Balanço do Encontro Nacional ANAPET

Quase ao mesmo tempo que a Petição para a Educação Tecnológica obrigatória no 3º Ciclo do Ensino Básico chega às 5000 assinaturas foi publicado no site da ANAPET o Balanço do Encontro Nacional.

 

Os professores de Educação Técnica e Tecnológica reunidos ontem, 12 de Maio, em Lisboa, em Encontro Nacional, sob o patrocínio da A.N.A.P.E.T. – Associação Nacional de Professores de Educação Técnica e Tecnológica – debateram as questões relativas à Revisão da Estrutura Curricular dos Ensinos Básico e Secundário que o Ministério da Educação e Ciência se prepara para fazer publicar, bem como os desafios que se colocam à Educação Tecnológica e ao Ensino Profissional.
O Encontro contou com a participação de diversos painéis de oradores. Do mundo académico, registaram-se as presenças dos professores do ensino superior: Rui Covelo, Sidónio Garcia e Santana Castilho. Em representação dos sindicatos de professores estiveram presentes: Mário Nogueira, da FENPROF, João Dias da Silva, da FNE, e Carlos Chagas, da FENEI/SINDEP. Da APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica pudemos contar com o colega Paulo Fernandes. Dos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República, marcaram presença as Senhoras deputadas Maria José Castelo Branco (PSD); Elza Pais (PS) e Rita Rato (PCP), havendo ainda a registar a solidariedade manifestada pelo Dr. Albino Almeida, presidente da CONFAP – Confederação das Associações de Pais – que não pôde estar presente por dificuldades de agenda.
Todos, com uma única excepção, a da Senhora deputada Maria José Castelo Branco, do PSD, se pronunciaram a favor da necessidade de suspender a revisão curricular que é proposta pelo Ministério da Educação, a qual prevê a eliminação da Educação Tecnológica do 3º ciclo do ensino básico, dado que esta é uma disciplina estruturante do currículo que, entre outras razões, promove a literacia tecnológica e o sucesso educativo dos alunos e deve ser também encarada como propedêutica ao ingresso nas vias profissionalizantes do ensino secundário.
A necessidade do relançamento do ensino profissional, como forma de dar resposta às diferentes aptidões dos alunos e às novas exigências do mercado de trabalho, com igual dignidade com as restantes vias de ensino, foi outra das conclusões a que chegaram os diversos participantes.
No final deste Encontro Nacional foi aprovado, por unanimidade, um documento (manifesto) que vai ser enviado ao Ministério da Educação e Ciência, Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República e aos Grupos Parlamentares, bem como aos órgãos de comunicação social no qual se defende a suspensão imediata da revisão curricular anunciada pelo Senhor Ministro da Educação, em 26 de Março, apelando-se para que este, com humildade democrática, reconheça os graves erros nela contidos, os quais, a não serem, atempadamente, corrigidos podem consubstanciar-se em consequências muito negativas para as nossas crianças e jovens, dificilmente corrigíveis “à posteriori”.
As personalidades presentes requereram ainda ao Senhor Ministro da Educação e Ciência que promova a abertura de um verdadeiro debate público sobre todas as questões relativas à revisão curricular dos ensinos básico e secundário.
Tendo já recolhido as cerca de 5000 assinaturas necessárias, a petição pública sobre a defesa da Educação Tecnológica no currículo do 3º ciclo que foi promovida pela ANAPET, irá ser entregue, nos próximos dias, na Assembleia da República.
A ANAPET manifesta, por este meio, o seu agradecimento público a todos os participantes neste Encontro Nacional e aos subscritores da petição pública, bem como a todos aqueles que se têm solidarizado com as diversas acções que tem levado a cabo, em defesa da qualidade da escola pública, desejando que os respectivos contributos encontrem o devido eco no governo e nos deputados da nação.

Manifesto Aprovado

Comunicado Final

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/05/balanco-do-encontro-nacional-anapet/

1 comentário

    • Jorge on 13 de Maio de 2012 at 20:51
    • Responder

    Viva

    A ANAPET agradece aqui aos professores pela participação neste encontro mas nós PROFESSORES é que agradecemos à ANAPET pelos esforços desenvolvidos!

    Um bem haja a todos os colegas que participaram no encontro!

    TODOS UNIDOS levaremos a bom porto as nossas convicções!

    um abraço

    Jorge Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: