FNE reúne de emergência e promove entrega de documento no MEC
A Federação Nacional de Educação (FNE) convocou uma reunião extraordinária do Secretariado Nacional para o próximo dia 5 de fevereiro, em Lisboa. Um encontro, agendado com caráter de urgência, para discutir e aprovar uma resolução de denúncia e de alerta face à atual situação do setor da Educação.
Após o Secretariado Nacional os dirigentes irão concentrar-se à porta do MEC na Av. 5 de Outubro, pelas 15h00, onde apoiarão a entrega da resolução aprovada na reunião do secretariado nacional sobre o atual momento social e educativo.
Uma delegação liderada pelo secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, irá entregar o documento no MEC. Após a entrega da resolução haverá uma conferência de imprensa à porta do MEC para divulgar o teor da resolução e anunciar as medidas imediatas de ação.
Esta iniciativa pretende ser um alerta ao MEC para que não prossiga na intenção de levar por diante as medidas propostas pelo FMI. Recusamos em absoluto a dispensa de milhares de professores e outros trabalhadores, como técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais. Não aceitamos a
imposição unilateral do aumento do horário de trabalho, nem novos cortes salariais! O ritmo imposto para a reforma do Estado não pode significar o abandono da Educação. Entendemos que se o Governo optar por este caminho, estaremos perante um grave atentado ao direito a uma escola de qualidade para todos.
Mesmo em tempo de crise, é estratégica a aposta na educação e na formação.
Não aceitaremos um cenário de desvalorização da educação e da formação e dos seus profissionais!





4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Façam lá os mega, acabem com os professores nas bibliotecas e deixem em paz quem dá aulas.
A FNE só acordou agora?????
A reunião apenas foi pretexto para uma almoçarada sindical. Bem podia mandar o documento por correio expresso ou por fax…..mas perdia-se a almoçara, não era?
Vá lá que foi uma concentração de dirigentes (pós-almoçarada). Caso fosse uma concentração de professores convocada pela FNE, estariam muito menos….
No sentido de haver negociações sérias e de forma é que o MEC respeitasse as propostas dos dirigentes sindicais dos Professores, seria no meu entender necessário existir uma convergência sindical sobre os problemas que assolam esta classe profissional. Os sindicatos são mais que muitos e um simples Secretário de Estado, brinca com todos eles, pois sabe que se der uma cenoura a um deles, leva em diante os seus propósitos. Unam-se senhores sindicalistas e apresentem resoluções conjuntas e dou como exemplo duas semanas contínuas de greve e vão ver como o governo muda de atitudes em relação à classe, pois tem os paizinhos depois a questioná-los.