|
No âmbito da reforma do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) e considerando as novas atribuições da Agência para a Gestão do Sistema Educativo (AGSE), o serviço E72 vai passar a funcionar como canal preferencial de comunicação exclusivamente com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não Agrupadas, privilegiando, desta forma, quem tem de gerir as escolas públicas no dia a dia, dentro de um quadro de autonomia.
Entretanto, a AGSE irá rever em profundidade o modelo de atendimento e suporte, garantindo num futuro próximo um serviço mais eficaz, célere e consistente, alinhado com uma estratégia e com princípios de simplificação e melhoria contínua.
Até à implementação do novo modelo, muito se agradece um especial envolvimento dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não Agrupadas, por deterem um conhecimento aprofundado do Sistema Educativo, no esclarecimento de questões que sejam suscitadas pelos docentes e pelo pessoal não docente articulando, sempre que necessário, com esta AGSE.
Estou certo de que podemos continuar a contar com a vossa colaboração para, em conjunto, melhorarmos o desempenho do sistema educativo.
Uma comunicação simples e eficaz com toda a Comunidade Educativa constitui uma das prioridades da AGSE.
|
|
Com os melhores cumprimentos, O Presidente do Conselho Diretivo |
Set 18 2025
E72 | Comunicação
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/09/e72-comunicacao/




21 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O quê??
Os Diretores passam a comunicar através do E72????
Então é as nossas questões?Os nossos problemas a nível de concursos e outras situações?Sao descartados?
ESTÁ MESMO TUDO PHUDIDO…
O acesso exclusivo ao topo da hierarquia das escolas, são tiques de outros tempos. Comunicação da lei da rolha.
Tenham calma que com certeza irá existir um novo meio de comunicação as coisas estão em mudança é preciso aguardar e ter paciência
Os zecos sem aura não têm direito a questionar as suas excelências alaranjadas que agora mandam nos “institutos”
Voltaste neles agora aguenta, mas isto ainda pode piorar
Falta de respeito pelos docentes deste país. Eis um motivo para se ficar sem aura e aderir na próxima greve.
Estavam à espera de milagres com a redução das estruturas do MECi? E aguarde, porque isto é só o começo.
De estruturas mas não de dirigentes!
“…muito se agradece um especial envolvimento dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não Agrupadas, por deterem um conhecimento aprofundado do Sistema Educativo, no esclarecimento de questões que sejam suscitadas pelos docentes…” What a fuck?
Primeiros: se os diretores tivessem um conhecimento aprofundado do sistem teriam dito ao shô ministro quantos alunos estavam sem professor e ele não teria gasto dinheiros públicos em auditorias que nada concluiram pelos diretores promoverem a opacidade!
Segundos: os diretores não esclarecem nada aos docentes, eles manipulam os docentes e deturpam a informação no sentido de jogar sempre a favor da respetiva autocracia, o que também é bem diferente de autonomis!
Terceiros: esta cambada mete nojo. Ainda hoje encontrei um amigk engenheiro empregado que me confessou não ter dinheiro para mandar a filha para universidade distante. No entanto o shôr ministro das finanças vai descer impostos a empresas que faturam msis de um milhão! Para que raios trabalhamos se nem dinheiro nem tratamento digno nos dão. Um professor não é um indiferenciado qualquer.Um profesdor é um intelectual e a sabedoria tem que ser respeitada. Já edtamos num mundo só para ricos e com censura a la carte!?
É uma forma subtil de deixarem os professores sem resposta às suas dúvidas e de fecharem as portas às reclamações. Sim, faz falta uma greve com muita adesão para não julgarem que nos enganam. Sem o E72 ou plataforma semelhante, estamos a retroceder na democracia, transparência e direito à informação. Colocar os professores nas mãos dos Diretores equivale a coloca a vítima no colo do agressor. Não podemos deixar isto ficar assim e sermos silenciados desta forma!!! Os sindicatos têm de tomar uma posição urgente contra esta decisão de abandonar os professores à sua sorte!!!
Quais respostas? Na maioria dos caso, a resposta era ” devem consultar a lei” ou ” o Diretor é a pessoa responsável para…”.
O E72 é uma perfeita inutilidade
“privilegiando, desta forma, quem tem de gerir as escolas públicas no dia a dia”.
Ainda não parei de rir.
Tenho pena dos “professores” que trabalhavam no ar condicionado e tanto lutavam pela qualidade das escolas e do ensino. Agora lutem dentro das salas de aulas, e não com preceitos ridículos na recusa de qualificações profissionais a professores 🙂
Pelo menos o dito presidente do conselho diretivo podia ter “botado” o nome…
Que falta de respeito pelos professores.
Os Diretores e, tantas vezes os serviços das secretárias não sabem ou não querem esclarecer os professores. Estes mal sabem para si, quanto mais para os outros. Dedicam-se muito mais afincadamente a acumular poder e em perseguir os professores que pensam pela sua própria cabeça.
O E72, era o único meio de comunicação e esclarecimento verdadeiramente competente e independente que havia para esclarecer as dúvidas aos professores.
Esta situação é mais um motivo para marcar presença na próxima manifestação.
Mais um tique
Uma verdadeira catástrofe!O E72, era um excelente e único meio de comunicação e esclarecimento competente e independente que existia para esclarecer as dúvidas aos professores e confronta-las com as dos “diretores” !
Tinha uma pergunta pendente de resposta no E72.
Hoje verifiquei que no SIGHRE já não há o separador E72.
A pergunta passou automaticamente para o diretor?
O separador voltou a aparecer…