Grupos Onde Ninguém do Concurso Interno Vai Entrar em QZP

Já tinha feito o quadro seguinte neste post, mas retomo-o de novo para dizer que existem alguns grupos de recrutamento onde nenhum docente do concurso interno vai ocupar lugar de QZP.

Nos grupos 290, 310, 350, 540, 610, 910 e 930 (de acordo com a lista ordenada do concurso interno de 2013) não existem docentes de QZP e como tal não há lugares de QZP a recuperar caso houvesse mudança de vínculo de QZP para QA/QE.

As vagas de QZP de 2013 e 2014 como não são recuperadas não libertarão o lugar de QZP.

Nos restantes grupos poderá haver mudança de vínculo de QZP para QA/QE com recuperação de vagas de QZP.

A não ser que algo muito estranho aconteça é quase irrelevante concorrer a estes grupos de recrutamento a lugar de QZP.
DOCENTESQZP

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/grupos-onde-ninguem-do-concurso-interno-vai-entrar-em-qzp/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Sandra on 10 de Março de 2015 at 22:51
    • Responder

    E se sobrarem vagas de QE/QA do interno? São ocupadas na CI?

      • sandra on 10 de Março de 2015 at 22:54
      • Responder

      Ou seja: nunca serão ocupadas por candidatos do externo para efectivar, certo?

  1. Então, e os QZP que entraram no Concurso Extraordinário de 2013, penso que ainda são uns 600

    • Pati Batista on 11 de Março de 2015 at 0:06
    • Responder

    Boa Noite, Arlindo. Sou professora do grupo 500 de QA, escola e desde 2000 que não consigo aproximar-me de casa. Em todos os concursos peço destacamento e vou conseguindo ficar relativamente próximo de casa. Traz-me alguma vantagem concorrer a QZP?

    • Rui on 15 de Março de 2015 at 11:56
    • Responder

    Gostava apenas de deixar uma questão no ar.

    Este concurso intermédio (apenas dois anos depois do último concurso interno) não tinha como objetivo reparar as injustiças criadas com a vinculação de contratados, no concurso extraordinário, que ocuparam vagas de QZP perto de casa, vagas essas que não puderam ser disputadas pelos docentes de QA e QZP mais graduados e há mais tempo na carreira?

    Atenção, não ponho em causa a justeza de estes contratados, muitos deles como muitos anos de serviço, vincularem! Sem dúvida que é justo! Ponho em causa o facto de serem menos graduados e estarem a passar à frente de colegas já na carreira há mais tempo, em termos de aproximação à sua residência.

    Neste concurso, a situação não é reparada e repete-se a injustiça:
    – Um QZP que efetivou no concurso extraordinário no ano passado, perto de casa, basta-lhe concorrer para o seu QZP (não é obrigado a concorrer para outros) e se considerar que o QZP é grande demais pode colocar apenas as escolas mais próximas da sua residência pois, se não ficar colocado, vai à mobilidade interna, na 1ª prioridade (já este ano), e conseguirá um lugar perto de casa. De nada serve a um QA ou QZP antigo estar na 1ª prioridade deste concurso interno pois, desta forma, não consegue “desalojar” o colega que entrou no concurso extraordinário num QZP que é do seu interesse. Posto isto, torna-se ridículo os QZP que efetivaram no ano passado serem obrigados a concorrer no concurso interno, se isso em nada se traduz. Isso não os obriga a largar a vaga de QZP que ocuparam!!
    – Este ano, as vagas declaradas para provimento em QZP não estão disponíveis para os QZP e QA que já estão na carreira, mas apenas para os contratados que vinculem este ano, repetindo-se a injustiça dos dois anos anteriores. Fiquei simplesmente pasmo com esta situação!!

    Sou QA, e mais uma vez vejo colegas contratados, muito menos graduados do que eu a ocuparem lugares perto da minha área de residência, sem que eu possa disputar com eles esses lugares. Acresce o facto de que todos os anos irão vincular mais colegas nesta situação (em QZP, pois agora só vinculam em QZP) inundando os quadros com QZPs que rapidamente estarão à minha frente também na Mobilidade Interna.

    Relembro apenas que quando vinculei em QZP, há 9 anos atrás (entretanto mudei para QA, para mal dos meus pecados), as vagas declaradas para QZP nesse anos foram disputadas em primeiro lugar pelos colegas que já estavam na carreira e que depois quando fui à “afetação” (a atual mobilidade interna) fiquei na 2ª prioridade atrás de todos os QA e QZP que já estavam na carreira, incluindo os que eram menos graduados do que eu, porque os havia!!!

    Existem muitas injustiças neste concurso, como por exemplo a Norma Travão mas, e esta injustiça!!! Ninguém fala nela??!!!

    Caro colega Arlindo, gostava que fizesse um comentário a esta situação!! Penso não estar equivocado em nenhum dos aspetos da minha análise, certo?

    Aproveito para o felicitar pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar, ao longo destes anos.

    Cumprimentos,

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading