As medidas preventivas de controlo ao novo coronavírus, por agora…

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/03/as-medidas-preventivas-de-controlo-ao-novo-coronavirus-por-agora/

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Esta INCOMPETENTE ainda não percebeu que o maior foco de contágio está nas escolas. Que está à espera para decretar o encerramento, já?
    Antecipava a paragem da Páscoa e atalhava o contágio. Simples. Os meus filhos faltam a partir de segunda-feira. Há coisas MUITO mais importantes
    Nota: e o delgado de saúde que afirmou que as crianças não corriam riscos…agora que já há vários infectados já se demitiu?

    • Matilde on 8 de Março de 2020 at 13:04
    • Responder

    PLENAMENTE DE ACORDO CONTIGO!
    É ISSO MESMO!

  2. A universidade do Minho encerrou.
    Perguntem aquele delegado de saúde de Lisboa porquê?

      • Jose justo on 8 de Março de 2020 at 13:30
      • Responder

      O problema é que não fechou. Apenas fecharam as instalações do curso de História devido a casos de coronovírus naquele sitio.
      Mas o coronovírus não infeta as pessoas? E elas não têm mobilidade, não vão à cantina, e a outros lugares juntos com outras de outros cursos? Não vivem em apartamentos e quartos com outros colegas? ESTÃO À ESPERA DE QUÊ PARA FECHAREM TUDO?!!!!!

  3. Fechou tudo.

    • Pardal on 8 de Março de 2020 at 15:41
    • Responder


    Caros colegas

    Não sejam alarmistas.

    Haja bom senso. A Senhora Ministra e muito bem, referiu que tudo está acautelado. Cada coisa a seu momento.

    Caros colegas repensem (isso sim) as vossas saídas para o estrangeiro e não façam como aquela professoreca da amadora que foi para Itália tirar umas fotos para colocar no facebook e bater tacão na sala dos professores. O filho da dita cuja (defensora da escola publica) como está matriculado num colégio privado provocou o seu encerramento.

    1. Fala-nos da competência do delegado de saúde de Lisboa, que o teu partido nomeou ….!!!!!

        • Paulo on 8 de Março de 2020 at 21:19
        • Responder

        O pardaleco político só responde ao que lhe interessa.
        Não tem argumentos plausíveis para nada.
        Sinceramente…

  4. Deviam fechar todas as escolas da região Norte e proibir aglomerados! Têm o exemplo de Itália do que estão à espera???? Se não as fecharem agora e tomarem outras medidas de contenção já será tarde… O problema não é a mortalidade do vírus, que é bem maior que o da gripe normal, o problema é que não será possível tratar tantos ao mesmo tempo, Portugal não tem os meios da Alemanha, nem dos países mais desenvolvidos da UE, nem sequer da Itália… Decisões como eras são muito difíceis de tomar, mas depois terão de tomar medidas mais gravosas como as de Itália! A ordem deveria de ser a de ficar em casa com saídas apenas para o estritamente necessário. Foi assim que se parou a epidemia em Macau! Aqui cometeu-se um erro básico que foi não colocar imediatamente de quarentena os que chegavam de países com grandes surtos e não fazer nenhum tipo de controle aos que chegavam… E comecem a preparar para que tudo corra pelo melhor! Isto não é ser alarmista, porque muitas das pessoas não necessitarão, como dizem os dados até agora, de cuidados médicos especiais, mas há 10% em Itália que precisam… O que é um número muito e.levado… Atrasar a epidemia é essencial por todos os motivos. Se não fecharem as escolas e limitarem zonas de grande afluência há uma probabilidade de não correr bem… Deveriam de encerrar mais escolas , pelo menos no norte e , no sul , nas zonas onde existe a mínima suspeita… Faça-o pelos Portugueses senhor ministro da Educação, Senhora Ministra da Saúde, não ignore Itália!

    • Matilde on 8 de Março de 2020 at 15:49
    • Responder

    Senhor Pardal:
    Não sejamos parolos a pensar que o problema está nos estrangeiros.

    • Matilde on 8 de Março de 2020 at 15:56
    • Responder

    Concordo EU.
    Fechar no Norte,Centro e Sul.
    Estamos em alto risco e os alunos também!
    Para evitar o grande pânico e para prevenir,fechar as escolas já POR FAVOR!!!
    Já há elementos para avaliar os alunos no 2ºPeríodo. Faltam 3 semanas para acabar as aulas.Não adiem o encerramento das escolas senão poderão encerrar mesmo por falta de professores que adoeceram…
    A situação é MUITO GRAVE mas ainda podemos prevenir o pior.
    ENCERRAR AS ESCOLAS…

    • Pedro on 8 de Março de 2020 at 17:09
    • Responder

    Na Secundária Gonçalves Zarco (MATOSINHOS) há pelo menos um aluno de 11ano que foi de férias de carnaval para Milão com a família. Voltou à escola como se nada fosse. Esperemos que nada aconteça.

    • engripada on 8 de Março de 2020 at 17:53
    • Responder

    Liguei para a linha de saúde pois estou com temperatura baixa, tosse e dores no corpo e mandaram-me ir trabalhar amanhã. Como não viajei não sou um caso suspeito. Até aí tudo bem, mas disseram-me para manter uma distancia de 1 a 2m dos alunos e colegas… what? Sou professora de educação especial, impossível! Dizem que são as indicações que têm…

      • Filipe on 8 de Março de 2020 at 21:24
      • Responder

      Essa gente não tem o mínimo de conhecimento da escola publica.
      Mas pergunto, o que está esta gente a fazer no ensino?

    • Prof on 8 de Março de 2020 at 22:59
    • Responder

    Preferem adiar o inevitável, apenas para descanso da população e evitar a queda no turismo… o foco está a norte – Porto, Braga, Felgueiras. Quanto mais tarde forem tomadas medidas, mais sérias serão as consequências. Fechar agora, permitiria evitar muitos contágios e escolas à beira de um ataque de nervos. Não faz sentido que andemos a tremer de cada vez que um aluno tosse ou espirra, a tentar adivinhar de que doença padece. Isto não faz sentido nenhum. Já basta sermos professores, psicólogos, assistentes sociais… agora também enfermeiros?!… Tenham dó. Se houve linha de crédito de 100 milhões imediatos para as empresas e haverá mais de 1000 milhões para o Novo Banco, para as escolas, como é? Afinal, até à semana passada que escolas cumpririam todas as condições higiénico-sanitárias da DGS? As mesas estão afastadas 1 metro umas das outras? Gel antibacteriano, há? Limpeza frequente com solução alcoólica, existe?… Enfim, sempre a fazer de conta.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: