Eram Outros Tempos

…em que a redução da componente lectiva lectiva não era compensada com mais nada. Actualmente, por vezes, existe mais desgaste com a componente não lectiva do que com a componente lectiva completa.
Conheço muitos casos que preferiam ter o horário sem redução, em substituição das tarefas que são atribuídas nas horas de redução da componente lectiva.

 

Mais de metade dos professores tem horário reduzido

 

Envelhecimento é o principal factor para que docentes tenham menos tempo de aulas, mas também há cada vez mais professores antes dos 50 anos com horários incompletos por falta de alunos.

 

 

A maioria dos professores do 3.º ciclo e ensino secundário estão menos de 20 horas por semana nas salas de aulas, segundo revela uma análise sectorial do perfil do docente em 2014/2015, divulgada na sexta-feira pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Ou seja, mais de metade dos cerca de 73 mil docentes destes níveis de ensino tem horário reduzido.

Até aos 50 anos, os professores dão 22 horas de aulas por semana. A partir dessa idade, tal como estipulado no Estatuto da Carreira Docente, têm direito a uma redução do seu horário. É o que se passa com 53,2% dos professores do 3.º ciclo e secundário — que são o maior grupo do contingente de professores do ensino não superior.

 

1
  2
 3
 4

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2016/10/eram-outros-tempos/

3 comentários

    • Do Contra on 4 de Outubro de 2016 at 12:08
    • Responder

    Um escarro esta notícia!… Apenas tem um desígnio: manchar a já “rota” e “esfarrapada” imagem dos professores portugueses.
    Soubessem eles a realidade dos giga/hiper/mega agrupamentos e das escolas…

      • oliveira on 4 de Outubro de 2016 at 13:12
      • Responder

      E do significativo contingente de professores e educadores do 1º ciclo e pré-escolar que nem vale a pena estar aqui a lembrar os números em minutos, como é moda agora…

    • maria on 5 de Outubro de 2016 at 22:08
    • Responder

    Dado o nº elevado de professores contratados deveriam os mesmo ter as mesmas condições. O sistema vide deles e dever-lhe-ia dar as mesmas condições. Aqui fica a ideia para discussão….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: