Acrescentarão às competências dos diretores:
Autorização de matrícula no mesmo ano de escolaridade e curso;
Autorização de antecipação ou adiamento da matrícula no 1.º ciclo do ensino básico em situações excecionais devidamente fundamentadas;
Autorização de acumulação de funções por parte de pessoal docente e não docente;
Autorização da realização de visitas de estudo, intercâmbios e outras atividades pedagógicas externas;
Autorização de permutas entre docentes, nos termos legalmente previstos;
Concessão de equiparação a bolseiro;
Autorização da revalidação de matrículas anuladas por falta de pagamento de propina ou de prémio de seguro escolar;
Autorização de transferências e matrículas após o termo dos prazos legalmente estabelecidos;
Qualificação de acidentes em serviço, nos termos legalmente previstos;
Autorização para a celebração de protocolos e parcerias com entidades externas que contribuam para os fins educativos, nos termos legalmente aplicáveis.
E ainda poderão surgir mais…




5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
https://escolapublicablog5.com/2025/04/14/coitadinho-ele-e-diretor/?utm_source=chatgpt.com
Não se preocupem e não tenham pena, porque eles não vão largar o tacho! E se pudessem, eternizavam-se no poleiro!
Não entendo bem esta campanha anti-diretores que sempre grassa nos comentários… Tudo bem que o processo de nomeação é menos democrático, mas mais estável, o que é bom se se tratar de um bom diretor (também pode ser mau, claro). Mas a verdade é que é preciso quem faça de tudo. E que a maioria dos professores tem outras preocupações.
Concordo! Se o salário não compensasse, e a vaidade da “sensação de Supremacia” não prevalecesse, nunca haveria candidato à Diretor/a.
Este país continua imbuido na corrupção!
Não vejo por esse prisma, pois já usufruem de suplemento, mas antes mais competências=mais poder e menos estado. Sabendo-se que muit@s diretor@s são déspotas, acautelem-se…