Esta é uma dúvida que todos os anos existe.
Nos anos de concurso interno todos os docentes podem concorrer à Mobilidade Interna, sendo que os docentes QZP são obrigatoriamente candidatos a essa Mobilidade.
Nos anos intercalares, onde não existe concurso interno as regras já são diferentes, visto que as colocações são plurianuais (nº3 do artigo 6º do Decreto-Lei 83-A/2014).
3 — A colocação de docentes de carreira referidos na alínea a) do número anterior, mantém-se até ao primeiro concurso interno que vier a ter lugar, desde que no agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde o docente tenha sido colocado até ao final do primeiro período em horário anual completo ou incompleto, subsista componente letiva com a duração mínima de seis horas
Assim, apenas os docentes que não tenham sido colocados em Mobilidade interna no ano lectivo 2015/2016, os que não tenham o mínimo de 6 horas de componente lectiva para atribuir para o ano lectivo 2016/2017, ou os que estivessem com ausência de componente lectiva em 2015/2016 e não tenham ficado colocados até 31/12/2015 em horário anual é que poderão concorrer à Mobilidade Interna em 2016.
Continua a haver duas prioridades na mobilidade interna:
A 1º prioridade para os docentes com ausência da componente lectiva e a 2ª prioridade para os restantes docentes que podem concorrer.
Como facilmente percebem, a mobilidade interna em anos onde não existe um concurso interno será residual e por esse motivo as alterações de fundo ao diploma de concursos serão apenas feitas para o concurso interno de 2017.
Para terem uma ideia de como pode funcionar a mobilidade interna em 2016 deixo um quadro retirado do manual de candidatura à mobilidade interna de 2014 que em 2016 será em tudo semelhante.
47 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Quer isto dizer que um professor que está a trabalhar na escola em cujo quadro está vinculado e que terá componente letiva no próximo ano não pode pedir mobilidade para o próximo ano letivo?
Pode pedir Mobilidade Interna, na segunda prioridade, pois não foi colocado em mobilidade interna em 2015/2016.
E um QA concorrendo à mobilidade interna na 2ªprioridade, fica colocado por 1 ano ou até ao concurso interno?
E caso n consiga mobilidade tb pode pedir permuta correto? Com a validade de pelo menos 1 ano ..ou não?
Se é QA e não conseguiu colocação em mobilidade interna no ano passado (está portanto na escola de provimento), pode concorrer na 2ª prioridade à mobilidade interna, mantendo-se a colocação até ao limite de 4 anos ou até ao próximo concurso interno. Caso permute com alguém, a permuta mantém-se igualmente até ao próximo concurso interno:
“A permuta dos docentes colocados no procedimento
de mobilidade interna e no concurso de contratação
inicial vigora pelo período correspondente às respetivas
colocações, sem prejuízo de cada um dos permutantes ser
obrigado a permanecer no lugar para que permutou pelo
período correspondente à sua colocação em plurianualidade
nos termos do presente diploma.”
Colega Arlindo,
Sou QZP colocada em 2015 longe de casa, posso concorrer à mobilidade em 2016, na 2ª prioridade, aos agrupamentos mais próximos de casa?Não sou obrigada a colocar todos os da zona?
E se não obtiver colocação? Mantenho a atual, ou sujeito-me a ir para mais longe do que estou agora?
A minha dúvida é, se ao fazer isso posso ainda ficar pior, colocada ainda mais longe, ou não tenho nada a perder, ficando na mesma colocação caso não consiga a aproximação.
Obrigada
Não podes concorrer se continuares com componente lectiva na escola de colocação.
Colega Arlindo
Sou QZP e fiquei colocada na primeira reserva de recrutamento. Então vou ter de concorrer?
Se foi em horário anual não.
Mas nao posso concorrer mesmo que seja em 2prioridade?
Um docente QZP não concorre em 2ª prioridade. Caso tenha sido colocada em horário anual, só pode concorrer em anos que medeiam concursos internos se a escola onde estiver colocada não tiver um mínimo de 6 horas para lhe atribuir.
Olá! Concorri à mobilidade interna na 2ª prioridade e para o ano tenho componente letiva nesta mesma escola (sou QA numa outra escola), quer então dizer que à partida posso ficar na mesma escola e não tenho de concorrer? è automático? como se processa nestes casos?
Obrigada
Caso a escola de colocação continue a ter um mínimo de 6 horas da componente letiva para lhe atribuir, permanece até ao próximo concurso interno.
Quem entrou em QA no concurso interno pode concorrer este ano à mobilidade na 2a prioridade?
Bom dia. Este é o 1¤ano que concorro pois acabei o curso no verão do ano passado. A minha dúvida é quando abrem esse concurso? É no sigrhe?
Nunca ninguém me falou deste processo. Por isso nem as siglas de que vocês falam conheço. No meu caso aplica-se a 1a prioridade sem componente letiva?
Agradeço imenso se puder ajudar.
Susana
Susana é melhor dirigir-se a um sindicato para tirar mais dúvidas.
A si não se aplica esta prioridade..a mobilidade é apenas para quem já está efetivo. Você vai-se candidatar ao concurso externo como contratada
Muito obrigada. Já me fui informar. E já estou a perceber mais um pouco destas grandes confusões que são os concursos de professores. Obrigada 😉
Ui!
Prepare-se para o pior pois está a entrar numa carreira sobrelotada onde não será nada fácil obter colocação. Claro que depende do grupo de recrutamento mas o panorama geral não será bom…
O que a levou a seguir o ensino, onde estudou e em que grupo está?
Boa sorte…
Sou professora do 1º Ciclo e tenho necessidade de mudar de QA por motivos pessoais, quanto mais rápido melhor. Este ano, estou ao abrigo do artº 79 com dispensa da componente letiva mas no próximo ano ano letivo 2016/2017 regressarei às minhas funções docentes.
Já soube que não havendo concursos só posso recorrer à mobilidade interna em 2ª prioridade. A possibilidade de conseguir a mobilidade para outro QA é viável ou quase impossível, uma vez que não há movimentação de professores?
Existe mais alguma forma de conseguir mudar de Agrupamento?
Visto a existência de poucos docentes a concorrer, a probabilidade de ser colocada em 2ª prioridade é elevada, mas claro que depende sempre das suas escolhas, das escolhas dos outros docentes que também irão concorrer e das vagas existentes. Para garantir que consegue, ´so mesmo concorrendo para todo o lado.
Mas as vagas também são poucas porque a maioria está ocupada. Tudo depende do grupo e do qzp.
Boa noite Arlindo,
Concorri o ano passado ao concurso interno e fiquei QA num agrupamento, onde tenho horário completo. Posso concorrer à mobilidade interna este ano (2° prioridade)? Muito obrigada.
Boa dia, Arlindo
Entrei em QZP este junho de 2015 e estou ao abrigo da mobilidade por doença em 2015/2016.
Posso concorrer à mobilidade interna no verão de 2016, na 2ª prioridade? Obrigado pelo esclarecimento
Colega Arlindo, este é o meu 2º ano a estar destacada numa associação. Estou efetiva um pouco longe de casa. Pergunto se ao “regressar” posso concorrer a DAR, na 2ª prioridade. Obrigada.
Boa tarde!
Passei a QZP no concurso do ano passado. Fui colocada logo no final agosto no concurso de Mobilidade Interna em um horário de 18 horas.
Caso a escola tenha um horário com o mínimo de 7h, o que posso fazer?
Caso não possa mesmo concorrer, existem hipóteses de mobilidade para outro organismo público?
Grata pela atenção e resposta.
Sou professora do QE. Posso concorrer para mobilidade para 2016/2017? Quando são os concursos? Obrigada!
Até quando se pode concorrer à mobilidade interna? Estou no caso da Raquel Barros e da Sofia. Posso tb concorrer por doença?
Este ano, estive de mobilidade por doença, será que posso concorrer à mobilidade interna e em que prioridade?? Obrigada a todos! Boa sorte!
Sou QZP no grupo de provimento 100 mas colocada na mobilidade interna na 2º opção no grupo 910. Vou ter que concorrer à mobilidade interna?
Bom dia Arlindo, em 2015 entrei em QE, mas tive requisitado.
Será que posso concorrer à mobilidade Interna ?
Então e os docentes que ficaram colocados por Mobilidade por doença? Também concorrem?
Boa tarde Arlindo. Um docente colocado em mobilidade, para substituição parcial durante este ano letivo, passa à frente dos Quadros dessa escola, na atribuição de turmas para o próximo ano, tendo maior graduação? Ficam os QE com horários que os colocam em risco de mobilidade? Agradecia o seu parecer. Obrigada.
Boa tarde Arlindo,
Sou professor do quadro, nos anos letivos 2014/2015 e 2015/2016 estive com licença sem vencimento de acompanhamento ao cônjuge, por period inferior a 2 anos.
Posso concorrer à mobilidade interna 2016 em prioridade 2?
Obrigada e um grande bem haja pelo seu trabalho
Bom dia,
Pertenço ao QE do Agrupamento Passos Manuel. No entanto, tenho estado, por mobilidade interna, a lecionar no Agrupamento Virgílio Ferreira, nos últimos 3 anos. Este ano tenho que concorrer novamente em mobilidade interna? Se não concorrer, regresso ao Passos Manuel?
Cumprimentos, Ana Lopes
Mantêm-se na escola atual. Só tem de voltar a concorrer, e só se quiser, no próximo concurso interno.
Boa tarde Arlindo,
Sou professora do quadro, nos anos letivos 2014/2015 e 2015/2016 estive com licença sem vencimento de acompanhamento ao cônjuge, por periodo inferior a 2 anos, portanto no ano passado não concorri à mobilidade,. Neste momento estou a trabalhar na escola de provimento (onde sou quadro).
Posso concorrer à mobilidade interna 2016 em prioridade 2?
Obrigada e um grande bem haja pelo seu trabalho.
Cassilda Paz
Olá Arlindo. Tenho uma dúvida sobre os concursos. Sou professora de QA e no ano de 2015/16 fui colocada por Mobilidade Interna noutro agrupamento. Hoje a diretora do Agrupamento informou-me que não tem lugar para mim que tenho que concorrer. Eu regresso ao meu agrupamento de provimento?
Sou QA e pretendo a aproximação ao meu local de residência ou exercer funções temporárias noutro agrupamento, concorro na mobilidade interna na 2ª prioridade, certo?
Boa noite,
Sou professora desde julho de 2015 e este ano estive a lecionar numa escola pública, na substituição de uma docente. Ainda não percebo muito bem o que é um docente QZP, ou QE e, como tal, não sei se devo concorrer ao concurso de mobilidade interna, ou como fazer para concorrer a AEC’s. Será que me podiam ajudar?
Obrigada
QZP e QE são professores dos quadros, pelo que não pode concorrer ao concurso de mobilidade interna. Às AECs desde que tenha habilitação para tal pode concorrer.
Colega Arlindo,
No último concurso interno (ano anterior) mudei para o quadro de agrupamento de uma escola onde exerci funções. Será que posso concorrer este ano à mobilidade interna na 2ª prioridade? Já tentei entrar no concurso mas chega a um ponto e não me deixa continuar.
Aguardo a resposta.
Muito obrigada.
Sim, podes. Basta responder não na primeira e na segunda pergunta. De certeza que respondeste sim.
Caro Arlindo,
Sou PQZP e Professora Bibliotecária, tenho que concorrer este ano ao Concurso de Mobilidade Interna?
Bom dia
Estou a tentar concorrer a mobilidade interna e não consigo passar a última fase da manifestação de preferências. Alguém me pode ajudar por favor.
Volta a candidatura, editar, corre a página até ao fim, clica em graduações, abre graduações, corre até ao fim, clica no botão com a seta para o lado direito. depois é ir às preferências e já abre
Aparentemente há um bloqueio na plataforma. Alguém sabe alguma coisa?
Bom dia. Talvez seja cedo para fazer esta pergunta mas para quando os resultados do concurso de mobilidade interna?
olá colega – sou professora do 320 Franc) e estou na mesma escola desde 1989… ou seja, desde esse ano que nunca mais concorri… mas tudo muda e dei com o seu blog quando procurava informação sobre a próxima oportunidade para concorrer… após 30 anos de serviço e 26 anos na mesma escola, sinto-me desconfortável com muita coisa… e mal por mal,, se o meu grupo é tão escasso … antes tentar à porta de casa.
Por isso, diga-me quando é que os professores do quadro, de nomeação definitiva, poderão concorrer de novo, sendo que o último concurso foi em 2015. Obrigada