Comparação curricular no 3.º ciclo
Trabalho do adduo com a comparação das matrizes curriculares do 3º Ciclo, eu também já o tinha feito neste post para o 2º ciclo.
Quem ainda não percebeu o alcance das medidas basta comparar a última coluna com a penúltima e percebem bem o que poderá acontecer em 1 de Setembro de 2012.
7º ANO
8º ANO
9º ANO
ADENDA: Por indicação dos autores dos quadros informo que os mesmos foram alterados no que respeita aos desdobramentos de CN e CFQ.






3 comentários
Hmm há qualquer coisa que não está bem relativamente às CN e FQ do 3º ciclo. De acordo com o que foi esclarecido aqui (http://educaraeducacao.blogspot.com/2012/01/desdobramento-nas-ciencias.html) e aqui (http://profslusos.blogspot.com/2012/01/o-esclarecimento-de-nuno-crato.html) os desdobramentos não estão corretos, logo o número de horas semanais por professor é de 4 e não de 3, ficando assim igual ao presente ano letivo.
Olá a todos….Segundo a proposta da tutela, hist e geo teriam de dividir os tempos semanais atribuidos,. Posto isto, gostaria de saber porque é que a hist aparece com 1, 5(blocos 90 minutos) para os 3 anos do 3º ciclo e a geo com 1+1+1,5 (blocos noventa minutos). Será que já houve uma repartição e eu ainda não tomei conhecimento…Agradecia um possível esclarecimento. Obrigada
Carla,
Ainda não houve distribuição nenhuma das horas hist/geo, portanto isto é uma suposição… com falhas (mas o esforço tem muito mérito, de qualquer forma), baseada provavelmente no que se passa na realidade (com grande número de escolas com mais horas de Hist do que de Geo).
Cabe a TODOS os interessados manifestarem neste período de discussão pública a necessidade de assegurar essa paridade horária no final do 3º ciclo entre as duas disciplinas.