Ansiedade cresce nas escolas por causa dos mega-agrupamentos
“Não é por acaso que o próprio ministério nos pediu, já, que indiquemos quantos professores ficarão sem componente lectiva no próximo ano. E é sintomático que, por mais que o desejemos, não saibamos responder“, critica.
Parece incrível que no final de Maio ainda não se conheça o currículo para o próximo dia 1 de Setembro e que o MEC necessite já de números de docentes que se encontrarão em ausência da componente letiva.
Não se prevê um arranque pacífico do próximo ano letivo.
Se este atraso na organização do ano letivo 2012/2013 é mau para o funcionamento do próximo ano, não é menos mau que muitos professores comecem o dia 1 de Setembro com novas disciplinas sem que se conheça qualquer orientação programática para essas disciplinas.
2 comentários
Caros colegas,
Caso não saibam a vossa escola não pode marcar reuniões numa outra escola à qual não esteja ainda agrupada. Digo isto porque tenho conhecimento que foram já convocadas para reunir professores de escolas que serão alvo de mega-agrupamento.
Ora como estas reuniões terão lugar numa das escolas a agrupar, os professores das outras escolas não são obrigados por lei a participar, pois um trabalhador não pode ser convocado a trabalhar num local de trabalho que não seja o seu.
Se a convocatória para tais reuniões for oral exijam que seja feita por escrito e posteriormente enviem-nas para os sindicatos.
Não facilitemos a implementação de uma medida que tanto prejuízo trará ao ensino e ao emprego docente. Recusem-se a participar.
Em Alcácer há ansiedade porque o mega anda “atascado”! Em Alcácer, o prejuízo ao emprego docente surgirá caso não haja mega! Os colegas da Escola Básica de Alcácer TODOS OS DIAS andam debaixo de uma pressão enorme porque não sabem o que lhes vai acontecer! Os alunos já começaram a ser transferidos, ainda sem mega, da básica para a secundária. Os professores estão a ser postos no olho da rua! A situação piorará caso o mega não avance! Os senhores directores e os seus gangs (que incluem vereadores presidentes de conselhos gerais) estão impedindo o avanço porque querem manter o tacho à custa do emprego dos colegas! ABAIXO A VERGONHA E A INDECÊNCIA! MEGA EM ALCÁCER, JÁ!