Apesar de tudo, vai deixar algumas saudades.
Mas sair para a aposentação com a lecionação de uma turma é que seria de homem valente.
Mário Nogueira. O mais antigo líder da Fenprof já não regressa à escola
Controverso. Duro. Preparado. Os ministros sucediam-se, ele perdurava. O histórico da Fenprof sai de cena ao fim de 18 anos. Ao PÚBLICO recorda as maiores guerras. Quem com ele negociou, também.
Leitura apenas para assinantes do público.
16 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Não será “Apesar de tudo” e “algumas”, mas “Vai deixar muitas saudades!”. Não lhe falta provar nada e, como tal, sai pela porta grande, deixando um legado para todas as turmas, sejam de Alunos ou de Professores. Homem com carisma, sem medos e sempre disponível para defender os Professores. Devemos-lhe muitas conquistas e se ele não tivesse sido o líder nestes últimos 18 anos, com toda a certeza ainda estaríamos agora a defendê-las. Instintivo, com uma capacidade de trabalho e uma memória invejáveis, deu tudo o que tinha, deixando para trás, muitas vezes, os seus! É hora de voltar para juntos da sua família. Obrigada, Mário!
Não sendo consensual, como é óbvio, temos muito a agradecer-lhe. Sai pela porta grande e com a certeza do dever cumprido. Que fez o que tinha a fazer mostra-o a hostilidade que congregou por parte dos neoliberais, dos direitolas e outros que só vêem números na educação. Da minha parte, um grande bem haja pelo que fez nestes anos à frente da Fenprof, e antes no SPRC.
Felizmente, que não vai ter nenhuma turma ao fim de 18 anos. Mal seria era se tivesse, ainda para mais quando falamos de uma turma de 1.º ciclo!
Na minha opinião, fez um bom trabalho e lutou sempre pelos direitos dos professores.
Vai deixar saudades.
Muito Obrigada Mário.
Bem haja.
Também seriam valentes os Kapos em fim de mandato voltarem às salas de aula que deixaram ainda o Nogueira não era líder da Fenprof…
Foi este senhor “professor” do 1 ciclo e foi precisamente este grupo de colegas que abandonou.
Assinou um acordo que matou a carreira e agora quando finalmente foram repostos os direitos não teve a capacidade de escrever o seu nome no acordo.
Passou o tempo da geringonça a assobiar para o lado…
Uma verdadeira roda dentada da engrenagem do PCP … com poucas ideias próprias e ao sabor das ordens da sede…
Melhor seria se fosse plantar Couves para fazer jus ao seu nome. Foi um senhor este PROFESSOR, porque quem fez o que fez, é concerteza um grande professor nem que mais não fosse de cidadania, de liberdade e democracia. Estas lições são tão ou mais importantes que a lecionação de conteúdios curriculares. Obrigado GRANDE Nogueira!!!!!!!
Boa sorte na nova etapa da vida!
Embora, às vezes, não concordando com algumas posições, fez um bom trabalho,.Foi persistente na luta e sempre presente.
Obrigada e muita saúde👋
Algum dia vai para a uma turma? Arranjou forma de se manter pelo sindicato por uma eternidade! É daqueles que defende a causa pelo que lhe dizem e o que vai ouvindo… Mas tb não merecemos melhor, continuamos a sustentar 10000000 sindicatos x 100000000 delegações. Tudo a descontar para uma ordem e a coisa mudava de figura. Mas isso o pessoal já n acha piada.
Uma ordem não se substitui a um sindicato.
Claro q não mas, neste momento, os sindicatos têm utilidade ZERO! É exemplo disso o grande apoio e colaboração recente de duas entidades pela causa dos professores (FENPROF e STOP…deu para perceber nitidamente, para quem ainda nao tinha percebido, a partidarice, o clubismo, egoísmo e td acabado em “ismo” que para aqui vai). Continuem a contribuir para a causa camaradas, com força…depois é só vir reclamar! Fica o desafio: pesquisem quantos sindicatos existem, vejam o número de delegações de cada um e agora metam lá uns quantos em cada uma delas (e pasmem-se da quantidade de pessoal a mamar e que poderia (e deveria) estar na escola a dar aulas).
Se não fossem os sindicatos, entre outras coisas não haveria RITS nenhuma. Ora, esse é o tipo de reinvindicação que não cabe a uma ordem. A uma ordem cabe mamar as contribuições mensais de quem quer e quem não quer contribuir.
Concordo. Nos sindicatos só paga mm quem é otário. É mm por masoquismo e estupidez
Não podes ser professor. Não vale a pena falar com trolls.
Devo ser otário então, mas com muito orgulho. Sempre fui sindicalizado e até agora que estou aposentado continuo, porque se não houvesse sindicatos (podiam ser menos, é verdade) estávamos bem tramados e se não fosse este SENHOR PROFESSOR a puxar para a frente então nem teria havido luta. Claro que a luta é feita não pelos sindicatos mas por nós. Aí é que está a força do sindicalista, conseguir unir a classe na luta. E eu sei que não era facil com tanto sindicato…
Apenas segue a norma dos directores escolares.