A Opinião de António Alves nO Meu Quintal no “Esta Gente é Mesmo Rasca” (Rasca é Favor)

António Alves

Num país decente uma coisa destas teria consequências políticas muito sérias, mas não em Portugal…
É esta a mesma gente, de facto, que acompanhou o ”inginheiro” e a Professora Doutora Maria de Lurdes Rodrigues… No fundo nada mudou… Continuam a ter a mesma ideia de estado: que serve o partido e um núcleo de privilegiados que gravitam à dos caciques e ”trepam” pelas jotas… Para eles os cidadãos são uma espécie de ”cão de migalhas” que gane e protesta numa gamela vazia… É por esta ideia, porque não admitem afronta, porque nem sonham o que é Democracia, porque foram criados para serem as alcoviteiras do tanque, que não perdoam aos professores! Este ressabiamento é profundo, e particularmente grave, porque nem sequer é disfarçado… Este ódio transbordou, de modo subliminar, para a sociedade e tornou os professores numa classe útil mas sem autoridade e prestígio…
É gente com esta ética que maquina as jogadas, faz Leis, move os ódios, bate o pé a qualquer direito justo, mesmo que não oneroso… Como poderemos dormir sob tal mando??? Nós, a maioria, que trabalhamos afincadamente, que ganhamos mal, que não tocamos numa couve do vizinho, que nos esfrangalhamos de trabalho e reuniões para lá de todas as horas , que somos humilhados por políticas educativas que forjam um falso sucesso, que fazemos quilómetros de tralhas e filhos às costas para servir o Estado, que nunca roubamos, que não temos amigos no sistema…
São estes que sussurram aos jornais que somos pagos de fortuna, que o nosso trabalho é pouco, que nos besuntamos de férias, que naufragamos em privilégios… É por isto, por causa disto, que as negociações são uma encenação de roteiro previamente escrito… É por isso que o actual Ministro da Educação não admite sequer ser contrariado… É por isso que farão até o contrário do que queremos… É por isso que nem nas questões que não trazem despesa, como as burocráticas, não farão nada… Porque o que gostariam mesmo, mesmo, é ver-nos de queixo no chão a pedir misericórdia!

Comentário em:

https://guinote.wordpress.com/2023/04/05/esta-gente-e-mesmo-rasca/

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/04/a-opiniao-de-antonio-alves-no-meu-quintal-no-esta-gente-e-mesmo-rasca-rasca-e-favor/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pobre Povo on 6 de Abril de 2023 at 20:26
    • Responder

    Pronto, esses protagonistas que antagonizam os professores há aproximadamente 2 décadas, finalmente conseguiram o seu objetivo.

    Não há gente a querer ser professor.

    Vão enfiar o que calhar a dar aulas, desde que seja gente que não se importe de viver ligeiramente acima do limiar da pobreza.

    Talvez até lhes arranjem uma nova designação: ensinante, guia educacional, promotor educativo… deixo aqui algumas sugestões.

    Entretanto os encarregados de educação deverão começar a poupar uns bons cobres para pagar os colégios para que os seus filhos tenham alguma hipótese de acesso a educação de qualidade com Professores e não ensinantes. Ao que se junta um seguro de saúde para a sua família. Isto se saúde e educação forem consideradas relevantes

    Marcelo – a história está a escrever-se a cada compasso, aguardamos …

  1. Alguns pais vão ter o que merecem.
    Só lhes interessa que a escola guarde os catraios durante o máximo de tempo e até ao fim de semana deve ser aborrecido tê-los por casa.
    Ainda hoje vi uma mamã apenas preocupada com puxões de orelhas a professores e viagem de fim de curso para os tesourinhos. Como se os professores fossem lacaios ao serviço deles e de pedagogia nada entendessem. Inversão de papéis. Quem lhes dá tanto protagonismo e costas quentes no seio de uma instituição que não se destina a pais?
    Falta de respeito por quem lhes educa os filhos.
    Nem querem saber se há exigência naquilo que se ensina aos meninos, se estes cumprem no comportamento e no estudo e se chegam a horas às aulas..

      • Terento on 7 de Abril de 2023 at 8:31
      • Responder

      Ainda está para nascer (ou nunca nascerá) o dia em que os pais das agremiações confaps cheguem ao pé dos professores, no respetivo horário de atendimento, para se informarem e quererem colaborar na melhoria do comportamento, assiduidade, pontualidade e aprendizagem dos alunos.
      Nos tempos presentes é só mesmo para encontrar ciscos, despejar lixo, exigir ocupar meninos com partys, viagens e guardar, do nascer ao pôr do sol, bombardeando os professores por mail, por telefone, à porta, na rua, na terra, no mar e no ar rosnando e roncando.

      • Pobre Povo on 7 de Abril de 2023 at 8:34
      • Responder

      Os pais que são indiferentes ao percurso académico dos seus filhos são de meios desprovidos, social, cultural e /ou economicamente, ou pura e simplesmente ignorantes. Para estes a futura nova escola pública assenta como uma luva e basta-lhes ensinantes.

      Os outros, esses vão sofrer, bastante, a menos que disponham de meios financeiros amplos para custear colégios privados.

      Todos iremos ficar mais pobres e irá acentuar-se ainda mais as clivagens sociais, com o consequente crescimento de instabilidade social e da criminalidade.

      Governo, Marcelo e Direções Escolares – BRAVO!!!!!

        • Pobre Povo on 7 de Abril de 2023 at 8:49
        • Responder

        PS – salvo dirigentes escolares como o Arlindo e outros.

        Refiro-me a 99,9% das direções que estão enterradas nos seus gabinetes a continuar a cumprir as demandas do ME e deixam as ações de contestação serem levadas a cabo pelos profs rasos. São plenos cúmplices deste governo e do rumo da escola pública.

    • Marta on 10 de Abril de 2023 at 17:39
    • Responder

    O pensamento dos políticos sobre a educação e os professores é que estes são uma classe perigosa, pois abre “olhos”, mentalidades, tira mentes da escuridão,…Se for realmente professor, dá-lhes mundo, espicaça-lhes a curiosidade e o sentido crítico, não deixa que sejam amorfos e se conformem! …Ora, isto é muito perigoso para os políticos que , à vez, nos (des)governam, pois se governam (como se prova todos os dias!)….
    Um povo culto e esclarecido, crítico e pensante, sem formatação com base na propaganda política que sai dos gabinetes de qualquer cor partidária! Isto é o que pensa o PS, mas também o PSD! Não se iludam! E este é que é o problema do país: não temos escolha, pode parecer uma frase feita, mas são mesmo iguais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading