«

»

Mai 30 2012

Imprimir Artigo

Tempos Letivos 45 vs 50 Minutos

Elaborei esta tabela com os tempos sobrantes para a situação de as escolas optarem por tempos letivos de 45 ou 50 minutos.

No caso do 2º ciclo é possível usar a totalidade dos tempos sobrantes para entregar a uma ou outra disciplina, esgotando-se sempre o tempo máximo por ano de escolaridade.

No caso dos restantes anos caso a opção seja a de utilizar tempos letivos de 50 minutos só será possível usar os tempos sobrantes para atribuição desses tempos no caso de serem usados esses minutos em acumulação.

Os minutos sobrantes no 3º ciclo, na opção 50 minutos, são precisamente 100 que poderiam ser entregues a 2 disciplinas, mas o que pode travar o uso desses minutos é o limite máximo imposto a cada um dos anos letivos.

Seria de bom senso no caso das escolas optarem pelos tempos de 50 minutos que fosse permitido ultrapassar o limite máximo por ano fazendo uso dos créditos de minutos sobrantes em cada um dos ciclos, assim no 3º ciclo deveria ser possível usar os 100 minutos sobrantes para atribuir a duas disciplinas, no 10º e 11º anos usar os 60 minutos sobrantes para entregar a uma disciplina e permitir que os 10 minutos sobrantes do 10º e 11º anos fossem usados em acumulação com os 85 minutos do 12º ano permitindo que nesse ano ou num dos dois anteriores fosse usado dois tempos de 50 minutos mesmo que faltassem 5 minutos no total dos minutos sobrantes.

Se outras ideias surgirem coloco-as em novo post

 

 

ADENDA (14:00) – Atualização do quadro com alteração da fórmula dos minutos sobrantes e com a soma dos minutos finais no ensino secundário em tempos de 50 minutos.

Neste post já tinha elaborado um quadro com a possibilidade de distribuição do tempo sobrante na opção das aulas com 50 minutos no 2º ciclo. Pela complexidade de variáveis que podem existir na opção de aulas de 45 minutos ainda não consegui completar o quadro com a distribuição dos tempos pelas disciplinas.

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2012/05/tempos-letivos-45-vs-50-minutos/

9 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Nuno Domingues
    Arlindo,

    Tal como no 2º ciclo, no 12º ano, com a opção de tempos de 50 minutos, sobra 1 tempo de 50 minutos para atribuir. Onde tens número de minutos total: 1000, deves ter 950.

    http://educaraeducacao.blogspot.pt/2012/05/engenharia-curricular-que-sustenta.html

    Um abraço.

       0 likes

    1. arlindovsky
      Alterado. Obrigado pelo reparo.

         0 likes

  2. Nuno Domingues
    Arlindo,

    No 2º ciclo, o tempo que te sobra, na matriz com 45 minutos, na realidade não sobra, é das CN/Matemática. São 9 tempos de 45 minutos para estas. Tens que fazer as contas separadas: os 200 minutos para Matemática e os 150 para CN, de dá respectivamente, 5 e 4 tempos de 45 minutos.
    No fundo as matrizes de 45 minutos, em todos os anos de escolaridade, são as divulgadas como finais pelo MEC em 26 de Março.

    Um abraço.

       0 likes

    1. arlindovsky
      Não necessariamente, visto que 5 blocos de 45 dão 225 minutos o que ultrapassa o mínimo para matemática e os 8 blocos de 45 minutos chegam aos 350 minutos de mínimo na área disciplinar.

         0 likes

      1. Nuno Domingues
        Se tens 200 min só para matemática, com tempos de 45, tens que ter 225min (5tempos). Se sobram 150min para CN, com tempos de 45 min, tens que ter 180 min (4tempos). Mas podem sobrar só 135min, atendendo aos mínimos, dando só 3 tempos a CN. Ou seja, o grupo 230 para além de perder o desdobramento, ainda pode ser o único prejudicado na opção de 45 min.

        Um abraço.

           0 likes

      2. arlindovsky
        Não há um tempo mínimo obrigatório para a disciplina de ciências no documento conhecido. O tempo sobrante tanto pode ir para ciências como para outro qualquer.

           0 likes

        1. Nuno Domingues
          Exactamente por isso.

             0 likes

  3. maria doce
    Nas bienais de 10º e 11º, a Biologia e Geologia e a Física e Química mantêm-se 7 tempos de 45 minutos. Embora não tenha analisado com pormenor a tabela, parece que apenas estão 6 tempos de 45 minutos (ou seja, é válido para a maioria das bienais, mas não para as referidas acima).

       0 likes

  4. Nando
    Não podiamos utilizar em simultâneo tempos de 45 e de 50? Talvez fosse mais benéfico do que outros exercícios que estamos a tentar fazer com as matrizes! Alguma coisa o impede?!

       0 likes

  1. Uma Proposta De Operacionalização Das Matrizes Curriculares « A Educação do meu Umbigo
    [...] Do Blog DeAr Lindo: [...]

       0 likes

  2. O Drama das Decisões » Blog DeAr Lindo
    [...] às sobras dos horários organizados em períodos de 50 minutos a solução que dei aqui foi que os diretores devem forçar o MEC a autorizar que os minutos sobrantes, na opção de [...]

       0 likes

Deixar uma resposta


Get Widget
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers:

Login


by Bliss Drive Review