Começa a Ser Prática Comum

… substituir os critérios declarados na aplicação por outros de última hora. Terão os Conselhos Pedagógicos de cada uma dessas escolas conhecimento dessas situações?

 

Na passada segunda feira, dia 8 de outubro, recebi um email do Agrupamento de Escolas de Vialonga a solicitar o envio da informação relativa aos subcritérios respeitantes a uma oferta para Contratação de Escola do grupo 300. Comecei por achar estranho a referência a um portefólio mencionado no corpo do email, que deveria responder aos subcritérios, não ter mais de 10 páginas e teria de ser enviado até às 12h do dia 10 de outubro.

Quando abri o documento Word que se encontrava em anexo, encontrei a seguinte informação :

“Este concurso baseia uma parte da sua graduação (50%) na análise do portefólio individual, conforme referido na oferta a concurso.”

Intrigada, decidi verificar a informação constante na plataforma SIGRHE e, efetivamente, constatei que não havia referência alguma ao tal portefólio, como podem ver em anexo.

Fiquei revoltada e acabei por não enviar qualquer tipo de informação, pois já havia ido a uma entrevista no início de setembro, à mesma escola, onde preenchi um questionário de 4 páginas. Escusado será dizer que não serviu para nada, pois foram colocados colegas que estavam umas boas posições depois de mim.

Só agora resolvi fazer referência a esta situação uma vez que hoje surgiram mais duas ofertas no referido Agrupamento e os senhores deverão tomar novamente os mesmos procedimentos. É de lamentar, mas é o sistema que temos!

Grata pela atenção,

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/10/comeca-a-ser-pratica-comum/

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Clara C on 12 de Outubro de 2012 at 13:09
    • Responder

    Eu também recebi esse mail e respondi informando a escola de que era ilegal o que estava a fazer não só porque na oferta mencionava a opção entrevista, como também segundo o diploma que rege os concursos DL 132 de 2012, a opção “portefólio” destina-se exclusivamente ao recrutamento de técnicos especializados. E envie-lhes o meu CV para que pudessem aferir se possuo os requisitos para preencher a vaga. Agoa aguardo com muita expetativa a divulgação da lista final para ver se fui ou não excluída e em que lugar fiquei de forma a reclamar de imediato à IGE. Já agora onde é que se vê na aplicação o motivo pelo qual as escolas não nos escolhem?

      • Cláudia on 12 de Outubro de 2012 at 14:12
      • Responder

      Clara, tens de abrir o “questionário” que preencheste, quando te candidataste ao horário. Se a escola disser algo, é aí que surge.

      Boa sorte! 🙂

    • António on 12 de Outubro de 2012 at 13:48
    • Responder

    Permitam-me que refira alguns pontos:
    1º – O DL 132 não refere que os critérios têm que ser aprovados pelo Conselho Pedagógico. Isso era o DL35.
    2º – Estes horários devem ser os mesmos que lançaram em Agosto/Setembro, entretanto anulados pela IGEC.
    3º – Os subcritérios destinam-se à ordenação apenas. As outras informações (critérios de admissão, condições especiais, documentação exigida, etc.) têm que estar na página web do Agrupamento ou Escola, no aviso de abertura do concurso.
    4º – sugiro que reclamem, mas com tino. Verifiquem bem alegislação e o que a Escola faz.

    • Pedro on 12 de Outubro de 2012 at 18:23
    • Responder

    E que tal a colega reclamar para a escola, direcção regional e se for preciso a IGE?
    Não é nos blogues que se resolvem as coisas.
    Toca a reclamar!
    Já sei de muitos que saltaram fora da escola e de outras que tiveram de repetir os horários.
    Mas se ninguém reclamar, nada acontece.

    • RR on 12 de Outubro de 2012 at 22:38
    • Responder

    Bem Pedro sabe muito… Gostava de saber exemplos de escolas onde os professores colocados saltaram fora. Penso que não se brinca assim com a vida dos docentes…

      • Zé dos bonés on 13 de Outubro de 2012 at 11:05
      • Responder

      Fui só eu que não percebi este comentário ?
      Não se brinca assim com a vida dos docentes? Estará vossemecê a brincar com a malta?

        • UPA UPA on 14 de Outubro de 2012 at 17:57
        • Responder

        Infelizmente são pessoas como tu que muitos diretores tentam não colocar nas suas escolas. Sendo assim e segundo o seu comentário, que se lixem os colegas eu quero é uma colocação para mim. Já agora Zé dos Bonés ficalhe muito bem, mas acho que ZÉ Hipócrita ficava-lhe melhor

    • maria on 12 de Outubro de 2012 at 22:44
    • Responder

    Boa noite…mas tambem ha casos em que as esolas seguem os criterios definidos. Entrei numa teip onde nao conhecia ninguem e estava entre os 5 primeiros da lista. enviei a informação pedida e fui selecionada.

    • Maria on 12 de Outubro de 2012 at 23:03
    • Responder

    Denunciar, denunciar estes abusos de poder, de falta de profissionalismo e de rigor. Infelizmente, este é o espelho das direcções que temos … exigimos muito maior rigor. Colegas reclamem sempre deste tipo de situações.

    • Clara C on 13 de Outubro de 2012 at 0:51
    • Responder

    Bom, já verifiquei, não fui selecionada para esta oferta, segundo eles obtive 49,77 pontos. O que é que isto quererá dizer? Como é que fizeram este cálculo? Bom ao menos não me excluiram.

    • LM on 13 de Outubro de 2012 at 10:11
    • Responder

    eu não fui selecionado…tive 57…o quê que isto significa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: