Encontro APEVT

Professores de Educação Visual e Tecnológica apostados em manter disciplina

Os professores de Educação Visual e Tecnológica recusam que a reforma curricular acabe com a disciplina no 2.º ciclo do Básico e afirmam que é uma medida sem justificação.

No rescaldo do encontro anual da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, que decorreu, sábado, em Aveiro, José António Rodrigues, presidente da associação, garantiu que os professores “vão continuar a defender a disciplina” e serão “pro-activos” na discussão pública da reforma.

A proposta de revisão de currículos do ensino básico e secundário lançada pelo Governo supõe o fim da disciplina no 9.º ano, que deixe de ser leccionada por dois professores e a sua divisão em duas disciplinas semestrais.

Esta mudança não tem sentido porque não foi calculada nem justificada“, afirmou o docente, argumentando que, com as mudanças propostas, “perde-se tudo o que é a essência da disciplina, que existiu durante 20 anos“.

José António Rodrigues indicou que “não há estudo nenhum em que a disciplina não seja uma disciplina de sucesso ou que traga consigo grandes problemas de organização do sistema educativo ou no currículo do segundo ciclo do ensino básico“.

Os professores temem que aumente o desemprego uma vez que, a concretizar-se, a mudança implica a redução, em alguns casos a 50% – quando as escolas optem pelo modelo semestral -, das horas actualmente consagradas a Educação Visual e Tecnológica.

Em termos pedagógicos, “não faz sentido nenhum crianças com 9, 10 ou 11 anos estarem a frequentar disciplinas semestrais”, referiu.

Manhã


Tarde

Os 6 partidos com assento parlamentar estiveram presentes no painel da tarde, foi confrangedor ver algumas intervenções dos deputados que sustentam a maioria parlamentar. Estranha a reviravolta do PS que acabou por vir em defesa da EVT. Ele há coisas do diabo.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/01/encontro-apevt/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Rolando Viana on 8 de Janeiro de 2012 at 10:11
    • Responder

    Como tu sabes o encontro merece a minha referência quanto à desilusão de ter dedicado cerca de 14 horas de um sábado com as expetativas de discutir propostas relativamente à reorganização curricular e em particular da EVT. Oportunidade perdida!! Pensava ouvir os ilustres preletores com o objetivo essencial de ver discutir/refletir propostas no final. Fico desiludido e com a expetativa claramente desfraldada. No que me diz respeito, estou de consciência tranquila porque pareceu-me ser o único a pedir com insistência a apresentação/discussão de propostas…. a contragosto de alguns consegui apresentar uma e concreta… mas que evidenciou alguns constrangimentos, alguns conflitos de interesse. Meu caro tenho um amigo que me diz “cada um tem aquilo que merece” ele e os professores de EVT lá sabem.

      • bbbbb on 8 de Janeiro de 2012 at 11:53
      • Responder

      Defraudada.

    • Rolando Viana on 8 de Janeiro de 2012 at 12:14
    • Responder

    Verbo transitivo Desfrauldar – Soltar ao vento
    Expetativa claramente solta ao vento…. mais poético!

      • bbbbb on 8 de Janeiro de 2012 at 16:18
      • Responder

      🙂

    • Rolando Viana on 8 de Janeiro de 2012 at 12:41
    • Responder

    Entre outros, o problema importante é que o domínio das TIC é um domínio explorado pela EVT plasmado no currículo nacional das competências essenciais da Educação Tecnológica do 2.º ciclo, documento que embora suspenso, ditou as minhas práticas durante a última década . As TIC também são (eram) consideradas metas de aprendizagem (10) da EVT. Pessoalmente, não aceito que se transforme aquilo que é, ao nível do 2.º ciclo, um domínio de aprendizagem numa disciplina.

    As TIC é um domínio de aprendizagem obrigatório e tem o seu lugar na EVT.

      • tica-mos on 8 de Janeiro de 2012 at 19:46
      • Responder

      Realmente este argumento é muito criativo. Apostem nele, mexam bem os cordelinhos junto das vossas “ligações” e quem sabe conseguem?

    • Alberto Miranda on 8 de Janeiro de 2012 at 14:30
    • Responder

    Ontem estive em Aveiro no encontro da APEVT e tenho a seguinte opinião:
    1º- É lamentável o encontro ter começado muito mais tarde do que previsto;
    2º- O dois paineis da parte da manhã foram muito bons e a acabaram de uma forma muito positiva, com a intervenção do colega Carlos Gomes;
    3º-Na parte da tarde foi também lamentável a intervenção dos senhores deputados do PSD e CDS (posso dizer que fiquei envorganhado, como é que um representante da nação pode fazer um discurso tão mau e estar tão impreparado para o assunto a discutir). O deputado do PS fez um discurso de “encher pneus”;
    4º- Como não foi estipulado um tempo para discursar a cada deputado, isso levou que na parte final do encontro da APEVT, não houvesse um espaço de tempo suficiente e organizado para discutir propostas relativamente à reorganização curricular e, em particular, da EVT (quando foi aprovada a proposta muitos professores já se tinham ido embora).
    Por fim, deixo um alerta para os professores de EVT lutarem enquanto podem, porque se a proposta do Ministério vencer, perdem os alunos e perdem os professores.


  1. O encontro pecou pela falta de tempo para o debate interno. O facto de só às 18 horas ter sido dado espaço para apresentação da linha orientadora da APEVT e para a intervenção dos participantes limitou a conclusão do encontro na procura de alternativas ao documento apresentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: