“Não sou filiada em partidos políticos. Já votei em partidos de esquerda e de direita. Voto motivada pelas ideias e pelo perfil de quem as defende.
Contudo, quero registar aqui que lamento a saída deste ministro da educação, pela sua competência, profissionalismo e dedicação. Certamente, estaria a ganhar muito mais noutro lugar, se quisesse.
Para mim, desde que sou professora há mais de 32 anos, foi um dos mais competentes que passou pelo ministério. Não significa isto que concorde com todas as ideias mas, globalmente, a sua ação foi até agora muito positiva.
Durante os governos do PS, senti-me humilhada e desrespeitada anos a fio. Quem estava a liderar a educação e o país, odiava professores, tinha uma imagem muito pouco positiva da classe docente, que se traduzia em passar para a opinião pública ideias negativas, que descredibilizaram a profissão, que a atolaram em burocracia e ideias delirantes, como o projeto Maia e outras, que ninguém avaliou o impacto e cujas motivações foram apenas ideológicas. Porém, os seus efeitos nefastos qualidade das aprendizagens dos alunos – como mostram os resultados obtidos em estudos internacionais pelos alunos portugueses e o nosso dia a dia nas escolas – foram devastadores.
Assim, ao contrário do que aconteceu antes, como na minha geração, a escola deixou de funcionar como um elevador social para os mais desfavorecidos, pois muitos deles saem da escola sem saber nada ou quase nada. Tudo isto em nome dos grandes ideais socialistas.
A valorização das carreiras e outras medidas de incentivo para a profissão, agora urgentes dada a falta de professores, só demonstram como os resultados de tantos anos de governos do PS na educação foram destruidores para a profissão. Chegamos aqui guiados por ideias erradas, quem o fez agora assobia para o lado, como se não fosse responsável por nada. São as gerações futuras que irão pagar essa fatura elevada.
Será intelectualmente honesto que muitos professores se lembrem dos anos que foi preciso esperar pela correção de uma enorme injustiça, como a recuperação do tempo de serviço que nos era devido, e outros aspectos da carreira que introduziram injustiças e arbitrariedades ao longo de anos, o abandono das ideias do projeto Maia, entre outros aspectos que começavam agora a ser repensandos e negociados.
Eu não me vou esquecer de nada disto.”
Retirado de uma página de uma rede social
85 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A bosta do ps nem para ser ministro da sanita.
Hahahahaha…esses odeiam-nos.
Restituição do tempo de serviço congelado?! Até hoje não o recebi. No IGEFE continua tudo na mesma. Já subi de escalão sem o tempo de serviço congelado, mas ainda não no meu vencimento, a escola aguarda cabimentação… Enfim…
O problema está na escola e não no ministro ou Ministério da Educação. No meu Agrupamento os cabimentos estão atualizados até este mês de março e todos os docentes que deviam progredir, com a primeira tranche de RTS, já progrediram.
Exatamente, a escola e o seu diretor é que têm que dar cabimento. Espanta-me muito ainda andares nisso em março…
Deixa lá, com o Costa é que era bom!
Era só recuperação do tempo de serviço!
És um(a) pateta.
És um robô? Estás a falar para quem?
Para ti, ó boi!
Boi és tu, que muges como uma vaca!
Concordo plenamente com a sua posição!! Nunca tivemos um Ministro tão competente, humano e dedicado!! Bem haja!!😊
Completamente de acordo! Também não me vou esquecer de nada disso.
Caso os socialistas se apanhem no poder, vão continuar a massacrar e espezinhar os professores como o fizeram durante anos.
Faço minhas as suas palavras.
Depois do que as duas maiorias do PS fizeram à classe docente e ao país, haver um só professor a votar PS já será demasiado!
O resto é persuasão e doces enganos.
Melhor ministro até hoje! Sinto pena …. mas a sua continuação ainda está nas nossas mãos … Votar em Montenegro …..
Concordo absolutamente, infelizmente não conseguiu acabar a excelente construção que estava a fazer na educação, esperemos que quem vier a seguir o reconduza, independentemente de quem ganhe, seja o partido A ou B, ele deveria ser o próximo
O melhor ministro da educação em muitas décadas, SEM DÚVIDA.
Com a sensibilidade necessária para o cargo e com demonstração de força suficiente para “abanar” certas estruturas “tecnocratas” do ministério.
A força foi tanta que a ariana cósmica escolhida ä pressa pelo costa perneta para a ige nem voou pelo espaço sideral!
pelo menos e no minimo tenham pena de vós próprios, votem no que quiserem menos no xvxalism0!!!
Não entendo por que razão nos odeiam tanto…Concordo com o que disse.
Subscrevo inteiramente as suas palavras. O melhor ministro e o melhor governo até hoje. Obrigada.
Subscrevo inteiramente as suas palavras. O melhor ministro e o melhor governo até hoje. Obrigada.
O texto falha logo em esquecer-se de um dos períodos mais negros para a educação em Portugal, nas mãos de um tal de Nuno Crato… Ou no meio de tanta politiquice, esse período é convenientemente esquecido?
Filipe
És um parvito!
O que o Crato fez:
-Aumentou o número de alunos por turma, reduziu o currículo ao essencial.
– Dispensou professores. Emigrem. Vão trabalhar nos supermercados e nas lojas.
– Uma escola pública para pobres.
Querem um currículo diferente e mais rico, para os vossos filhos? Paguem uma escola privada subsidiada pelo Estado.
O que estava subjacente ao ideário do Nuno Crato era que a Escola Pública podia apenas oferecer o essencial.
A classe média que pague a escola dos filhos.
E assim vai um Portugal injusto e muito desigual!
Mais negro que os socialistas, IMPOSSÍVEL.
Este ministro é realmente competente, contudo comete o erro de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Ele abriu muitas frentes de combate ao nível da reestruturação do sistema de ensino, valorizou a carreia docente fazendo dando a RTS aos profissionais, contudo a mesma RTS ainda apresenta problemas dado que nem todos estão a receber, ao mesmo tempo abriu um processo de revisão da carreira docente, mas não soube conduzir as negociações como deve ser, ao mesmo tempo criou um concurso extraordinário onde aceitou a vinculação em qzp de professores sem qualificação profissional colocando a responsabilidade nas direções das escolas…. Portanto, é o ministro do quase que toca em todos os burros ao mesmo tempo mas que não consegue fechar nenhuma pasta sem criar iniquidades entre a classe docente.
Valorizar a classe docente não dar bolos a uns e migalhas a outros, valorizar a classe docente não colocar não profissionalizados com a mesma categoria nos processos de vinculação que os profissionalizados… O ministro teve boas ideias e mostrou trabalho, mas tal como os alunos fazer por fazer não é a mesma coisa que fazer bem e de uma só vez.
Boa reflexão. Concordo.
Pois, eu também nunca esquecerei.
Apesar de defender ideiais de esquerda, concordo inteiramente com tudo que disse.
Como eu concordo consigo! Mas a ideologia e ordinarice debitadas pelos vários governos ps
(com letra pequena claro!) cujo epítome foi a ministra Maria de Lurdes – refugiada agora na Reitoria de uma Faculdade ps -, só pôs á vista de todos os interessados no processo educativo, o até onde perseverar nas ideologias nos pode levar. Fanatismo puro e letal!
O sr. Ministro da Educação só mostrou à saciedade que não merecia este primeiro ministro, mas enfim é o que temos. Saudações a todos os professores.
Também me parece um tipo competente!
A pior ministra que tivemos foi a Maria de Lurdes Rodrigues. Quem se lembra?
O que é que o Montenegro tem a ver com isso?
Quem criou condições para que a reposição do tempo de serviço fosse possível?
Quem é que não defendia a reposição do tempo de serviço nesta legislatura?
A imagem com que fiquei do Montenegro é de um tipo prepotente e alegadamente corrupto.
Só depende de nós manter este ministro.
Por mim será mantido…
Ó Carlitos, boizito,
Vota no PS.
Deves ser do Chega!
Linguagem imprópria para um docente!
Por favor respeita a opinião dos outros e a reposição do tempo de serviço não começou agora.
As minhas desculpas se feri alguma suscetibilidade.
Completamente de acordo com o post.
Eu cá estarei para votar na AD e penso que que o M E. IRA continuar,NUNCA NINGUÉM FEZ TANTO EM TAO POUCO,MUITA SAÚDE SENHOR M.E. , os meus parabéns para si e para o Pedro Cristo.
Cá estsremos em Maio para retribuir .
Obrigado
Juntos somos mais fortes…
Esta classe deve unir-se para mostrar o que realmente importa para nós e para o interesse dos nossos alunos…
Devemos todos dar uma nova oportunidade a este governo que tanto tem feito pela nossa educação…
Bem hajam
Vamos ter uma agradável surpresa…
A AD sairá reforçada.
Viva a educação, viva os professores, viva os nossos alunos.
Nao sou o ingrato .
CLARO QUE VOU VOTAR EM QUEM ME OUVIU , LEGISLOU E ME FEZ SAIR DO MARASMO QUE VIVI COM ESTES GOVERNOS PS .
NUNCA ESQUEÇO ESSA MLR ,e Joao costa acrescento a Ludmila.
TÃO CEDO NAO VAO TER POLEIRO.
Concordo plenamente…
Subscrevo o que acabei de ler .
Embora já esteja aposentada. nunca vi quem tivesse feito algo a favor dos professores . Tiro o chapéu a este ministro da educação .
Foram uma lástima todos os do PS. Não lembrar o Crato é conveniente? 🙂
Para mim o Ministro que mais sensibilidade teve para compreender os problemas da educação e dos professores. Uma pena se não continuar!
Será por terem uma maioria miníma?
Não quero maiorias absolutas!
Para mim, continuou a ser um ministro da educação igual aos anteriores, retirando direitos e aumentando deveres, pois sou dos velhos professores que entre vários contratos de miniconcurso a nada tinham direito, mas sempre paguei e continuo a pagar para alguns se aposentarem com 55 anos de idade e 36 anos de serviço (um direito alcançado por negociação coletiva que foi injustamente retirado), contudo fiquei no mesmo escalão sem qualquer contagem de tempo de serviço, sem qualquer valorização salarial e sem qualquer redução de tempo para a aposentação (que todos os dias me é prolongado o tempo para a ela ter direito e reduzido o valor a receber) e vou pagar para os que mudaram ou vão mudar de escalão, em resultado do regime democrático da igualdade dos que pagam sempre para os que recebem sempre. Com este ministro passei a cumprir mais uma hora no horário e a permanecer mais tempo na escola ao separarem as aulas práticas de dois tempos com intervalo no meio, para além de ainda mais burocracia diariamente na escola, andando a ser perseguido como o Zeca no tempo do anterior fascismo, por continuarem a votar sempre nos mesmos. O 25 de abril de 1974, que trouxe amplos direitos aos trabalhadores, não se fez com votos!
Mais um…
Mas pagou horas extraordinárias, até 10h por semana.
Para quem está nos 2 últimos escalões, dá um bom complemento!
Com o PS não consegui isso.
Concordo plenamente. Mais do mesmo e esta malta toda contente… Os professores são os servidores obedientes duma máquina infernal imposta pelos burocratas do Ministério e são incapazes de questionar ordens absurdas…
Estes sim foram priveligiados.
https://rr.pt/noticia/politica/2025/03/10/funcao-publica-governo-aprova-novas-carreiras-e-melhoria-de-posicoes-remuneratorias/416937/
Concordo. Se o ps subir ao poder vai voltar com força o ódio que esse partido tem aos professores com a cumplicidade de muitas direções socialistas que continuam com a alucinação do MAIA e outros disparates de extrema esquerda em que a escola pública afundou nos últimos anos.
“Para quem acha que a faseada e pouco universal recuperação tempo de serviço dos professores foi uma enorme dádiva, diferenciando a classe docente das restantes, é bom que desçam à Terra e percebam que, de novo, qualquer discriminação positiva vai dar a outras carreiras da Administração Pública. Quanto a topos de carreira, não há que enganar, as prioridades ficam algures. Há especiais e “especiais”. Claro que nas escolas há nichos especiais onde, em vez de numerário, se “trafica” em tempo, em horas de “crédito”, mas esse assunto complicado fica para desenvolver outro dia.”
In O Meu Quintal
Agora já é bom!!!! Começou a campanha eleitoral junto dos professores.
Já CHEGA
Facho!
Comuna.
De ladrões e de pedófilos!
A campanha eleitoral a favor do PSD e da direita, sempre foi visível neste blog. Até parece que o PSD, ao longo dos anos, fez um excelente trabalho. Tenham vergonha! (E não, não voto PS, mas na direita, NUNCA!).
Se não gostas do blog, temos pena, não o leias! Ter vegonha de quê? De se elogiar alguém que está do lado dos professores, de alguém que está a repor a justiça em prol dos professores.
Foram muitos e durante muitos anos os docentes prejudicados pelas políticas socialistas. De todo o modo. o que aqui está em causa não são partidos políticos, mas sim pessoas que estavam empenhadas em corrigir erros do passado e a melhorar, dignificar e valorizar a situação profissional da classe docente.
O
O elogio que lhe faço é: vá -se catar!!
Esqueceu se de 13000 que estão no topo da carreira, porquê? Roubaram ou usurparam alguém? Que se vão embora estes trastes, mesmo que venham outros , embora não muito melhores!!
Desinfete!!!🤮
Porque a recuperação do tempo de serviço só produz efeito para a progressão na carreira a todos os docentes. Quem já estava no topo ou perto disso, teve a sorte de ter feito grande parte da carreira no tempo em que não havia congelamentos nem escalões com quotas de acesso, além de ter estado congelado em escalões mais avançados da carreira com uma melhor remuneração e um efeito menos nefasto para o cálculo da reforma. O que quer mais…
Amigo ou amiga, não so quero como é um direito meu:TRABALHEI 6A6M7 D, cheguei com topo cumprindo todas as regras instituídas.
O que tinha que fazer era dar o mesmo tempo a todos , não o fazendo vai prejudicar a carreira contributiva aquando da aposentação.
Eu bem sei que há muita ciumeira nesta espécie de classe, mas olhe talvez com a revisão do E CD, a maioria não chegue ao topo da carreira.
Quanto a mim, reforço que o ME que vá….
Mas a carreira contributiva prejudicou a todos. Nenhum docentes vai beneficiar de qualquer benefício em termos de carreira contributiva. A recuperação do tempo de serviço apenas produz efeito para progressão na carreira. Se já está no topo da carreira…
Acontece que , é a Matemática é uma ciência exata, se tivesse chegado ao topo da carreira contabilizando a RT S, óbvio que como contam todos os anos da carreira contributiva, o prejuízo seria menor!
Olha, menos 13000 ….
Quis escrever , menos 13000 votos!
E acredita que quem chegou ao topo da carreira não esteve ultracongelado???
Haja paciência!
Nós do último escalão ganhamos 25 por hora extraordinária.
O governo compensou-nos também ai!
O PSD é mais acessível e compreensivo para aumentar aos escalões remuneratórios, que é neste momento o mais urgente na Carreira Docente!!
Subscrevo na íntegra as palavras escritas pella colega.
Eu vou votar na AD.
É isso votem na AD eles iam subir o valor do escalões, e asso que à volta de 300€, a média.
Já era bom!!!
Graças a este governo podemos dar até 10 horas extraordinárias. Para que está nos 2 últimos escalões dá uma boa quantia, o que ajuda!!
E como diz o povo, se queres ser bom morre ou vai-te. E agora que vinham aí charters de benesses para o ensino público…
Tem é de se apertar com greves aos exames nacionais para eles aumentarem a remuneração
Um bom ministro, sem dúvida. Que haja aqui comunas e esquerdalhos a dizer o contrário mostra bem que a preocupação deles não é a educação, mas sim a seita a que pertencem.
Os alunos sem exames nacionais não entram na Universidade… isso mexo com os pais, avós, etc… ou seja, grande parte do país.
Podemos nessa área fazer check-mate!!!
Tantos bot´s e replicadores do psd/chega.
Alguns repetem o mesmo com nicknames diferentes. Inclusive fack´s.
Professores?!
Não acredito.
“Entre outros pequenos pormenores, o PSD nas últimas eleições para o Parlamento, gastou 35 mil euros no casino de Espinho da Sol Verde , durante a campanha eleitoral, fazendo o hotel desse casino o quartel General da campanha eleitoral do PSD para todo o País. Mais claro que isto não pode haver.
Curiosamente ou talvez não, o mesmo casino que lhe comprou serviços de advogados no valor de centenas de milhar de euros, tendo o casino 5 advogados.”
«…O gasto foi assumido durante a liderança de Luís Montenegro e contrasta com os pagamentos ao mesmo hotel durante outras duas campanhas de Rui Rio, que não chegam aos 6 mil euros…»
Fonte: https://x.com/RTPNoticias/status/1899581098113581367
In Aventar
👍, bem lembrado!
Um anito de governação não é nada. 🙂
Já vinha aí um estudo do “Justino” para aumentar o número de alunos por turma (razão “maior” da falta de professores). Ainda por cima para o 1º ciclo, onde existe uma falta de professores aterradora.
É só meninos!
Não consigo elogiar um ministro que mantém /manteve nas escolas um regime de gestão DITATORIAL. Os professores continuam AMORDAÇADOS. Quem disser o contrário, mente ou é lacaio do poder. Nao há quaisquer direitos em ditadura. Desprezível.
Seria capaz de enumerar uma série de posições com as quais discordo com este ministro a começar pela compensação financeira para (alguns) deslocados. Não voto AD pois não me esqueço de Crato.
Nao voto AD por que não esqueço o Crato.
Não voto PS por que ODEIA os professores.
Não voto bloco ou PCP por que SEMPRE nos mentiram (não cumpriram uma única promessa quando suportaram governos PS, gestão democrática, tempo de serviço…).
Noa voto Livre ou PAN por que são lacaios do PS.
Não voto IL por que quer ACABAR com a escola pública .
Chega? Deus me livre!
E agora….?
Então, forma um partido!
Excelente ministro nunca houve outro igual.
Costuma-se dizer o que é bom acaba depressa e aconteceu.
Não estava espera de tanto apesar de ter votado neste governo.
Obrigada
Eu também voto AD.
Concordo com tudo, exceto na responsabilização exclusiva do PS. Esqueceram-se do governo do Passos Coelho? PSD, certo…
Elsa, só se foi porque o Passos muito contribui para reconstruir o que o Sócrates nos roubou…
Eu voto AD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bem haja
Para os mais esquecidos sugiro um regresso ao passado através do link
https://www.rtp.pt/noticias/politica/nuno-crato-avanca-com-prova-de-ingresso-na-carreira-de-professor_a542266
Somos um povo condenado ao fracasso, não restam dúvidas!
Já o dizia Eça de Queiroz, há quase 150 anos. Já muito antes o dissera o general Galba a Júlio César.
Somos um povo ingrato, somos um povo de memória curta.
Ainda bem que, por enquanto, vivemos num país livre em que alguns, usando e abusando da liberdade de expressão, dizem/escrevem enormidades, autênticos impropérios inaudíveis.
Também não escolhi este MECI, mas curvo-me perante ele, foi o melhor ministro do governo, que agora cessa.
Acho mesmo que vamos ter saudades dele!
Se fez tudo bem? Claro que não, longe disso! Mas alguém está em condições de atirar a 1.ª pedra?
Como alguém disse acima, foi humilde: indagou, escutou, decidiu e, quando errou, soube admiti-lo publicamente.
Depois de tomar posse, apressou-se a tomar medidas concretas que valorizassem a função docente, reconhecia a importância do papel dos professores, esforçou-se por nos dignificar.
Já não nos lembramos, mas tudo isto sucedeu há menos de 11 meses e seguiu-se a longos meses de luta à escala nacional.
À hora que escrevo, fala no Expresso da Meia Noite o antecessor, esse Sr. de muito má memória que, em articulação com o seu Primeiro, deitou o nome de uma corporação inteira na lama, que muito contribuiu para os problemas que hoje grassam na Escola Pública! Que impôs, no sistema educativo português, uma arrepiante política facilitista, absolutamente criminosa para crianças e jovens. Devia esconder-se, a ver se nos esquecíamos das alarvidades que promoveu, mas não tem discernimento para isso.
Ao Sr. MECI, líder de um mega ministério, que vai da pré ao superior, alguns vêm exigir que resolvesse, em escassos
meses, os problemas que outros aventureiros andaram anos a fio a criar. Impossível!
Infelizmente, tolda-nos a perceção o facto de termos, hoje, uma comunicação social tomada de assalto pela esquerda.
É muito difícil encontrar, hoje em dia, fontes de informação credíveis e isentas.
Tenhamos cuidado!