E Como Andam as AEC Pelo País?

Já sabemos que faltam professores para milhares de alunos e que a qualificação dos docentes vão ter de baixar para haver professores nos próximos anos para cobrir milhares de turmas por todo o país.

Se este é o panorama do nosso sistema de ensino, pergunto-me como andará a chamada “escola a tempo inteiro” inventada por Maria de Lurdes Rodrigues que cobra uma parte do tempo dos alunos do 1.º ciclo.

Grande parte dos “Técnicos” das AEC são professores que foram assegurando esta escola a tempo inteiro e que nos últimos tempos já têm conseguido colocação nos diversos grupos de recrutamento.

Se a qualificação docente vai começar a baixar para o ensino público o que se irá passar  com a qualificação destes técnicos para assegurar a escola a tempo inteiro?

Vão passar a ser os alunos do ensino secundário a ser chamados para cobrir as horas que vão faltar por ausência de técnicos qualificados para as AEC?

Não será tempo de acabar com esta escola a tempo inteiro, que ficticiamente apenas serve para assegurar a permanências das crianças no espaço escolar?

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/10/e-como-andam-as-aec-pelo-pais/

1 comentário

    • HM on 10 de Outubro de 2023 at 10:42
    • Responder

    Infelizmente, são cada vez menos os municípios que contratam diretamente os professores.
    Cada vez mais aparecem empresas surgidas do nada, tal como em 2006, a recrutarem pessoal com falsos recibos verdes ou então com contrato a 6 eur a hora. Já ninguém se sujeita a isso.
    A lei que rege as AEC permite recrutar pessoal com “currículo relevante”. Uma vez que os professores que davam AEC conseguem colocação facilmente, são contratados jovens não-licenciados.
    Posso dizer que havia câmaras com projetos muito interessantes e a pagar dignamente aos professores. Neste últimos 3 anos , a maior parte delas desistiram e preferiram entregar a pasta às empresas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: