Comunicado do Conselho de Ministros de 3 de julho de 2025

O Conselho de Ministros, reunido no dia 03 de julho de 2025, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro:
2. Aprovou a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com entrada em vigor a partir do ano letivo 2025/2026;
3. Aprovou o Decreto-Lei que regula a utilização, no espaço escolar, de equipamentos ou aparelhos eletrónicos com acesso à internet, como smartphones, proibindo o seu uso pelos alunos do 1.º e do 2.º ciclos do Ensino Básico, a partir do próximo ano letivo. A adoção de medidas de proibição ou de restrição tem em conta os resultados do estudo do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas sobre as recomendações emitidas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em setembro de 2024, relativas à utilização de smartphones nos recintos escolares;

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/comunicado-do-conselho-de-ministros-de-3-de-julho-de-2025/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Injustiça on 4 de Julho de 2025 at 7:29
    • Responder

    Alguém sabe o que muda na disciplina de cidadania e desenvolvimento?

  1. Como vai ser a operacionalização nas escolas com vários ciclos?

  2. Tudo o que tem a ver com aquela coisa porca… o sexo…

  3. Devia extinguir Cidadania e Desenvolvimento. Não é nenhum ramo do conhecimento e há falta de professores nas escolas!

    Sobretudo não há qualquer fundamentação epistemológica para a existência de tal aberração. Só a justificam por achismo/falta de objetividade

    • fernanda on 4 de Julho de 2025 at 17:42
    • Responder

    Veremos.
    Se for proibir a entrada dos telemóveis é uma coisa.
    Se for a proibição do uso é outra.
    Nesta segunda opção é que o resultado será nulo, para inglês ver.
    O menino usa na primeira vez alguém repreende e fica por aí. Nas vezes seguintes, as direções fecham os olhos porque os pais reclamam e repreende professores e funcionários por “incomodarem os meninos”! Principalmente direções afetas à esquerda e fans da liberdade/libertinagem total.
    Foi isto que vi este ano.

    Da cidadania, se não se despacharem a mandar cá para fora as orientações, nada vai ser feito porque as direções woke já andam a planificar as “cidadanias maravilhosas” para o próximo ano.

    • zé das couves on 5 de Julho de 2025 at 9:41
    • Responder

    Limpar a ideologia da podridão destrutiva!

    • Beatriz on 7 de Julho de 2025 at 9:37
    • Responder

    Um absurdo, esta proibição. Sou professora do 2º Ciclo e o telemóvel tem vindo a ser um recurso natural tal como um lápis, um caderno, um dicionário,… em que só é usado com o conhecimento/autorização da professora. Nunca tive problemas.
    Esta proibição devia ser alargada ao uso dos mesmos, em restaurantes e locais de convívio, nomeadamente para famílias com crianças.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading