Falta de Vergonha

Professores sem subsídio de desemprego desde Setembro

 

Muitos professores que não conseguiram trabalho em Setembro continuam sem receber o subsídio de desemprego, havendo casos de casais nestas circunstâncias, o que já levou a Federação Nacional da Educação (FNE) a pedir a intervenção do Governo

 

Uma das professoras nesta situação, Ana Silva, recebeu esta semana a informação nos serviços de Segurança Social da sua área de residência de que talvez receba o subsídio a 22 de Novembro.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/10/falta-de-vergonha/

21 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ricardo Fonseca on 31 de Outubro de 2012 at 23:05
    • Responder

    Desde Setembro? Eu estou desde 1 de agosto…

      • Flu on 1 de Novembro de 2012 at 16:29
      • Responder

      Desde 1 de agosto?? Eu estou desde o dia 19 de julho!!! Existiam 2 erros no processo que não eram minha culpa! 1º a última escola onde estive não efetuou os descontos de julho e depois a escola de 2010 ainda não me tinha desvinculado perante a SS, à semelhança de muitos outros colegas que têm referido por aqui. E o mais incrível é que não tive qualquer notificação por parte da SS!!!! E agravando tudo isto, em cada apresentação quinzenal perguntava o que se estava a passar e nenhum funcionário me conseguiu identificar o problema!! Relativamente aos descontos de julho, cansei-me de ligar e gastar dinheiro para a escola, email para o diretor, inclusivé. Quando decidi ligar para a SS direta é que finalmente tive a informação. Deste modo a SS contactou a escola para fazer os descontos e eu entrei em contacto com a escola de 2010 para regularizar a situação. Mas, para cúmulo, o processo foi deferido dia 8 de outubro e os processamentos dos subsídios foram no dia 7!!!!!!!! Entretanto, aprendi como fazer ginástica financeira e, claro está, andei a “comer” do pequeno pé de meia que conseguimos fazer com tanto sacrifício… Mas desde julho, garanto-vos que é um grande sofrimento….

    • Sandra on 31 de Outubro de 2012 at 23:07
    • Responder

    Conheço casos assim. Se não temos um pé de meia e familiares a ajudar morremos à fome. Está cada vez pior é uma total falta de respeito.

    • M H on 31 de Outubro de 2012 at 23:20
    • Responder

    Estando o processo já deferido não compreendo o atraso no pagamento. Retêm o dinheiro porquê? Mas temos de verificar se processo de pedido de subsídio continua “em análise”. Nós é que temos de contactar os serviços a saber o porquê, muitas vezes o que acontece é que uma das últimas escolas onde estivemos se esqueceu de fechar a nossa atividade (algo que é obrigatório desde 2010) e sem esse papel o processo não avança. Mais burocracia desnecessária…

    • Maria Vieira on 31 de Outubro de 2012 at 23:23
    • Responder

    Também estou desde Setembro a espera e nada. É um desespero. Se não temos um “pé de meia” é o descalabro total.
    Que desespero. É que nem dinheiro, nem trabalho!
    Só emigrando para fora deste atoleiro em que estamos mergulhados!
    Estou cansada…cansada…cansada….

    • Teresa on 31 de Outubro de 2012 at 23:27
    • Responder

    Isto mostra o capacidade de trabalho dos funcionários da segurança social. Sim, estes atrasos devem-se à incompetência dos mesmos, nada mais.

      • Shue on 31 de Outubro de 2012 at 23:59
      • Responder

      Nem sempre.
      Casos há em que foram as escolas que cometeram erros ao enviar/ lançar mapas de vencimentos.
      O dinheiro está “lá” mas ando numa espécie de “limbo financeiro”, tipo pausa para a ganza…

      O que estranho é que ninguém se pronuncie pelo dinheiro “perdido”, ou seja, para pagarmos e termos de enviar colectas para o ISSS tem de ser rápido. Para se “reaver” o que descontamos é que a coisa por vezes complica. Especialmente se os erros forem de outrém que não o lesado…

  1. que pouca vergonha!

  2. Recomendo Vivamente as seguintes estratégias!
    1. Concentrações organizadas junto das direções regionais da Seg Social ( no Porto – Rua António Patrício – Boavista)
    2. Usar Seg.Social Direta a solicitar informações pela plataforma.
    3. Cada lesado efetuar um texto com 5 linhas a denunciar as suas dificuldades…
    Quando trabalharam todos os meses efetuaram os descontos certinhos… recordo que a maioria das pessoas não tem regularizada a sua situação relativa aos descontos de Julho e Agosto em virtude dos Megas Agrupamentos…

    Assistente Técnico

    • ipinheiro on 1 de Novembro de 2012 at 1:07
    • Responder

    Faço parte do grupo dos que não recebe subsídio desde Setembro. Quantos somos?

    1. Eu não recebo desde 1 de agosto, meu processo está em análise há quase 4 meses, já fui três vezes à segurança social e o máximo que fazem são ofícios com pedidos de urgência, e até o momento o processo continua parado.

    • João on 1 de Novembro de 2012 at 5:10
    • Responder

    Também faço parte do mesmo grupo. Desde agosto que estou inscrito, recebi a aprovação dia 15 de outubro e ainda não sei quando o vou receber. Se não fosse os meus pais já estaria na rua e a pedir comida para sobreviver. Enfim, é esta a paga que este governo nos deu por termos ensinado durante anos e agora sermos postos no olho da rua como se fossemos vermes.

  3. É um desastre de país…não nos pagaram subsídio de férias, muitos, ao serviço faz mais de 10 anos e q nunca estiveram em tal situação foram empurrados para o desemprego por uma revisão imoral, nada de compensação por caducidade e subsídio nem vê-lo…….!!! É desastre atrás de desastre…mas os tribunais e a justiça existem, ah sim, não pagam a bem, terão de pagar a mal!!! Grandes ladrões!

    • Angelina Ribas on 1 de Novembro de 2012 at 10:40
    • Responder

    Olá bom dia. A minha situação é idêntica à vossa. Estou sem receber desde Setembro. Tenho uma pessoa de família que está desempregada desde Junho e só recebeu este mês, embora já tivesse o despacho favorável ao fim do 1º mês de desemprego.
    Receio que me aconteça o mesmo.
    No meu caso a culpa foi da escola. Fui colocada nesta escola em Setembro de 2009 e em Dezembro de 2011, verifiquei na página on line da Segurança Social Directa, que as minhas contribuições mensais não estavam registadas. Contactei a Segurança Social e informaram-me que a escola não tinha comunicado a estes serviços que eu era professora desta escola.
    Em Janeiro fiz todas as diligências necessárias para solucionar a situação. Posteriormente verifiquei que as contribuições estavam registadas na SS.
    Em Agosto fui ao site da SS e verifiquei novamente que os registos mensais das contribuições não estavam registados a partir de Fevereiro. Através de email para a escola e para a Segurança Social consegui resolver a questão.
    Como o meu processo se encontrava dúbio on line, desloquei-me a um balcão da SS, onde fui informada que a escola não tinha comunicado a cessação do meu contrato. Entretanto tive o deferimento do meu subsídio, mas só está previsto o seu pagamento em Novembro o que duvido.
    Dou aulas desde 1998, sou do grupo 600.

    • oleg on 1 de Novembro de 2012 at 11:32
    • Responder

    Colegas colocados e não colocados tenham atenção aos descontos na SS. Em Agosto , na eminência de entrar no desemprego em setembro após 10 anos de contratos, fui pedir um estrato dos descontos à SS. Descobri que só tinha os descontos registados até agosto de 2009. A fui à escola que me mostrou o documento com os descontos efectuados. Descobri posteriormente que muitos colegas se encontravam na mesma situação. Fui à SS e lá consegui resolver a situação. Eles tinham os descontos registados, mas não estavam lançados na minha conta. Não percebi a origem da falha. Aconselho todos a pedir um histórico.

    • Rita on 1 de Novembro de 2012 at 13:12
    • Responder

    Eu sou mais uma que estou desde 1 de Agosto. Felizmente em Agosto deste ano recebi o de Agosto do ano passado (é verdade!!) o que me deu para aguentar um mês. Como trabalhei no privado tive direito a caducidades (sim, porque no ensino com contrato de associação pagam subsídios e caducidades, coisa que no publico só vi acontecer uma vez), o que me deu para esticar mais um pouco. Espero bem que seja este mês, porque já esgotei tudo o que tinha …

    • cafe on 1 de Novembro de 2012 at 17:06
    • Responder

    Eu pedi subsídio dia 3 de set. Dia 29 deste mês foi deferido, depois de me deslocar duas vezes à SS. Disseram-me que recebo a 22 de Nov. pois os subsídios são processados na primeira semana de cada mês. É possível que isto não aconteça? Há quem tenha o processo deferido e mesmo assim não receba no mês seguinte?

    • Ana P on 1 de Novembro de 2012 at 18:11
    • Responder

    Olá!

    Espero ajudar com a minha experiência!

    Requeri o subsídio em Agosto e recebi a carta em início de Outubro! Perguntei qd seria efetivamente paga e disseram-me que o salário era processado exatamente como na escola: pago a dia 23, com a condição de ter sido aprovado até dia 9 ou 10 (não me lembro bem da data, mas é como qd inicíamos contrato…..)! Se tiverem optado pelo pagamento por depósito na vossa conta, é logo no dia 23, que recebem, senão têm que esperar pela carta, e ir ao Millenium levantar ou depositam na vossa conta e fica cativo como outro cheque qualuqer!
    Só tenho pena que não me tenham informado que, ao contrário do que aconteceu com os subsídios por doença ou maternidade, que recebi por depósito, desta vez tivessem que me perguntar novamente como pretendia receber! É que, assim, só recebi a carta na quarta, depositei na quinta e ainda está cativo!
    Vunito, não é!? Muito vunito!!!!!

    • Ana S. on 1 de Novembro de 2012 at 21:56
    • Responder

    Comigo passa-se a mesma coisa!! Estou desde Setembro para receber o subsídio e nada! Agora na SS da minha área de residência só atendem com marcação. Só tive marcação para dia 29 de Outubro, mas cm ñ tava para tar à espera fui a uma loja do cidadão. Lá disseram-me então que a escola não tinha colocado a minha qualificação!!! E ninguém me dizia nada?! A SS nem quer saber! Entretanto já recebi a carta a dzr que foi deferido. Quando saí do loja do cidadão saí convicta de que iria receber no final do mês de Outubro, já que tinha ido tratar deste assunto a 15, mas até agr ñ recebi NADA! Liguei para a SS Direta e disseram-me que só iria receber no mês seguinte (Novembro) todo o valor até à data!!! E eu disse, pois obrigadinha, mas eu não me interessa receber tudo de uma vez, queria era que fosse certinho, pouco mas ao menos certinho! Não acho isto normal! Aposto que se ligar para a escola onde dei aulas dizem-me que foi a SS que não tratou de não sei o quê e empurram uns para os outros!

    Enfim…

    • ipinheiro on 2 de Novembro de 2012 at 16:45
    • Responder

    Ainda há quem chame a isto estado social….
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/professores-sem-subsidio-de-desemprego-desde-setembro

    • Assistente Tecnico on 5 de Novembro de 2012 at 22:33
    • Responder

    A Segurança Social deve ter livro de reclamações…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: