Análise comparativa: Decreto-Lei n.º 32-A/2023 vs. Decreto-Lei n.º 209/2026

O novo diploma, Decreto-Lei n.º 209/2026, de 3 de novembro, introduz uma alteração profunda ao regime de recrutamento e colocação dos docentes.

A mudança não é apenas uma atualização das regras dos concursos. É uma alteração do próprio modelo de gestão dos recursos humanos das escolas.

A principal diferença é esta:

  • Regime anterior (32-A/2023): recrutamento através de vários procedimentos sucessivos, com momentos específicos ao longo do ano.

  • Novo regime (209/2026): dois procedimentos nacionais centralizados, um anual para necessidades permanentes e outro em contínuo para necessidades temporárias.

Há, contudo, uma particularidade importante: o novo diploma entra em vigor no dia seguinte à publicação, mas as novas regras de recrutamento produzem efeitos apenas a partir do ano letivo de 2027/2028. O regime anterior continua a aplicar-se aos procedimentos destinados a 2026/2027.

Vou deixar em vários artigos um conjunto de alterações que considero mais relevantes.

 

1. As principais alterações numa tabela

 

Matéria Decreto-Lei 32-A/2023 Decreto-Lei 209/2026
Modelo concursal Vários procedimentos sucessivos Dois procedimentos centralizados
Concurso interno/externo Concursos anuais PCIE anual
Necessidades temporárias Mobilidade, contratação inicial, reservas e contratação de escola PCeC em contínuo
Colocação ao longo do ano Reservas de recrutamento e contratação de escola Procedimento contínuo centralizado
Prioridades Três prioridades no concurso externo Seis prioridades no PCIE e cinco no PCeC
Habilitações Regra geral, qualificação profissional Admite também candidatos apenas com formação científica, em condições previstas no diploma
Candidatura Fases e validações próprias Candidatura digital atualizável ao longo do tempo
Tempo de serviço Apuramento segundo regras do registo biográfico e declaração documental Apuramento oficioso através do registo biográfico digital e interoperabilidade
Preferências Manifestadas nos momentos previstos para cada concurso Podem ser manifestadas independentemente da existência de vagas ou horários
Gestão dos docentes sem componente letiva Gestão local e Conselho de QZP Candidatura obrigatória ao PCIE e/ou PCeC, conforme a situação
Aceitação Cinco dias úteis no concurso interno/externo e dois dias úteis nos restantes procedimentos, com regras específicas Dois dias úteis no PCIE e um dia útil no PCeC
Auditoria Não existe um regime específico de auditoria do algoritmo neste diploma Auditoria regular obrigatória ao algoritmo de colocação

A alteração mais importante é a substituição dos procedimentos sucessivos por um mecanismo de colocação contínua.

 

2. Fim da mobilidade interna, contratação inicial e reserva de recrutamento enquanto procedimentos autónomos

 

Esta é uma das alterações estruturais.

No regime anterior existiam diferentes fases:

  1. Concurso interno e externo.

  2. Mobilidade interna.

  3. Contratação inicial.

  4. Reserva de recrutamento.

  5. Contratação de escola.

O novo diploma passa a organizar o recrutamento em apenas dois procedimentos:

PCIE — Procedimento Concursal Interno e Externo

  • Realiza-se anualmente.

  • Destina-se às necessidades permanentes.

  • Permite a mobilidade dos docentes de carreira.

  • Permite o ingresso de novos docentes nos quadros.

PCeC — Procedimento Concursal em Contínuo

  • Destina-se às necessidades temporárias.

  • Abrange horários completos, incompletos e compostos.

  • Funciona durante todo o ano escolar.

  • Tem uma primeira fase antes do início do ano letivo, para mobilidade e contratação inicial.

  • Continua posteriormente, acompanhando as necessidades que vão surgindo.

Na prática, deixa de existir a reserva de recrutamento como procedimento autónomo, sendo as necessidades temporárias tratadas no PCeC.

É importante notar que o diploma prevê uma primeira fase do PCeC antes do início do ano escolar, pelo que não significa que todas as colocações sejam feitas diariamente desde o início de setembro.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2026/11/analise-comparativa-decreto-lei-n-o-32-a-2023-vs-decreto-lei-n-o-209-2026/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading