inconstitucional (nâo tem prazo, pode ser a qualquer altura).

Aos diretores que tal pensam digo o que a minha avó diria “Quem nâo tem competência não se estabelece”.

Aos sindicatos, apelo a que escrevam algo sobre isso e expliquem o ponto.

A lei não permite proibir telemóveis na escola em geral. É especìfica: só permite proibir a menores de 12 anos e a mais ninguém.

(A LTFP permite proibir no tempo de trabalho, mas para professores isso é estúpido….com a net das escolas? Mas não é disso que estou a falar, é do intervalo).

E digam aos colegas e diretores para irem estudar.

É mesmo esse o problema. Falta de estudo.

Ps: e quem tiver dùvidas e tiver sentido de humor vá ao E72 e pergunte “Qual a norma legal que habilita uma escola a proibir no RI o uso privado de telemóveis por professores no seu tempo de intervalo?”

Quem fizer a pergunta, partilha depois a resposta….vamos ver o que dizem?

Vai sempre ter graça: ou inventam ou dizem asneiras ou nos dão razão. O que acham que vai ser?

Luís Sottomaior Braga

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/proibicao-de-telemoveis-a-professores-luis-sottomaior-braga/

Reflexão sobre o início do ano letivo – Paulo Prudêncio

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/reflexao-sobre-o-inicio-do-ano-letivo-paulo-prudencio/