A Federação Nacional dos Professores entrega hoje no parlamento a sua petição em defesa de um regime especial de aposentação para os docentes, que tem em consideração “o elevado desgaste físico e psicológico” provocado pela profissão.
Como confirmam vários estudos, nacionais e internacionais, realizados nesta área, o exercício continuado da docência provoca um elevado desgaste físico e psicológico nos educadores e professores, que se reflete na qualidade das práticas pedagógicas e, por consequência, na própria qualidade do ensino.
O agravamento dos horários de trabalho e a alteração introduzida nos últimos anos ao regime de aposentação, consubstanciada na uniformização de regimes e no agravamento nas condições de tempo de serviço e idade, originam uma profunda injustiça, já que obrigam os docentes a trabalhar para além dos 66 anos de idade (o que, para muitos, significa exercer a atividade docente durante mais de 45 anos), retiram a professores e alunos o direito a condições condignas de ensino e de aprendizagem e dificultam a indispensável renovação geracional do corpo docente.
Considerando o que antes se afirma, propõe-se:
-
De imediato e a título de regime transitório, sem qualquer penalização, a aposentação voluntária de todos os docentes que já atingiram os quarenta anos de serviço e de descontos;
-
O início de negociações que visem criar um regime de aposentação dos professores e educadores aos 36 anos de serviço e de descontos, sem qualquer outro requisito;
-
Enquanto vigorar o regime transitório, a possibilidade de aposentação antecipada dos docentes sem qualquer outra penalização que não seja a que decorra do tempo de serviço efetivamente prestado, com os indispensáveis descontos realizados.
-
A alteração do artigo 37.º-A, do Estatuto da Aposentação, Decreto-Lei n.º 498/72, de 9 de Dezembro, de forma a ser possível a aposentação antecipada dos docentes a partir do momento em que completem 30 anos de serviço independentemente da idade.
A ver no que dá…




4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O SPLIU deu entrada de uma Petição sobre a aposentação em Maio, não podem existir na Assembleia duas petições sobre o mesmo assunto, penso eu de que…
Pode ser….talvez resulte nalgum coisa…
A entrega está prevista para breve, após a discussão da petição sobre o fim da requalificação e mobilidade especial.
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=95&doc=9858
Parece-me obvio este tipo de tratamento relativo à aposentação. Aliás, o Partido Socialista, referiu no seu programa privilegiar (de alguma forma) as carreiras contributivas mais longas.
Por outro lado, uma politica de emprego para os mais jovens implica necessariamente a saída dos mais velhos dos quadros de forma a permitir a abertura de vagas. Diga-se em abono da verdade que era importante uma lufada de ar fresco na profissão docente.
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/fenprof-entrega-peticao-pela-aposentacao-dos-professores-ao-fim-de-36-anos-1716246