Testes Intermédios 2013 – 9º Ano
Aqui coloco as datas apontadas pelo Gave. Como sabem, é possível que o Consellho Pedagógico, auscultando os departamentos, opte por não solicitar a realização de uma ou outra destas provas.
As datas estão um pouco mais “arranjadinhas” do que no ano passado, mas mesmo assim “apertadinhas”. Com 7 intermédios poderão ser suprimidos 630 minutos de aulas, de acordo com o horário das turmas. Correr-se-á o risco de serem eliminados minutos preciosos a Português e a Matemática, por exemplo.
Outra questão que se coloca é se se consegue aferir alguma coisa fidedigna com 4 testes em 18 dias. É que penso que um aluno com um pouco de brio vai querer fazer boa figura. Ou seja, negligenciará um pouco o estudo das outras disciplinas nas vésperas de cada um dos testes. Quer se queira quer não. Corrijam-me se estiver errado.
3 comentários
Boa noite..quanto ao que diz”. Correr-se-á o risco de serem eliminados minutos preciosos a Português e a Matemática, por exemplo” na minha escola nos testes intermédios são sempre feitas permutas!
Mas o risco continua a existir…
Penso que os testes intermédios não vão prejudicar ninguém – afinal, são apenas testes, com as matérias que os jovens devem saber, certo? Se não as souberem, terão ainda um mês para as estudar, não é verdade? Afinal, os estudantes devem estudar, penso eu. Não entendo é onde arranjam tempo para estudar com os dias carregados de aulas… não será de ir realizando tarefas de estudo durante as aulas em vez de ditar apontamentos, com os alunos cientes de que a escola é assim e não um local de ditado?