Voltar a Espaço Publicitário

Neymar voltará a jogar a um nível elevado? José Luís Horta e Costa comenta

Em outubro de 2023, Neymar Jr. sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo enquanto jogava pela seleção brasileira contra o Uruguai, nas Eliminatórias para o Mundial de 2026. O especialista em desporto José Luís Horta e Costa recorda que o avançado brasileiro passou a maior parte de 2024 em repouso antes de finalmente poder voltar aos relvados numa partida pelo Al-Hilal, um ano após a lesão.

Contudo, na sua segunda partida pelo clube saudita, durante a Liga dos Campeões da Ásia, em novembro de 2024, Neymar Jr. aparentou ter sofrido uma nova lesão, desta vez muscular. O escritor desportivo aponta que o jogador poderá ficar de fora por mais algum tempo. A seguir, José Luís Horta e Costa oferece mais detalhes sobre o desempenho de Neymar nos últimos anos e avalia se será realmente possível o jogador brasileiro voltar a jogar a um nível elevado.

 

Historial do craque: Neymar Jr.

Aos 32 anos, Neymar Jr. é um jogador brasileiro que já passou por quatro clubes na sua carreira: Santos, Barcelona, Paris Saint-Germain e, atualmente, o Al-Hilal. Com quase 15 anos de carreira, o craque, que atua na posição de avançado, já acumulou diversos títulos e prémios individuais pelo seu desempenho.

Neymar Jr. venceu a Copa do Brasil de 2010 e a Copa Libertadores de 2011 pelo Santos, perdendo no Mundial de Clubes nesse mesmo ano para o Barcelona, clube que seria o seu destino em 2013.

“No Barcelona, Neymar jogou ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. Nessa altura, o brasileiro foi apontado como um dos melhores jogadores do mundo, principalmente na temporada 2014/2015, quando marcou o golo que deu a vitória na Liga dos Campeões ao clube”, resume o blogueiro José Luís Horta e Costa.

No entanto, o especialista em desporto explica que “o Barcelona foi fonte das maiores alegrias de Neymar, mas também contribuiu para as tristezas atuais”. Segundo José Luís Horta e Costa, foram as temporadas no Barcelona, entre 2013 e 2017, e no PSG, entre 2017 e 2023, que provocaram o acumular das lesões físicas.

“A sua primeira lesão de maior gravidade foi uma fratura do metatarso, que, especula-se, tenha ocorrido em 2017, durante o seu processo de transferência do Barcelona para o PSG. Esta foi a primeira de outras lesões graves, como uma nova fratura no metatarso, que o afastou dos relvados durante mais de 80 dias na temporada 2019/2020, seguida de uma rotura de ligamentos no tornozelo, lesões na coxa e lesões no tornozelo”, conta o analista.

José Luís Horta e Costa estima que o jogador já sofreu cerca de 40 lesões, tendo perdido mais de três anos e meio de jogos devido a recuperações e cirurgias. “Essas lesões causam problemas para além delas próprias, já que podem influenciar a sua recorrência, como tem vindo a acontecer”, diz o escritor desportivo.

Ele ainda sublinha que, “mesmo assim, é impossível não admirar o trabalho do avançado, que, apesar de tudo, conseguiu marcar mais de 350 golos e dar mais de 200 assistências nas quase 600 partidas disputadas pelos clubes (não contabilizando os jogos pela seleção brasileira)”.

“Mas muitos me perguntam: por que ele sofre tantas lesões? A explicação é simples: pelo seu estilo de jogo. O que faz de Neymar um excelente jogador é também o que o prejudica. O seu jogo, repleto de dribles e posturas ofensivas, com mudanças bruscas de movimento, facilita o surgimento de problemas”, analisa José Luís Horta e Costa.

Lesão em outubro de 2023

Após sofrer uma queda durante a derrota do Brasil contra o Uruguai em outubro de 2023, Neymar Jr. foi imediatamente substituído. Algum tempo depois, foi confirmada uma rutura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo, o que afastou o brasileiro dos relvados, exigindo uma cirurgia.

No Al-Hilal, clube saudita com o qual havia assinado um contrato em agosto de 2023, Neymar havia disputado apenas cinco jogos, marcando um golo e fazendo dois passes para golo.

Em maio de 2024, o treinador português Jorge Jesus, que comanda o Al-Hilal, comentou sobre o regresso do jogador: “O tempo que dão ao Neymar, numa lesão dessas, é normalmente entre 10 e 11 meses. Neymar não vai estar operacional no princípio da próxima temporada. Pensamos que em setembro, outubro, ele possa estar em condições de poder competir”.

“Dito e feito,” conta o escritor desportivo José Luís Horta e Costa, “essa, que foi a décima lesão sofrida pelo avançado nos últimos seis anos, precisou de um longo tempo para ser curada, assim como tratamento intensivo, treinos constantes e fisioterapia — o que consumiu precisamente um ano do contrato de Neymar,” acrescenta.

Retorno recente

Em 19 de outubro de 2024, Neymar anunciou o seu regresso às partidas do Al-Hilal, afirmando estar disponível para o jogo seguinte da Liga dos Campeões da Ásia contra o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Um dia antes, o treinador da equipa, Jorge Jesus, confirmou que o avançado havia recuperado totalmente da grave lesão no joelho que o afastou por um ano.

“Neymar foi convocado para a partida contra o Al Ain e fez uma boa estreia, tendo em conta o tempo que esteve fora dos relvados. O avançado brasileiro entrou para substituir Nasser Al-Dawsari aos 32 minutos do segundo tempo, quando o marcador estava 5-3 a favor do Al-Hilal, e quase marcou mais um golo para a equipa. O Al-Hilal acabou por vencer aquele jogo por 5-4, resistindo ao acréscimo enquanto o Al Ain tentava o empate,” resume José Luís Horta e Costa.

No entanto, no jogo seguinte contra o Esteghlal, no início de novembro, Neymar Jr. acabou por sofrer mais uma lesão, desta vez menos grave. Neymar entrou aos 12 minutos do segundo tempo na partida da Liga dos Campeões da Ásia, que o Al-Hilal venceu por 3-0.

Menos de 30 minutos após entrar em campo, o jogador levou uma pancada na perna direita, num lance de falta. Logo depois, sentiu uma dor na área ao tentar uma jogada ofensiva, o que o obrigou a sair do jogo.

“Uma lesão muscular após tanto tempo de recuperação não é incomum. Mesmo com fisioterapia e treinos, o corpo acaba por ficar desacostumado com o ritmo da competição,” explica o escritor desportivo José Luís Horta e Costa.

No site oficial do jogador pode ler-se: “Os exames revelaram que Neymar Jr. sofreu uma lesão nos isquiotibiais. Ele passará por um programa de tratamento e reabilitação que durará de quatro a seis semanas”.

Ele jogará a um nível elevado novamente? José Luís Horta e Costa analisa

Atualmente, o craque da seleção brasileira permanece afastado dos relvados, a recuperar da lesão nos músculos da parte de trás da coxa. Mas será que ele voltará a jogar a um nível elevado? O especialista em desporto José Luís Horta e Costa explica abaixo:

“Muitos meios de comunicação apontam que o Al-Hilal planeia rescindir o contrato com Neymar na próxima janela de transferências, em janeiro. Isso seria compreensível, já que, desde a sua chegada ao clube, em agosto de 2023, o avançado jogou apenas sete vezes, marcando um golo e fazendo três assistências — e o Al-Hilal esperava vê-lo em campo, de preferência a marcar mais golos,” conta o escritor desportivo.

“É como tentar repetir os feitos e esperar resultados diferentes. Neymar já sofreu tantas lesões — nos pés, tornozelos, joelhos, músculos e ligamentos das coxas — que se torna quase impossível ele apresentar o mesmo desempenho de antes. No entanto, acredito que o génio não se perdeu, ainda”, explica.

“Não acho que Neymar voltará a jogar como jogava no Santos, no Barcelona ou até mesmo no PSG, mas acredito que continuará a estar sempre acima da média, mesmo com tantos obstáculos,” conclui o blogueiro.

Quem é José Luís Horta e Costa

Um blogueiro conhecido pelas suas análises apuradas, José Luís Horta e Costa tem um público fiel de seguidores nas redes sociais que acompanha os seus artigos e opiniões sobre jogadores, torneios e clubes do futebol português e europeu. O escritor desportivo, natural de Lisboa, escreve para órgãos de comunicação portugueses e dedica-se a trazer avaliações sobre temas relevantes no mundo dos desportos.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/about/espaco-publicitario/neymar-voltara-a-jogar-a-um-nivel-elevado-jose-luis-horta-e-costa-comenta/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: