Dispensas da Prova de Ingresso

Nada de muito diferente do que sempre disse. Neste caso Nuno Crato passou na prova. 😀

 

Documento com as respostas do MEC ao PCP sobre a Prova de Ingresso

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/05/dispensas-da-prova-de-ingresso/

89 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. expliquem-me o porq desta prova…é que nem contratados com 10 anos de serviço entram nos quadros…

    1. O Crato sempre foi um grande defensor desta prova de ingresso. Esta prova é só para Inglês ver já que não terá efeitos práticos nenhuns..

      Só discordo que o Bom não seja considerado até ao final do ano letivo 2009/2010 ou até mesmo até à data da realização da prova.

      1. Todos os docentes com avaliação bom antes de 24 de Junho de 2010 estão dispensados, certo?

        1. Certo

        • Safil on 14 de Maio de 2012 at 18:06
        • Responder

        Só discorda disso? Eu acho a prova absurda por princípio, independentemente do Bom antes do São João ou depois…

          • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:16

          Safil:

          CONTRA A PROVA DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE

          _______________________________________________
          REENVIAR A AMIGOS COLEGAS, SINDICATOS
          _______________________________________________

          Bom dia!!

          Os PROFESSORES CONTRATADOS, vêm por este meio mostrar o seu manifesto contra a prova de ingresso na carreira docente que:

          – desvaloriza a formação dos professores, bem como as instituições formadoras e seus docentes;

          – anula a experiência acumulada dos professores nos seus anos de serviço letivo;

          – desvaloriza a avaliação anual de que os professores são alvo;

          – contradiz em absoluto o facto incontornável de os consecutivos Ministérios da Educação, incluindo o atual, terem considerado os professores contratados profissionalmente competentes para lecionarem, estabelecendo contrato, para agora pôr essa competência em causa;

          – é injusta: São dispensados da prova os professores contratados que obtiveram BOM até 24 de Junho de 2010 e São dispensados da prova os professores contratados que obtiveram MUITO BOM depois de 24 de Junho de 2010 – ONDE ESTÁ A JUSTIÇA?

          – é injusta: o “Bom” que é referido para a dispensa da prova não é considerado até ao final do ano letivo 2009/2010 ou até à data da PROVA.

          – é injusta: o “MUITO Bom” que é referido para a dispensa da prova considerado depois de 24 de Junho de 2010 é NÂO É baseado nos melhores professores, pois nem todos os professores contratados que mereciam ter MUITO BOM o tiveram devido às cotas impostas pelo ME.

          – é injusta: divide docentes entre o antes e o depois de 24 de Junho de 2010, data esta que não pertence a termo de qualquer ciclo de avaliação.

          – desvaloriza ainda todo o trabalho realizado até agora em prol da Escola e dos Alunos, trabalho esse feito em condições precárias (quer pessoais como profissionais), facto esse habitual nos atuais professores nos primeiros LONGOS anos de serviço.

          QUESTÕES:

          1º- O principal objetivo é eliminar todos os contratados?
          2º- Os professores contratados estão a ser tratados como objetos dispensáveis?
          3º- Quem irá, então, realizar a prova? E para quê?
          4º- Os contratados que a fizerem e tiverem aproveitamento na prova, irão ter entrada nos quadros? Ou só podem concorrer se fizerem a prova? Ou primeiro concorrem e depois fazem a prova?
          5º- Os contratados que tiveram BOM em junho de 2010, são tão bons como os contratados que tiveram MUITO BOM posteriormente? Que divisão é essa?
          6º- Dado o “rigor” com que essas avaliações foram feitas, esses professores contratados são mesmo os melhores?
          7º- E os contratados que, por alguma razão, estiveram dispensados da avaliação até 2010?

          Por tudo isto, é por mais evidente que esta prova só tem um objetivo: AFASTAR, DE FORMA INJUSTA, DEFINITIVAMENTE DO SISTEMA DE ENSINO TODOS OS PROFESSORES CONTRATADOS QUE, ATÉ LÁ, AINDA INSISTAM EM SER PROFESSORES.
          Estamos fartos, desgastados e revoltados com toda esta situação.
          BASTA tentarem desunir os professores contratados.
          Estamos UNIDOS nesta e em todas as injustiças que o ME pensa nos impor.
          BASTA de injustiças e ilegalidades que fazem muitos dos professores desacreditarem desta Nação, deste Estado que se diz Democrático.
          As políticas deste ME, estão a provocar uma enorme onda de indignação junto dos professores contratados, que parece querer destruir a toda a força e de forma desmedida a classe docente, desacreditá-la e espezinhá-la.
          Mas estamos UNIDOS, não somos um número, somos PESSOAS. Pessoas conscientes da importância que a nossa profissão tem na sociedade!
          Queremos esta questão tem de ser RESOLVIDA NO IMEDIATO.

          Cumprimentos

          Os docentes contratados

  2. Mas afinal mudou alguma coisa? Só quem teve muito bom apartir de junho 2010 é que vai ser dispensado da prova? Ou serão também dispensados aqueles que tiveram pelo menos bom antes de 2010?

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 0:45
      • Responder

      São dispensados da prova quem obteve BOM até 24 de Junho de 2010 e
      São dispensados da prova quem obteve MUITO BOM depois de 24 de Junho de 2010.

      Não é justo, porque não falam em anos lectivos!?

  3. É injusto! Sabemos muito bem que houve quotas para atribuição de Muito Bom e Excelente aos professores contratados e que, por norma, grande parte destes professores foi avaliado com o tradicional Bom. Faltará saber se o tempo de serviço (de que se falava no tempo da Milu) tb dispensa da prova

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 0:48
      • Responder

      Concordo colega!!! Mas isto ainda não é definitivo, temos de fazer para alterar pelo menos deveriam considerar como o Arlindo disse, considerado até ao final do ano letivo 2009/2010 ou até mesmo até à data da realização da prova. 24 de Junho não marca qq data de fim de ciclo de avaliação! pfvor!!

        • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 0:49
        • Responder

        *considerando e não considerado

  4. Pela parte que me toca, é absolutamente vexatório e ponto final.

  5. Arlindo, o bom obtido nas regiões autónomas também é considerado????

    Obrigado.

    1. Se seguires o link que tenho em cima para outro post ficas a perceber.

      1. Não encontro resposta no link à pergunta do Jorge. Será que o Bom administrativo do governo do Jardim, vale?

          • Ana on 11 de Maio de 2012 at 11:22

          Já vi !!!!!!!!! Obrigada.

    2. Como fica a situação dos PALOP e Timor-Leste? Alguém sabe?

    • Sandra on 11 de Maio de 2012 at 9:28
    • Responder

    A prova de ingresso a ser realizada será para quando?

  6. Prova de Ingresso em «quê»…
    Na carreira…
    Gostei!
    Quero fazer a prova já! Mas, se passar no Exame, quero um lugar nos quadros!

    1. lol….lugares nos quadros? tb quero fazer o exame..e se passar quero um lugarito

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 0:51
      • Responder

      vá sonhando colega 😉 Se assim fosse eu tbém faria sem reclamar xD

    • Coimbra66 on 11 de Maio de 2012 at 10:10
    • Responder

    Arlindo, o Bom obtido no Ensino Particular e Cooperativo também conta? Obrigada

    1. Respondo-te o mesmo que ao Jorge. Segue o link do post.

    • Ana Sofia on 11 de Maio de 2012 at 10:26
    • Responder

    Colegas,
    Será que percebi bem: quem teve avaliação de Bom até 24 de junho de 2010 fica isento da prova, a partir daí ficam isentos os que tiveram B ou MB. É isto?

    1. A partir de 24 de Junho só com MB.

        • Ana Sofia on 11 de Maio de 2012 at 16:59
        • Responder

        É isso! Enganei-me: queria dizer MB e EXC.
        Obg

    • Pedro on 11 de Maio de 2012 at 11:37
    • Responder

    Então na prática só as pessoas que nunca foram avaliadas é que vão fazer a prova, certo? Sim, porque toda a gente teve BOM antes de 24 de junho de 2010…

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 0:53
      • Responder

      eu não! só fui avaliada no inicio de julho de 2010. Ai sorte a minha lololol

        • Vanda on 14 de Maio de 2012 at 15:11
        • Responder

        POis… eu tb só recebi a minha avaliação em Julho de 2010… não percebo….

          • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:18

          Vanda, temos de lutar por JUSTIÇA!!!!!!

    • Pedro on 11 de Maio de 2012 at 11:41
    • Responder

    Se alguém tiver de fazer a prova só a faz uma vez, certo?
    Ou cada vez que há um concurso externo terá de a fazer?
    Se estiver dispensado é definitivo, certo?

    • Miguel on 11 de Maio de 2012 at 12:38
    • Responder

    Houve muitos contratados pela 1ª vez no ano letivo 2009/2010 e muitos deles foram avaliados depois dessa data,enquanto outros e porque o contrato terminou antes tiveram avaliação, logo, deve haver muitos colegas que colocados no mesmo mês fazem prova enquanto os seus colegas ficam dispensados! Por isso julgo que essa isenção deveria ir até ao término do ano!
    Estou a falar, mas julgo estar dispensado porque no ano passado tive Muito Bom!

    • Coimbra66 on 11 de Maio de 2012 at 13:05
    • Responder

    Arlindo,
    Diz-se uma coisa, e quem fez avaliação no biénio 2008-2010, e teve Bom neste ciclo, fica dispensado? mesmo tendo terminado o processo em setembro de 2010?
    obrigada

  7. A avaliação dos contratados é anual e não por biénio.
    O que o Miguel diz em cima é que pode criar algumas injustiças pois quem trabalhou e terminou o contrato até ao dia 24 de junho fica dispensado da prova e outro que trabalhou 365 dias nesse ano e só teve a avaliação depois de 24 de Junho terá de a fazer, isto se até 2010 nunca teve uma outra avaliação.

  8. É injusto, ou fazemos todos os que deram aulas ou ninguém faz! Antes de 2009 nem havia avaliações de jeito agora estão a tentar filtrar pessoal que já iniciou a sua carreira como docente! É cortar as pernas ao pessoal !!!….

    • Marisa on 11 de Maio de 2012 at 13:30
    • Responder

    Isto é anedótico…..quem foi avaliado com Bom até 24 de Junho de 2010 eles consideram competente, quem foi avaliado até 31 de Agosto de 2010, como o meu caso, já é incompetente, como tal, terá de fazer a prova, enfim. Já agora gostaria de saber se os sindicatos vão assinar isto, obrigada.

  9. Arlindo,

    Após terminar o curso (2007/2008), a primeira vez que dei aulas foi no ano letivo 2009/2010. O meu contrato terminou no dia 19 de abril de 2010, como lecionei mais de 180 dias fui avaliada, (não pedi aulas assistidas). Como é obvio, entreguei a minha Ficha de Avaliação do Desempenho antes do contrato terminar. Na Ficha Global de Avaliação do Desempenho que me enviaram para casa, tem a data de 29 de julho de 2010 (Reunião da CCAD). A minha avaliação foi 8: Bom.
    As minhas dúvidas são: a escola podia ter tido a tal reunião mais cedo, visto o meu contrato ter terminada em abril? Será que por culpa da escola vou ter de fazer a tal prova? Se sim, que medidas posso eu tomar para reverter a situação?
    Obrigada.

  10. tive muito bom a 14 de julho de 2010… estou dispensado? eu achoi que sim

    1. Não! Só se fosse antes de 24 de julho!

        • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:00
        • Responder

        BB, queria dizer “antes de 24 de junho”

        pvox, penso que está dispensado pois diz que teve MUITO BOM e não bom.
        Está dispensado sim 😉

    • Marta on 11 de Maio de 2012 at 14:59
    • Responder

    impressionante….estes comentadores só se preocupam com o umbigo deles, se forem só os outros a fazer não há problema, o grande problema é serem eles próprios a fazer, classe irritante.

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:14
      • Responder

      Temos de nos unir e não criticar os colegas,. Temos de nos saber colocar na pele dos outros,ninguém se conhece pessoalmente, ninguém sabe as situações reais em que eles/eu/nós estamos. CRITICAR OS COLEGAS NAO ADIANTA DE NADA.

      É inevitável não pensarmos e esclarecermos inicialmente a “nossa própria situação”. Por outro lado penso que essa atitude não nos impede de nos unirmos e de podemos tentar alterar a situação de forma a que fique o mais justo possível.

      Uma ideia lançou o Arlindo de que seria mais justo que fosse considerado o “Bom” até ao final do ano letivo 2009/2010 ou até mesmo até à data da realização da prova, pois o muito bom e o excelente foram sempre limitados por cotas o que torna tudo ainda mais injusto.

      Temos de mostrar o nosso descontentamento
      Temos de lançar ideias
      Temos de discutir ideias
      Temos de nos unir

      CRITICAR OS COLEGAS NAO ADIANTA DE NADA.

      • Vanda on 14 de Maio de 2012 at 15:17
      • Responder

      Cara colega, não é o facto de serem os outros a fazerem, é o facto de termos sido avaliados, mas nessa avaliação ter a data posterior a Junho de 2010… falo por mim, fui avaliada e mais do que avaliada. O meu estágio era integrado, nada como agora, que nem turmas têm, andei a estudar uma data de anos e agora dizem-me que tenho de prestar novas provas???? E aqueles professores que têm o lugarzinho garantido e que estão nas escolas ” a pastar’? Peço desculpa, mas é uma grande injustiças, pois conheço casos nos quais os professores não dão matéria, os exames de 9º ano Língua Portuguesa) estão próximos e a matéria, muita dela está por dar. Mas nós, os contratados, é que temos de “tapar buracos” e estar caladinhos… porque estamos bem lá no fundo… e mais não quero dizer…

        • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:22
        • Responder

        Vanda nada de lamentações, eu conpreendo e vejo isso tudo. Temos de nos unir e lutar pela IGUALDADE, pela JUSTIÇA!!
        Veja a carta/e-mail que dei como resposta a “SAFIL” lá em cima, nesta página.
        Temos de lutar TODOS por mais justiça 😉

        • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:22
        • Responder

        *compreendo

  11. então, quer que eu vá para as ruas com um cartaz contra esta prova? gostava de saber o que fez ou anda a fazer em relação ao fim do estudo acompanhado e afins, em relação aos colegas de evt, em relação ao estatuto do aluno, etc, etc…
    p.s – o bigode está a fazer-lhe comichão no nariz?

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:18
      • Responder

      Calma colega, nao têm de se atacar! temos de nos unir!!!
      Podemos iniciar enviando e-mail´s para os sindicatos para mostrar o nosso descontentamento…
      é uma pequena ideia.. não sei se é viável
      o que dizem?

    • Vera Esteves on 11 de Maio de 2012 at 15:21
    • Responder

    Alguém me sabe então tirar uma dúvida? Antes de ser colocada no pré escolar em 2009/2010, tinha 113 dias de tempo de serviço, depois nesse ano letivo tive a avaliação de muito bom… qiue foi dada após o dia 24 de Junho de 2010… essa avaliação faz com que esteja dispensada??? Passamos anos a estudar para agora tudo se decidir num exame… Enfim!!!

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:20
      • Responder

      Se obteve MUITO BOM, sim está dispensada, mas pode lutar na mesma por mais justiça…. 😉

  12. Somos a classe mais reles que pode existir, só pensam nos umbigos…….. cambadas………..

    • Marisa on 11 de Maio de 2012 at 15:22
    • Responder

    colegas, o governo até lá ainda vai cair…..da maneira q isto está.

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:21
      • Responder

      Quando li o seu comentário… fez-me rir 😀

    • Marta on 11 de Maio de 2012 at 15:23
    • Responder

    Vera Esteves, seja mais global e não tão individualista.

      • Vera Esteves on 11 de Maio de 2012 at 18:27
      • Responder

      Marta, deixei claro na parte final do meu comentário que acho este exame ridiculo… e não o digo só para mim, falei no plural!!!! Se estou preocupada com o facto de o ter de fazer? Isso é lógico que sim… iria mentir se dissesse o contrário…perguntei porque continua tudo uma grande confusão e pensei que me pudessem ajudar…

    • Vitor Agostinho on 11 de Maio de 2012 at 18:54
    • Responder

    Dou aulas há 16 anos e não vou, obviamente, realizar a prova. Acho é inacreditável o que estou a ler, cada um preocupado com o seu umbigo. Eu, pela parte que me toca, acho que todos deviamos fazer uma prova, até os do quadro. Não para excluir alguém mas para testar conhecimentos científicos. Tenho quase a certeza que os resultados seriam muito curiosos. Também não percebo qual será o efeito prático da referida prova, pois certamente nenhum de nós, mesmo os que já aqui andamos há tantos anos, terá nos próximos tempos quaisquer hipóteses de entrar para os quadros. Enfim…. a montanha pariu um rato!

  13. Portugal é um local cheio de moralistas.
    Um blogue que ajuda muita gente e onde, de forma recorrente, as pessoas colocam questões e duvidas, são logo atacadas numa questão importante. Espero que ao vivo e a cores sejam também assim, frontais (por exemplo na sala de professores) e que não sejam então ratos só na internet. Espero também que estes moralistas tenham estado a ajudar os colegas que ficaram entalados nas colocações este ano (situação dos horários anuais e temporários) na 5 de outubro, eu vi lá muito pouca gente………..

      • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:29
      • Responder

      por isso é que digo que as manifestações já não causam impacto.. ninguém vai!
      Por vezes temos de ter ideias que choquem. A ameaça é nossa aliada,
      Podemos ter ideias de “ameaça” mesmo que depois nada se concretize,
      por vezes é a solução
      CRITICAR OS COLEGAS NAO ADIANTA DE NADA.
      É inevitável não pensarmos na nossa própria situação, MAS essa atitude não nos impede de nos unirmos e de podemos tentar alterar a situação de forma a que fique mais justa.

  14. Arlindo

    Tendo sido avaliada em 2010/2011 em período probatório com muito bom terei de fazer a prova?

  15. É correr com este governo o quanto antes!!!!!!!!!!
    Querem regular a formação inicial vão chatear as Universidades e responsabilizem-nas pelo tipo de formação que proporcionam!!!
    Estou abismada com isto…

      • sónia on 12 de Maio de 2012 at 11:14
      • Responder

      Caros Amigos, Acabei de ler e assinar esta petição online: «Petição para a demissão do senhor primeiro-ministro Pedro Passos Coelho» http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N24571

  16. Olá Arlindo!

    De 2000/2001 até 2006/2007 fui sempre avaliada e tive sempre satisfaz, em 2007/2008 tive bom e em 2009/2010 e 2010/2011 também. No entanto, em 2008/2009 não fui avaliada pois estive de licença de maternidade. Por causa deste ano letivo sem avaliação terei que fazer a prova ou serve o bom de 2007/2008?

  17. Enfim é a ditadura no seu pior…

    • Patrícia on 12 de Maio de 2012 at 1:37
    • Responder

    CRITICAR OS COLEGAS NAO ADIANTA DE NADA. Temos de nos unir e não criticar os colegas.

    O querer saber em que situação estamos (ter de fazer ou nao a prova) não impede a nossa união nem de tentar alterar esta situação de forma que fique mais justa.

    Volto a repetir uma ideia que o Arlindo disse “seria mais justo que fosse considerado o “Bom” até ao final do ano letivo 2009/2010 ou até mesmo até à data da realização da prova”, pois o muito bom e o excelente foram sempre limitados por cotas o que torna tudo ainda mais injusto.

    Podemos enviar e-mail´s para os sindicatos para mostrar o nosso descontentamento…
    é uma pequena ideia.. não sei se é viável
    o que dizem?

    Temos de nos unir

    CRITICAR OS COLEGAS NÃO ADIANTA DE NADA.

  18. Realmente, criticar os colegas não leva a nada e provoca cada vez mais a desunião.
    Temos é de encontrar uma solução que sirva a todos de forma mais justa!
    Mais uma vez, Arlindo, muito obrigada por todo o seu trabalho.

    • Vitor on 12 de Maio de 2012 at 14:25
    • Responder

    O problema que se põe sobre a data 24 de Junho, é devido à sua publicação no Diário da República.
    O articulado anterior, que foi revogado, previa isto:
    “Estão dispensados da realização da primeira prova que se realizar os candidatos a concursos de selecção
    e recrutamento de pessoal docente da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário que ainda
    não tenham integrado a carreira docente que, cumulativamente, cumpram os seguintes requisitos:
    a) Contem, pelo menos, quatro anos completos de exercício de funções docentes;
    b) Dos anos exigidos na alínea anterior, um deve ter sido prestado nos quatro anos escolares anteriores ao
    da realização da primeira prova;
    c) Tenham obtido avaliação de desempenho igual ou superior a Bom.
    …..”

    No meu ponto de vista está melhor, diminui consideravelmente os colegas que teriam que a ir à prova.

    Qualquer que fosse a legislação, sobre a prova, iria sempre prejudicar alguém. A pergunta essencial é: concordam com a prova?
    Eu concordo com a existência de uma prova e que esta deveria existir há mais tempo. Vi muitos colegas de outras instituições a tirarem 19,5 no estágio pedagógico. Sobre o tipo de prova já é outra conversa….

    • Tartaruga Ninja on 12 de Maio de 2012 at 23:19
    • Responder

    No meu ponto de vista, esta prova não é para “Inglês ver”, é na verdade para “partir pernas” aos desgraçados dos contratados, e assim o Mec terá uma boa explicação para eliminar os contratados excedentários.
    Pensem nisto que acabei de escrever….esta prova é para eliminar contratados e o Mec ter uma excelente explicação: vai dizer que os candidatos não reunião condições para ser “bons professores” e por conseguinte, estão eliminados do ensino.

    • Tartaruga Ninja on 12 de Maio de 2012 at 23:23
    • Responder

    Desculpem, mas devido a um erro de performance, escrevi na última frase “reunião”, onde queria escrever “reuniam”.
    Não quero deixar uma nódoa no meu texto…lolololol (senão alguém também irá dizer que não tenho competência para estar à frente de uma turma)!

    • emilia on 12 de Maio de 2012 at 23:59
    • Responder

    quem esteve a lecionar no ano 2008/2009 e obteve a classificação de Bom tem que fazer a prova de ingresso?

      • Ana Sofia on 13 de Maio de 2012 at 11:02
      • Responder

      Emília,
      Pelo que percebi não temos ( o que tb é o meu caso).

        • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:25
        • Responder

        Tendo de fazer ou não a dita PROVA, lutem por mais justiça colegas!!! 😉

        Vejam a carta/e-mail que dei como resposta a “SAFIL” lá em cima, nesta página.

    • Eliana on 13 de Maio de 2012 at 11:28
    • Responder

    Como tantos outros professores contratados, no ano passado fui proposta para Exc – seja lá o que isso for…- e fiquei com bom. E como em 2009/2010 o meu contrato acabou a 31 de agosto, a minha avaliação foi posterior à tal data de junho. Por isso terei de fazer o dito exame. Mas, honestamente, é ridículo e humilhante. Ora vejamos: após 5 anos de licenciatura, estágio pedagógico, 8 anos de serviço (5 deles no público), mestrado (dos antigos) e mais uma pós-graduação ainda nao sou suficientemente boa para ser professora. EU SEI: é só mais um exame… Mas eu devo estar doida… Aliás, devemos todos…

      • Sandra on 13 de Maio de 2012 at 12:52
      • Responder

      Eliana, se tens 8 anos de serviço, certamente, foste avaliada antes de 2009. Logo estás isenta da referida prova.

        • Eliana on 13 de Maio de 2012 at 20:21
        • Responder

        Sim, fui avaliada antes. Sim, devo dispensar o exame. Mas, pessoalmente, considero humilhante que nos deixemos sujeitar a mais “isto”. O problema não é fazer um exame. Já fiz tantos. Já fizemos tantos!!! Mas vamos fazê-lo para quê? Para que o Crato nos diga que afinal podemos ser professores? Ou que, mais ou menos como nos Ídolos, ele nos diga que não percebemos “a ponta de um chavelho”? Hummmm… se calhar é isso… não é um exame, é um casting!!! Até dava para rir, se não fosse tão triste…

    • zaratrusta on 13 de Maio de 2012 at 11:52
    • Responder

    Um tiro nos c***** do Crato, já.

    • zaratrusta on 13 de Maio de 2012 at 13:28
    • Responder

    Vamos lá analisar toda esta confusão:
    1º- O concurso será só em 2013. Até lá o Crato já terá atingido o seu principal objetivo – eliminar todos os contratados;
    2º- Caso, na altura, ainda existam algumas vagas, elas serão ocupadas pelos contratados com mais de 10 anos de serviço (compromisso assumido com os sindicatos), os quais, como é óbvio, não irão realizar a prova;
    3º- Os professores contratados tiveram uma grande oportunidade de mostrarem que têm peso no sistema de ensino (aquando da apresentação da primeira proposta dos concursos), mas nada fizeram. Agora é tarde. Vão ser tratados como objetos dispensáveis;
    4º- Apenas uma pequena percentagem está consciente do que os espera em Setembro. A maioria ainda vive na ilusão;
    5º- Quem irá, então, realizar a prova? E para quê?;
    6º- Os que a fizerem e tiverem aproveitamento, irão ter entrada nos quadros? Ou só podem concorrer se fizerem a prova? Ou primeiro concorrem e depois fazem a prova?;
    7º- Os que tiveram Bom em junho de 2010, são tão bons como os que tiveram Mt Bom posteriormente?;
    8º- Dado o “rigor” com que essas avaliações foram feitas, esses professores são mesmo os melhores?;
    9º- E os que, por alguma razão, estiveram dispensados da avaliação até 2010?
    10º- Por tudo isto, é por mais evidente que esta prova só tem um objetivo: afastar definitivamente do sistema de ensino todos os professores contratados que, até lá, ainda insistam em ser professores.

      • Sebastião Coelho on 13 de Maio de 2012 at 15:11
      • Responder

      Zaratrusta, não acha que não há professores contratados a mais??Mesmo que a carga horaria dos alunos aumente para o dobro haverá professores contratados a mais.

      Que na ultima década foram enganados por algumas Universidades e Politécnicos, que nunca foram regulados pela sua qualidade científica.Outras instituições oferecem pósgraduações e especializações às paletes!

      A população estudantil a diminuir, o numero de professores a aumentar é claro que ia dar confusão mais tarde ou mais cedo.

      Olho para a listagem do grupo 110 e vejo cerca de 30000 candidatos! E só tiro uma conclusão, alguém tem de mudar de vida! Se calhar esta prova leva a isso.

      O que sinto que a escola portuguesa vai perder sangue novo, que era muito importante para a inovação, novas técnicas etc, e vais demorar gerações a recuperar isso.

      Finalmente, os contratados com horários completos auferem cerca de 1000 euros para fazer o mesmo trabalho e possivelmente mais motivados que um colega que esteja nos últimos escalões…..e estes estão sempre a queixar-se!!! que GAITA!!.

      • Patrícia on 13 de Maio de 2012 at 15:41
      • Responder

      So discordo quando diz, “agora é tarde”. , por outro lado tbém concordo que aquando da apresentação da primeira proposta dos concursos, nda fizemos.

      A UNIÃO FAZ A FORÇA

      OS CONTRATADOS NÃO SÃO LIXO!!!!!!!!!

    • C. Santos on 14 de Maio de 2012 at 14:03
    • Responder

    Reponho as questões pertinentes aqui colocadas por um colega. Alguém sabe responder:

    “Se alguém tiver de fazer a prova só a faz uma vez, certo?
    Ou cada vez que há um concurso externo terá de a fazer?
    Se estiver dispensado é definitivo, certo?”

      • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:28
      • Responder

      Ninguém vai responder porque, não vai haver PROVA.

      Vamos lutar colega, LUTE
      Nada se sabe disso, as respostas a essas questões ainda nao existem, ainda nada está totalmente decidido
      Veja a carta/e-mail que dei como resposta a “SAFIL” lá em cima, nesta página.e LUTE!!!

      VAMOS TODOS JUNTOS LUTAR

  19. Arlindo
    Tive bom no ano letivo 2009/2010
    Tive muito bom no ano letivo 2010/2011
    Tenho que fazer a prova?
    Obrigada

      • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:32
      • Responder

      Sim está dispensada, porque teve Tive MUITO BOM no ano letivo 2010/2011, mas pode lutar na mesma por mais justiça…. 😉

      Veja a carta/e-mail que dei como resposta a “SAFIL” lá em cima, nesta página.e LUTE!!!

    • Anabela on 14 de Maio de 2012 at 19:38
    • Responder

    É uma completa injustiça não contar a nota do ano 2009/2010. Enfim!

      • Patrícia on 14 de Maio de 2012 at 21:33
      • Responder

      Veja a carta/e-mail que dei como resposta a “SAFIL” lá em cima, nesta página.e LUTE por mais justiça!!!

    • Duvidas... on 17 de Maio de 2012 at 11:57
    • Responder

    Bom dia colegas, tive Muito Bom no ano letivo 2009/2010. Só me deram a avalização com a data de Setembro de 2010. Perante a atual proposta do MEC será que estou dispensado?

      • Duvidas... on 17 de Maio de 2012 at 11:58
      • Responder

      Peço desculpa pelo erro, queria dizer avaliação…

      • Patrícia on 19 de Maio de 2012 at 2:32
      • Responder

      O que acha colega??

      “São dispensados da prova quem obteve BOM até 24 de Junho de 2010 e
      São dispensados da prova quem obteve MUITO BOM depois de 24 de Junho de 2010.”

    • Ricardo on 23 de Julho de 2012 at 23:10
    • Responder

    “São dispensados da prova quem obteve BOM até 24 de Junho de 2010 e
    São dispensados da prova quem obteve MUITO BOM depois de 24 de Junho de 2010.”

    Gostava de saber se esta dispensa refere-se apenas à avaliação neste ano letivo ou a qualquer ano antecedente em que tenha obtido a classificação de BOM?

    1. Ricardo, não tenho bem a certeza, mas entendo, com essa indicação, que quem teve avaliação de “bom” no ano letivo de 2008/2009 é que tem dispensa, visto que a 24 de Junho de 2010 ainda não está terminado o período de avaliação de 2009/2010 (que é de 1/09/09 a 31/08/2010), portanto, a contar, penso que apenas contam os “Bons” dos anos letivos anteriores.

    • Carlos on 31 de Julho de 2012 at 1:23
    • Responder

    Boa noite

    Tendo em conta as condições que são conhecidas atualmente para a dispensa da prova de ingresso, quem obteve a menção de Muito Bom no ano letivo 2011/2012 e Bom no de 2009/2010 e 2010/2011 fica dispensado da prova de ingresso? Agradeço desde já quem me possa esclarecer. De qualquer das formas é daquelas medidas que rebaixam qualquer classe.

  1. […] … datado de 10 de Maio de 2012. […]

  2. I liked your blog very much.

    I want to thank you for the contribution.

  3. Download Google Chrome

    Google Chrome Download Free

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: