«

»

Mai 30 2012

Imprimir Artigo

Tempos Letivos 45 vs 50 Minutos

Elaborei esta tabela com os tempos sobrantes para a situação de as escolas optarem por tempos letivos de 45 ou 50 minutos.

No caso do 2º ciclo é possível usar a totalidade dos tempos sobrantes para entregar a uma ou outra disciplina, esgotando-se sempre o tempo máximo por ano de escolaridade.

No caso dos restantes anos caso a opção seja a de utilizar tempos letivos de 50 minutos só será possível usar os tempos sobrantes para atribuição desses tempos no caso de serem usados esses minutos em acumulação.

Os minutos sobrantes no 3º ciclo, na opção 50 minutos, são precisamente 100 que poderiam ser entregues a 2 disciplinas, mas o que pode travar o uso desses minutos é o limite máximo imposto a cada um dos anos letivos.

Seria de bom senso no caso das escolas optarem pelos tempos de 50 minutos que fosse permitido ultrapassar o limite máximo por ano fazendo uso dos créditos de minutos sobrantes em cada um dos ciclos, assim no 3º ciclo deveria ser possível usar os 100 minutos sobrantes para atribuir a duas disciplinas, no 10º e 11º anos usar os 60 minutos sobrantes para entregar a uma disciplina e permitir que os 10 minutos sobrantes do 10º e 11º anos fossem usados em acumulação com os 85 minutos do 12º ano permitindo que nesse ano ou num dos dois anteriores fosse usado dois tempos de 50 minutos mesmo que faltassem 5 minutos no total dos minutos sobrantes.

Se outras ideias surgirem coloco-as em novo post

 

 

ADENDA (14:00) – Atualização do quadro com alteração da fórmula dos minutos sobrantes e com a soma dos minutos finais no ensino secundário em tempos de 50 minutos.

Neste post já tinha elaborado um quadro com a possibilidade de distribuição do tempo sobrante na opção das aulas com 50 minutos no 2º ciclo. Pela complexidade de variáveis que podem existir na opção de aulas de 45 minutos ainda não consegui completar o quadro com a distribuição dos tempos pelas disciplinas.

 

Comentários

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2012/05/tempos-letivos-45-vs-50-minutos/

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog