Chegou-me por mail este quadro com texto enquadrador, que me escuso a publicar, com a dívida pública em função do PIB desde 1850.
Mas havia quem dissesse que as dívidas geriam-se e pelos vistos continuam a gerir-se já quem em 2012 vão para além dos 120% do PIB.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Meus caros, uma quizz question. A partir de 2000 em diante a nossa dívida(em % do PIB) subiu quase sempre até aos dias de hoje a um ritmo acima do usual(50% em 2000 , agora nos 126%). Que acontecimento macroecónomico ocorreu no início da década anterior e cujo impacto só agora se faz sentir?
Hint: não foi o pântano
Não foi o pântano, mas o autor da expressão deixou-se fotografar na Cimeira das Lajes, no meio do Atlântico, em companhia de Mister George W. Bush (EUA), Tony Blair (Reino Unido) e José Maria Aznar (Espanha). E quem teria pago a guerra …!?
Alt, só a partir de 2000?! Parece-me que é a partir de 1976…causas hipotéticas:a) independência das colónias; b)por sua vez, com a perda das mesmas e a quase inexistente industrialização do país_incompreensível, nem nos industrializámos com tanta matéria prima, ao invés de outros países colonizadores_passámos a importar e a não ter moeda de troca (matérias primas das ex-colónias); c) a adesão à CEE promoveu o desinvestimento no (pouco) sector primário e secundário e agravou as importações; d) a entrada de dinheiros comunitários desviaram as atenções para estas questões de fundo e promoveram um pseudo sector terciário……
A LISNAVE estava cheia de encomendas quando foi desmantelada (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lisnave);
A SOREFAME idem
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedades_Reunidas_de_Fabrica%C3%A7%C3%B5es_Met%C3%A1licas);
E os governos de Cavaco Silva foram conduzido os portugueses à perda de identidade… e instalou-se a corrupção …. em vez do desenvolvimento do país ….
“c) a adesão à CEE promoveu o desinvestimento no (pouco) sector primário e secundário e agravou as importações; d) a entrada de dinheiros comunitários desviaram as atenções para estas questões de fundo e promoveram um pseudo sector terciário……”
http://videos.sapo.pt/a8uQTosf8RnBa1eafR1Q
EHHHHHHHHHH! Wrong answers, todas as vossas.
Chama-se Euromark mein freunden. A entrada no Euro e os problemas da balança de pagamentos criaram uma parte substancial do nosso problema. Em conjunto com a globalização e a abertura descontrolada da OMC à China e afins.
Desde o fácil endividamento até à canalização dos parcos recursos financeiros para os negócios das construtoras em conluio com a banca, tudo se fez na base do Euromark
Em 1999, apesar da desindustrialização, ainda havia uma boa base mas agora…estamos f…
Não gosto nada de entrar em política mas este quadro diz tudo o que tem sido o nosso país. Olhando para os nossos governantes tirem as vossas dúvidas, para quem as tinha, de quem fez ovos sem omeletes e os deu a comer aos amigos. Já agora, quem nos colocou nesta situação e, por fim, quem nos governou menos mal (também é importante!) – Isto falando em economia e finanças públicas, pois erros básicos TODOS eles cometeram.
Muito bom…
só falta a legenda que identifique a proveniência dos valores ou o lugar onde foi retirado o gráfico!