A Opinião de António Alves nO Meu Quintal no “Esta Gente é Mesmo Rasca” (Rasca é Favor)

António Alves

Num país decente uma coisa destas teria consequências políticas muito sérias, mas não em Portugal…
É esta a mesma gente, de facto, que acompanhou o ”inginheiro” e a Professora Doutora Maria de Lurdes Rodrigues… No fundo nada mudou… Continuam a ter a mesma ideia de estado: que serve o partido e um núcleo de privilegiados que gravitam à dos caciques e ”trepam” pelas jotas… Para eles os cidadãos são uma espécie de ”cão de migalhas” que gane e protesta numa gamela vazia… É por esta ideia, porque não admitem afronta, porque nem sonham o que é Democracia, porque foram criados para serem as alcoviteiras do tanque, que não perdoam aos professores! Este ressabiamento é profundo, e particularmente grave, porque nem sequer é disfarçado… Este ódio transbordou, de modo subliminar, para a sociedade e tornou os professores numa classe útil mas sem autoridade e prestígio…
É gente com esta ética que maquina as jogadas, faz Leis, move os ódios, bate o pé a qualquer direito justo, mesmo que não oneroso… Como poderemos dormir sob tal mando??? Nós, a maioria, que trabalhamos afincadamente, que ganhamos mal, que não tocamos numa couve do vizinho, que nos esfrangalhamos de trabalho e reuniões para lá de todas as horas , que somos humilhados por políticas educativas que forjam um falso sucesso, que fazemos quilómetros de tralhas e filhos às costas para servir o Estado, que nunca roubamos, que não temos amigos no sistema…
São estes que sussurram aos jornais que somos pagos de fortuna, que o nosso trabalho é pouco, que nos besuntamos de férias, que naufragamos em privilégios… É por isto, por causa disto, que as negociações são uma encenação de roteiro previamente escrito… É por isso que o actual Ministro da Educação não admite sequer ser contrariado… É por isso que farão até o contrário do que queremos… É por isso que nem nas questões que não trazem despesa, como as burocráticas, não farão nada… Porque o que gostariam mesmo, mesmo, é ver-nos de queixo no chão a pedir misericórdia!

Comentário em:

https://guinote.wordpress.com/2023/04/05/esta-gente-e-mesmo-rasca/

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/04/a-opiniao-de-antonio-alves-no-meu-quintal-no-esta-gente-e-mesmo-rasca-rasca-e-favor/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pobre Povo on 6 de Abril de 2023 at 20:26
    • Responder

    Pronto, esses protagonistas que antagonizam os professores há aproximadamente 2 décadas, finalmente conseguiram o seu objetivo.

    Não há gente a querer ser professor.

    Vão enfiar o que calhar a dar aulas, desde que seja gente que não se importe de viver ligeiramente acima do limiar da pobreza.

    Talvez até lhes arranjem uma nova designação: ensinante, guia educacional, promotor educativo… deixo aqui algumas sugestões.

    Entretanto os encarregados de educação deverão começar a poupar uns bons cobres para pagar os colégios para que os seus filhos tenham alguma hipótese de acesso a educação de qualidade com Professores e não ensinantes. Ao que se junta um seguro de saúde para a sua família. Isto se saúde e educação forem consideradas relevantes

    Marcelo – a história está a escrever-se a cada compasso, aguardamos …

  1. Alguns pais vão ter o que merecem.
    Só lhes interessa que a escola guarde os catraios durante o máximo de tempo e até ao fim de semana deve ser aborrecido tê-los por casa.
    Ainda hoje vi uma mamã apenas preocupada com puxões de orelhas a professores e viagem de fim de curso para os tesourinhos. Como se os professores fossem lacaios ao serviço deles e de pedagogia nada entendessem. Inversão de papéis. Quem lhes dá tanto protagonismo e costas quentes no seio de uma instituição que não se destina a pais?
    Falta de respeito por quem lhes educa os filhos.
    Nem querem saber se há exigência naquilo que se ensina aos meninos, se estes cumprem no comportamento e no estudo e se chegam a horas às aulas..

      • Terento on 7 de Abril de 2023 at 8:31
      • Responder

      Ainda está para nascer (ou nunca nascerá) o dia em que os pais das agremiações confaps cheguem ao pé dos professores, no respetivo horário de atendimento, para se informarem e quererem colaborar na melhoria do comportamento, assiduidade, pontualidade e aprendizagem dos alunos.
      Nos tempos presentes é só mesmo para encontrar ciscos, despejar lixo, exigir ocupar meninos com partys, viagens e guardar, do nascer ao pôr do sol, bombardeando os professores por mail, por telefone, à porta, na rua, na terra, no mar e no ar rosnando e roncando.

      • Pobre Povo on 7 de Abril de 2023 at 8:34
      • Responder

      Os pais que são indiferentes ao percurso académico dos seus filhos são de meios desprovidos, social, cultural e /ou economicamente, ou pura e simplesmente ignorantes. Para estes a futura nova escola pública assenta como uma luva e basta-lhes ensinantes.

      Os outros, esses vão sofrer, bastante, a menos que disponham de meios financeiros amplos para custear colégios privados.

      Todos iremos ficar mais pobres e irá acentuar-se ainda mais as clivagens sociais, com o consequente crescimento de instabilidade social e da criminalidade.

      Governo, Marcelo e Direções Escolares – BRAVO!!!!!

        • Pobre Povo on 7 de Abril de 2023 at 8:49
        • Responder

        PS – salvo dirigentes escolares como o Arlindo e outros.

        Refiro-me a 99,9% das direções que estão enterradas nos seus gabinetes a continuar a cumprir as demandas do ME e deixam as ações de contestação serem levadas a cabo pelos profs rasos. São plenos cúmplices deste governo e do rumo da escola pública.

    • Marta on 10 de Abril de 2023 at 17:39
    • Responder

    O pensamento dos políticos sobre a educação e os professores é que estes são uma classe perigosa, pois abre “olhos”, mentalidades, tira mentes da escuridão,…Se for realmente professor, dá-lhes mundo, espicaça-lhes a curiosidade e o sentido crítico, não deixa que sejam amorfos e se conformem! …Ora, isto é muito perigoso para os políticos que , à vez, nos (des)governam, pois se governam (como se prova todos os dias!)….
    Um povo culto e esclarecido, crítico e pensante, sem formatação com base na propaganda política que sai dos gabinetes de qualquer cor partidária! Isto é o que pensa o PS, mas também o PSD! Não se iludam! E este é que é o problema do país: não temos escolha, pode parecer uma frase feita, mas são mesmo iguais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: