E deixa a direita mais extremista com espaço aberto para capitalizar o descontentamento dos professores.
E é pena que assim, seja.
PSD e IL querem repor provas de aferição no 4.º e 6.º anos
Propostas sobre educação vão a debate no Parlamento na quarta-feira. Bancadas do PSD e IL não mexem na recuperação do tempo de serviço congelado dos professores.
O PSD propõe a reposição das provas de aferição, aplicada de forma universal e obrigatória, para os alunos no fim de ciclo, no 4.º e no 6.º anos, em vez do regime actual (2.º, 5.º e 8.º anos). A proposta, que é partilhada pela Iniciativa Liberal (IL), é a única formalizada em projecto de lei no âmbito de um pacote legislativo sobre educação que o PSD agendou para discussão na próxima quarta-feira no Parlamento. Os sociais-democratas não mexem na recuperação do tempo de serviço congelado dos professores, questão muito sensível no actual diferendo entre docentes e Governo.
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
E o partido fundador do STOP, o MAS do Pestana? Os professores devem votar em massa nesse partido?
Qual é o problema das provas de aferição para os alunos no fim de ciclo, no 4.º e no 6.º anos? O regime actual (2.º, 5.º e 8.º anos) é para inglês ver, um faz de conta? E o colega, sabe-o. Enganar as crianças e os jovens que o futuro vai ser fácil e não-competitivo é um erro crasso. Os alunos só o percebem quando procuram ou caem na selva do mundo de trabalho e da necessidade de ter as melhores ferramentas e subir no elevador social. Os pais que «podem», é assim que o povo – essa massa anónima usada e abusada para todos os fins – diz, coloca o futuro dos seus filhos no ensino particular. E sabem que mais facilidades terão. Os outros são ludibriados.
Quanto ao voto, a votar à extrema direita ou à extrema esquerda é outra falsa questão. Nós, professores, acreditamos que a esquerda moderada (PS) de mãos dadas com a extrema esquerda (PCP, BE, e todos os desiludidos com o PS: os diversos movimentos, os inúmeros partidos, como o MAS de André Pestana, etc., etc.) ia, de uma vez por todas, fazer-nos justiça. E o resultado é um balde de água gelada, uma tremenda frustração. Tem razão, a direita inogárnica, a extrema-direita, apresenta uma estranha e enorme pujança. E tudo aponta para que continue a crescer. A História repete-se, em contextos similiares, mas trajada de vestes diferentes: enganosas, mas sedutoras. E, paradoxalmente, é esta perigosa extrema direita que regressa e suplanta a extrema-esquerda. É vida, como diria António Guterres.
Entendo a nossa revolta, mas não me revejo quer na extrema esquerda quer na extrema direita. Votar numa é renegar os ideais sociais democratas. Eu sei que a democracia e a liberdade é o caminho e também que o desespero leva, inevtavelmente ao descaminho.
Haja cedências e bom senso de ambas as partes. O contrário é o regresso à revolução, ao PREC, ao desnorte.
Por último, temos razão, pois quem trabalha não deve nem pode ser roubado.
Para que interessa provas se o ensino e as medidas adotadas do facilitismo na educação, deste Governo, de não reprovação por excesso negativas até ao 9° ano … Estes Exames não servem para nada .
– Afinal o IL e PSD quando sempre membros Políticos e destas duas forças políticas.
Quando andaram a estudar no preparatório e secundário, só poderiam ter duas negativas. E outros membros mais velhos de idade, também sabem teriam de passar com uma negativa. E nem poderiam ter negativa a Português ou Matemática.
E por excesso de faltas não passariam o ano . E se tivessem atitudes incorretas contra os Professores e falta da Educação eram suspensos .
Não é com estes exames que o ensino vai ser mais eficaz.
É primeiro mudar o ensino, e voltar as realidades antigas, para ter qualidade na aprendizagem, e obrigar os alunos a estudar e na preparação para suas vidas. Primeiro tem de sentir , que é necessário estudar para passar e ter as notas adequadas ao seus ( Saber ) . E primeiro os Professores são o principal motivo de existir a Educação. E dar essas ( Armas ) para quem faz do ensino a base de preparação para as vidas dos estudantes.
Primeiro IL e PSD deveriam estar ao lado dos Professores, e sim falar com eles, e fazer bem que é preciso para as necessidades do ensino em Portugal.
MUITO BEM!
Pela extinção das inúteis e dispendiosas PA e contra o facilitismo vergonhoso e perigoso que reina na escola portuguesa!
Muito provavelmente os subscritores nada sabem acerca das PA…mas, enfim, ficam bem na foto!
Por acaso estava mesmo a pensar se eles saberão do que estão a falar!
Querem propor mais trabalho mas o salário o mesmo!! A
A gentinha é a mesma!!
Isto também se adequa a Professores e Assistentes Operacionais, Técnicos Admistrativos com contratos créditos Habitação antes 2018 …
E são excluídos , de apoio deste Governo.
É um Governo vem e sempre fazer da Politiquice ( Enganadora ) …
E tem casos Habitação, que este mesmo governo disse que apoiava e faz mais de três anos. E não mexeu sequer uma Palha.
É necessário absolvição deste Governo da Assembleia. E levar as forças políticas dos sindicatos de Lutar em conjunto. E greves conjuntas .
A Força é União de todos…
Afinal um Governo a vendar a sua ( Fruta ) como os bonzinhos…
Mas a realidade é outra !!!!!
– Nunca ajuda todos Portugueses com créditos Habitação , anteriores a 2018 .
E com dificuldades inerentes aos aumentos constantes do custo de vida por causa da Guerra..
– Só balelas nos seus discursos do PM .
Que passa a vida a enganar os Portugueses e suas Famílias em dificuldades financeiras e económicos por causalidade da Guerra. E dos aumentos excessivos do custo de vida.
https://visao.sapo.pt/atualidade/economia/2023-02-17-estado-so-ajuda-a-pagar-juros-do-credito-a-habitacao-se-a-euribor-ficar-3-pontos-acima-do-valor-inicial/
Se as coisas neste momento estão muito difíceis para os professores com uma geringonça de direita ficarão bem piores. E mais não digo.
A Escola Pública tem de ser vista como um investimento a médio e longo prazo e não como um gasto supérfluo imediato. Admitamos que seriam os privados a ter o domínio do Ensino escolar. Que doutrinas e ou ideologias podem transmitir e ensinar? Sabendo que há imensas escolas pertencentes à igreja católica – devo dizer que sou cristão e crente-, é o ensino da igreja católica, um ensino universal? Não, não é, como de qualquer confissão religiosa, ( mas cada um é livre de frequentar o que quiser ). Os colégios não confessionais, o que os rege? É o espirito de empresa, do materialismo . Ora, eu penso que a maioria dos portugueses, quer um ensino baseado na liberdade de escolha, de igualdade de oportunidades que deve ser cumprida pelo Estado por quem é quem melhor pode e deve desenvolver uma sociedade mais justa, porque mais solidária. E esta coesão pouco tem a ver com a direita, sobretudo, a que não é social democrata ou defrauda os seus valores.
Antes os exames que as provas de aferição.