Professores denunciam concursos ‘à medida’

Os critérios de contratação das escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – estão a ser criticados por professores, que acusam estes agrupamentos de, num ano de corte nos contratados, fazerem concursos com requisitos “à medida” de quem querem, passando a experiência profissional para segundo plano.

Tal como os agrupamentos que têm contratos de autonomia, as escolas TEIP gozam, desde 2009, de um estatuto específico, que lhes permite abrir vagas em que a posição nas chamadas “listas graduadas” – baseadas na antiguidade, formação académica e avaliação de desempenho – não tem de ser o factor preferencial.

Esta particularidade já tinha gerado críticas no passado, nomeadamente da parte dos sindicatos, mas passou a ser mais questionada este ano devido ao anunciado corte nos contratos disponibilizados pelas escolas. Um corte que, como noticiou há dias o DN, não será tão sentido pelas TEIP.

Logo que possível vou comprar a edição em papel para publicar a notícia completa.

eis.

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2011/08/professores-denunciam-concursos-a-medida/

1 comentário

1 ping

    • Cristina on 30 de Agosto de 2011 at 2:35
    • Responder

    Acho que também deviam denunciar as escolas com autonomia. Sei que não são tantas como as TEIP, mas ainda são 23 julgo eu…Não se esqueçam de denunciar estas cujos critérios são semelhantes aos das TEIP! Também deviam denunciar as renovações de contrato que excepcionalmente no ano transacto se efectivaram para horários completados até 31 de Dezembro. Estas renovações subverteram completamente o sistema, e se ao ano passado eram injustas, provavelmente este ano ainda se vão sentir mais os efeitos dessas injustiças. Uma coisa podem ter a certeza: estas renovações a título excepcional do ano passado são muitas mais do que os horários TEIP a concurso…Denunciem para a frente, mas denunciem tudo, não só o que convém!


  1. […] do Diário de Notícias, já com alguns dias e que foi originalmente publicada no blogue do nosso colega Arlindo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog