Que haja uma maior avaliação externa das escolas com contrato de associação, mas acho que não é suficiente observar as aulas dos docentes.
E que tal observar também as orientações pedagógicas?
Avaliação das escolas vai incluir observação de aulas
Luís Capela, inspector-geral de Educação e Ciência, afirmou nesta sexta-feira, em Coimbra, que “muito brevemente” será aprovado o diploma que, entre outros aspectos, vai alargar a avaliação externa a todos os estabelecimentos de ensino particular e corporativo e integrar naquele processo a observação das práticas dos professores em sala de aula. “Esperamos por este regime jurídico há mais de dois anos. Mas, tanto quanto sei, ele vai ser aprovado a qualquer momento”, especificou.
O inspector-geral de Educação e Ciência, que falava à margem de um seminário sobre avaliação externa, que decorre em Coimbra, considerou que aquelas medidas constituem “uma mais-valia importantíssima”. “Não faz sentido que para escolherem as escolas dos seus filhos os encarregados de educação tenham de se guiar pelos rankings elaborados pelos órgãos de comunicação social”, comentou, referindo-se ao alargamento da avaliação externa às escolas do ensino particular e cooperativo.



2 comentários
Este vai ser apenas um mecanismo para dizer que as escolas privadas são “melhores” que as publicas no seguimento das politicas deste governo.
Uma boa ideia que vai ser mal interpretada!!! Ainda não perceberam que os professores das privadas andaram nas mesmas escolas que nós! Só quando os “iluminados” se começarem a preocupar verdadeiramente com o ensino e se esquecerem do umbigo é que isto melhora.