Duas opiniões sobre a disciplina de Cidadania que esvaziam certos discursos inflamados

 

A cidadania não saiu da sala de aula, voltou com propósito

A disciplina de Cidadania não desapareceu, apenas perdeu o monopólio da ideologia. Uma escola que não ensina as crianças a serem activistas, mas a serem cidadãos. E isso, mais do que nunca, faz falta.

 

Eu tive Cidadania

Há um ano era aluna do ensino básico. Sei bem como funcionam (ou não) as aulas de Cidadania. Está na hora de contar a verdade.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/duas-opinioes-sobre-a-disciplina-de-cidadania-que-esvaziam-certos-discursos-inflamados/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • zabka on 25 de Julho de 2025 at 15:21
    • Responder

    A indigência deste indivíduo (director) básico ao colocar dois “artigos” do Beobachter que é apenas um órgão descarado de propaganda da extrema-direita mais retrograda e mentecapta que existe.

    • Mainada on 25 de Julho de 2025 at 16:04
    • Responder

    Se a Maria Isabel de Magalhães era, há um ano, aluna do Ensino Básico e se escreve fluentemente como escreve (como uma adulta fluente) vou ali e já venho.

  1. Em que escola é que 60% da avaliação de Cidadania é dada pelo comportamento?
    Sempre ouvi dizer que mais depressa se apanha um mentiroso(a) do que um coxo.

  2. Cidadania não é ideologia de género. Cidadania é , por exemplo:
    1 – Dar o seu lugar nos transportes públicos a quem mais precisa deles : grávidas, crianças, idosos, deficientes, etc
    2 – Segurar a porta se vier alguém a trás.
    3 – Ajudar alguém que esteja a precisar da nossa ajuda.
    4 – Não mentir nem enganar ou outros e não levantar faltos testemunhos.
    5 – Não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que nos fizessem a nós.
    6 – Não roubar nem ficar com aquilo que não nos pertence.
    7- Ter misericórdia e compaixão do próximo.
    8 – Vestir-se decentemente não provocar escândalos morais.
    9 – não provocar danos no corpo ou na alma do próximo.
    10 – Não rebaixar ninguém ainda que tenha poder para isso.
    11 – Por aí vai….

    • Matos on 26 de Julho de 2025 at 16:11
    • Responder

    Quem puder que leia:
    Pelos vistos o projeto também é social

    O projecto político do Observador
    EXCLUSIVO OPINIÃO – Pacheco Pereira
    https://www.publico.pt/2025/07/26/opiniao/opiniao/projecto-politico-observador-2141784

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading